Nova lei da Nacionalidade

• 79 Respostas
  • 17238 Visualizações
*

NBSVieiraPT

• Perito
  • **
  • 348
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #30 em: Fevereiro 26, 2006, 01:51:54 pm »
Citação de: "Azraael"
mas nao estou a espera que vcs os dois percebam tal coisa. Quem julga terceiros pela cor da pele ou pais de nascimento nao deve dever muito a inteligencia.

Não é esse o caso...
Repare bem...

Um português de Direito, filho de portugueses, neto de portugueses, não tem casa, não tem emprego, nada! Mora na Avenida da Liberdade num banco de jardim que eu vi  :P

*

Pantera

• Perito
  • **
  • 399
  • +2/-0
(sem assunto)
« Responder #31 em: Fevereiro 26, 2006, 06:41:07 pm »
Não te preocupes NBRVieiraPT,um dia quando acontecer em Portugal o que aconteceu em França,que sofram aqueles que apoiam esta lei.Vais ver como a opinião deles muda depressa.

*

Marauder

• Investigador
  • 2093
  • +2/-4
(sem assunto)
« Responder #32 em: Fevereiro 26, 2006, 08:19:37 pm »
Em caso de elevado desemprego sim..irá acontecer como em França...mas não apenas imigrantes.....até parece que voces não conhecem os bairros periféricos de Lisboa e Porto, como se os imigrantes fossem a unica fonte de criminalidade...

*

Pantera

• Perito
  • **
  • 399
  • +2/-0
(sem assunto)
« Responder #33 em: Fevereiro 26, 2006, 09:35:48 pm »
Citação de: "Marauder"
Em caso de elevado desemprego sim..irá acontecer como em França...mas não apenas imigrantes.....até parece que voces não conhecem os bairros periféricos de Lisboa e Porto, como se os imigrantes fossem a unica fonte de criminalidade...

É estranho que em áfrica nao acontece este tipo de acidentes.é estranho que o próprio povo africano não o faça lá,porque será?portanto a questão da miséria e do desemprego,não funciona,o problema está porque o governo frances lhes da tudo e mais alguma coisa.

*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8079
  • Recebeu: 1386 vez(es)
  • Enviou: 362 vez(es)
  • +5290/-243
(sem assunto)
« Responder #34 em: Fevereiro 26, 2006, 09:49:40 pm »
Citação de: "Pantera"
É estranho que em áfrica nao acontece este tipo de acidentes.é estranho que o próprio povo africano não o faça lá,porque será?portanto a questão da miséria e do desemprego,não funciona,o problema está porque o governo frances lhes da tudo e mais alguma coisa.

Isso já parece aquela história da minha avó e das pessoas mais idosas que dizem "no meu tempo não havia estas poucas vergonhas", ora o que não havia era a quantidade e o acesso livre à informação que temos hoje...

Alguém faz alguma ideia do que se passa diariamente em Ouagadougou, Ndjamena, Bujumbura ou outra qualquer capital africana? Alguém sabe qual é a taxa de criminalidade dessas cidades, o que é que lá se passa? Mesmo no caso do Darfur, Sudão, as notícias que passam são sempre pequenas, rápidas e parece que nunca explicam muito bem o que lá se passa...

E depois há pessoas com a memória curta, depois da guerra de posts que houve aqui no fórum acerca da violência na África do Sul, ainda se diz que "é estranho que o próprio povo africano não o faça lá"...

Cumprimentos
BPM

*

Azraael

• Perito
  • **
  • 413
  • +0/-0
    • http://www.bgoncalves.com
(sem assunto)
« Responder #35 em: Fevereiro 26, 2006, 11:24:50 pm »
Citação de: "NBRVieiraPT"
Um português de Direito, filho de portugueses, neto de portugueses,
Portugues de direito sao todos os que tem um BI/Passaporte portugues obtido legalmente... seja ele filho de portugueses, de chineses, mocambicanos, "checo-turcos", etc...

não tem casa, não tem emprego, nada! Mora na Avenida da Liberdade num banco de jardim que eu vi  :cry:  A ele, nada lhe deram.
Queixa-te a quem a direito. Como ja disse antes, todos devem ser tratados de forma identica, sejam eles homens, mulheres, altos, baixos, escuros, claros, homossexuais, heterossexuais, etc...

Mas agora a muito boa gente que aqui vem, nasceu cá mas nao tem "linhagem" (nao me lembro da palavra adequada) portuguesa, nao tem nada, nem sequer sabe falar a língua de Camões... O Estado da casa, paga subsidio e ainda sao tratados como coitadinhos. Pois pode vir ai o SOS Racismo e queixar-se...
Se paga a uns devia pagar a outros... mas, na minha opiniao, nem a uns a nem outros. Quem quiser casa que trabalhe para a pagar...

Porque vai impulsionar ainda mais a imigração e provocar uma assimilação apressada dos recem-chegados e outros, situação esta que a nossa sociedade nao esta preparada para acolher.
A sociedade so nao esta "preparada" se nao quiser... enquanto houver ignorantes a julgar pessoas pela cor da pele bem que nunca estara.

Citação de: "Pantera"
Não te preocupes NBRVieiraPT,um dia quando acontecer em Portugal o que aconteceu em França,que sofram aqueles que apoiam esta lei.Vais ver como a opinião deles muda depressa.

Foi a falta de condicoes e a discriminacao que causou o que se passou em Franca... a lei nao teve nada a ver com o assunto.

*

14_NS_88

• 8
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #36 em: Fevereiro 27, 2006, 12:46:10 am »
Portugues de direito sao todos os que tem um BI/Passaporte portugues obtido legalmente... seja ele filho de portugueses, de chineses, mocambicanos, "checo-turcos", etc...

Infelizmente, legalmente é assim. Mas ambos sabemos que há muitos portugueses que nada têm a ver com os verdadeiros portugueses.

Quem quiser casa que trabalhe para a pagar...

Pois, é muito bonito uma pessoa com um emprego seguro dizer isso. Infelizmente, há muitas pessoas que querem trabalhar e não têm emprego (muito por culpa das politicas de imigração).

A sociedade so nao esta "preparada" se nao quiser... enquanto houver ignorantes a julgar pessoas pela cor da pele bem que nunca estara.

Temos mais de 500 mil desempregados, a criminalidade cada vez mais alta (e não me tentes convencer de que a imigração e a criminalidade não estão relacionadas), a nossa identidade (aquilo que nos define enquanto portugueses, uma coisa pela qual muitos grandes homens morreram a lutar) está em risco...
Acho que não é preciso dizer mais nada.

Foi a falta de condicoes e a discriminacao que causou o que se passou em Franca... a lei nao teve nada a ver com o assunto.

Coitadinhos dos imigrantes. Claro que a culpa foi dos franceses que são uns chauvinistas que discriminam estrangeiros.
Mas tu viste os "bairros degradados" deles na televisão? Estão ao nivel dos nossos apartamentos de luxo e para eles foram de borla enquanto que os franceses têm de pagar as suas casas. Se isso é discriminação, podem-me começar a discriminar que eu não me importo (nem sequer organizo motins).

*

papatango

• Investigador
  • 8085
  • Recebeu: 1327 vez(es)
  • +6547/-1406
(sem assunto)
« Responder #37 em: Fevereiro 27, 2006, 12:50:36 am »
Temos mais de 500 mil desempregados, a criminalidade cada vez mais alta (e não me tentes convencer de que a imigração e a criminalidade não estão relacionadas), a nossa identidade (aquilo que nos define enquanto portugueses, uma coisa pela qual muitos grandes homens morreram a lutar) está em risco...
Acho que não é preciso dizer mais nada.

Se a imigração está relacionada com a crise, não entendo como é que os espanhóis têm taxas de crescimento económico muito mais altas que as nossas e mais altas que a média europeia.

Quanto aos grandes portugueses, está a falar seguramente na política de casamentos promovida a partir de Afonso de Albuquerque, com vista a casar portugueses com as castas altas Hindus.

Também acho que não preciso de dizer mais nada  :roll:

PS:
Também não acho que para ser português seja seja apenas necessário ter um passaporte. Isso não chega, e não é admissivel que se vulgarize a situação. Não pode ser português quem quer, mas sim quem pode.

Ser português não tem a ver com cor de pele, tem a ver com uma forma de ver o mundo, de aceitar um passado uma história e uma cultura.
Para mim, aquele que a aceitar como sua, será português, seja branco, preto, amarelo ou azul às bolinhas brancas e pretas.
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
Contra a Estupidez, não temos defesa
https://shorturl.at/bdusk

*

Azraael

• Perito
  • **
  • 413
  • +0/-0
    • http://www.bgoncalves.com
(sem assunto)
« Responder #38 em: Fevereiro 27, 2006, 12:59:59 pm »
Citação de: "14_NS_88"

Infelizmente, legalmente é assim. Mas ambos sabemos que há muitos portugueses que nada têm a ver com os verdadeiros portugueses.
Legalmente e racionalmente...

Quem quiser casa que trabalhe para a pagar...

Pois, é muito bonito uma pessoa com um emprego seguro dizer isso. Infelizmente, há muitas pessoas que querem trabalhar e não têm emprego (muito por culpa das politicas de imigração).
No entanto ainda estou para ver um jornal com a seccao de oferta de empregos vazia. A mim parece-me que trabalho nao falta... faltam e' tachos.

Temos mais de 500 mil desempregados, a criminalidade cada vez mais alta (e não me tentes convencer de que a imigração e a criminalidade não estão relacionadas),
E's livre de acreditares no que quiseres... isso nao altera a realidade.

Citação de: "ACIME"
O passo seguinte foi aplicar a estrutura de uma população a outra, neutralizando assim o efeito de variáveis terceiras sobre o indicador que se pretende comparar, nomeadamente a taxa bruta de criminalidade (número de condenações por mil indivíduos). O resultado foram 7‰ para os portugueses e 11‰ para os estrangeiros. De seguida, apurámos qual seria a taxa bruta de criminalidade dos portugueses caso a estrutura desta população, em termos de sexo, idade e condição perante o trabalho fosse idêntica à dos estrangeiros. Uma vez aplicadas aos portugueses uma masculinidade e uma juventude similares às dos estrangeiros, a taxa bruta de criminalidade dos nacionais ascende a 10‰ e, se tivermos em conta a condição perante o trabalho, atinge mesmo os 11‰, ou seja, a virtual paridade com os estrangeiros. A maior criminalidade dos estrangeiros face aos portugueses revela-se assim ilusória, esbatendo-se à medida que vamos controlando o efeito de variáveis que, essas sim, têm uma relação real com o fenómeno da criminalidade.

http://www.acime.gov.pt/modules.php?name=News&file=article&sid=785

a nossa identidade (aquilo que nos define enquanto portugueses, uma coisa pela qual muitos grandes homens morreram a lutar) está em risco...
A minha identidade... e' minha. Fui eu que a construi e sou eu que a mantenho. Ninguem a nao ser eu a pode por em "risco"... ou sera que baseias aquilo com que te identificas no que as pessoas que te rodeia pensam ou fazem?

Coitadinhos dos imigrantes. Claro que a culpa foi dos franceses que são uns chauvinistas que discriminam estrangeiros.
Ainda bem que concordas.

Mas tu viste os "bairros degradados" deles na televisão? Estão ao nivel dos nossos apartamentos de luxo
LOL

e para eles foram de borla enquanto que os franceses têm de pagar as suas casas. Se isso é discriminação, podem-me começar a discriminar que eu não me importo (nem sequer organizo motins).
Ja aqui disse que, por mim, quem quiser casa que trabalhe para ela.

*

komet

• Investigador
  • 1662
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #39 em: Fevereiro 27, 2006, 03:20:31 pm »
Não sei se estará relacionado, mas provavelmente está... sabem qual é a média que se paga à hora numa qualquer loja de superficie comercial em Lisboa? À volta de 2€ e meio... é rídiculo... não só a imigração descontrolada nos tira empregos, a questão do "fazerem porque os portugueses não o fazem" torna-se injusta devido a estes "ordenados"... é revoltante
"History is always written by who wins the war..."

*

NotePad

• Perito
  • **
  • 565
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #40 em: Fevereiro 27, 2006, 09:22:52 pm »
...
« Última modificação: Fevereiro 25, 2007, 05:51:42 am por NotePad »

*

Marauder

• Investigador
  • 2093
  • +2/-4
(sem assunto)
« Responder #41 em: Fevereiro 27, 2006, 09:43:48 pm »
Hoje informaram-me que aqui na Alemanha é trabalhar cerca de 8 anos para se receber nacionalidade alemã. Se se for menor, terá que esperar pela maturidade e trabalhar 8 anos para ser alemão. Se uma criança nasce filha de um casal naturalizado alemão, é alemã, senão terá que trabalhar 8 anos como já referi.

Anyway, para alguns colegas foristas (que raio de palavra) devo chamar a atenção que a nacionalidade não implica a mesma coisa que cidadania. É com a segunda que um indivíduo tem o direito e dever de votar ou ser candidato numa eleição. Sinceramente não sei qual o caso de Portugal, se os direitos e deveres da nacionalidade são iguais aos da cidadania.

De acordo com o diploma, "a aquisição da nacionalidade é reconhecida também às pessoas nascidas em território português desde que, no momento do nascimento, um dos progenitores esteja a residir em Portugal há pelo menos seis anos.

Ou seja, em termos concretos é muito similar à lei aqui em vigor na Alemanha.

Em termos globais existem maioritariamente 3 processos de adquirir nacionalidade (com algumas variantes): jus soli, jus sanguinis ou naturalização.

em:
http://en.wikipedia.org/wiki/Nationality

----->Jus solis, basta nascer num país para receber essa nacionalidade, é de facto somente usada por um numero limitado de países: Argentina, EUA, México, Canada, França, Brasil e Jamaica.

Um aparte, a França usa este sistema desde 1515. Deve ter sido uma surpresa agradável para muita boa gente portuguesa que emigrou para lá. De facto por vezes não se percebe como é que um país de emigrantes, por vezes trata os imigrantes tão mal (não estou a falar dos criminosos, mas aqueles que são explorados).

Many nations have a mixture of lex sanguinis and lex soli, including the United States, Canada, Israel, Germany (as of recently), Greece, Britain, Ireland, and others.
Neste aspecto alguns nacionalistas franceses podem apontar o dedo ao facto de pura lex soli somente em França.

---->Jus sanguinis é o usado por muitos paises europeus. A transmissão pelo sangue.

Apart from France, lex sanguinis still is the preferred means of passing on citizenship in many continental European countries. This has been criticised on the grounds that, if the only means, it can lead to generations of people living their whole lives in the state without being citizens of it - according to Agamben, thus likening their status to an Homo Sacer, deprived of any civil rights. Germany only recently abandonned full jus sanguinis, adopting a few elements from lex soli. More recently these countries have begun to move more towards use of lex soli, partially under the influence of the European Convention on Nationality. In most cases birth in the country plus the citizenship of at least one parent is sufficient.

Penso que neste paragráfo foca o problema português. Que é precisamente a criação de generações de estrangeiros que não tem nenhuma ligação com o estado português.

Os paises europeus, uma boa parte, usa o critério Jus sanguinis, mas isto aparenta estar a mudar para uma mistura de just sanguinis e jus soli, semelhante à lei em vigor na Alemanha e agora também em Portugal. Esta mudança é também o resultado da Convenção Europeia sobre a Nacionalidade.

Ver:
http://en.wikipedia.org/wiki/Jus_sanguinis
http://en.wikipedia.org/wiki/Jus_soli
http://en.wikipedia.org/wiki/European_C ... ationality

Nota: Aos apologistas da catástrofe. Se se apoiam no caso francês para falar do futuro negro de Portugal, lamento mas assim não parece. O sistema adoptado por Portugal não é o francês, mas mais o alemão, entre outros paises europeus.

Recomendo vivamente a leitura destas páginas do wikipedia!
------------------------------------------------------------------------------

Como opinião mais pessoal...
                 eu aqui na Alemanha estou a viver na zona turca, e a verdade é que até me sinto mais seguro aqui que em muitas zonas de Lisboa. Em termos de percentagem de imigrantes na Alemanha, correspondem a quase 10%, sem contar com aqueles que já são alemães (embora esta mudança de lei também seja recente). Logo a meu ver, afirmar que a imigração está deveras relacionada com a criminalidade não é uma lei/facto universal.

Será que é no caso português? Até pode explicar uma boa parte, porque toda a gente sabe que uma parte do crime realizado em Portugal é de origem não portuguesa, mas não toda!!! Gostava de perceber a explicação dada que o aumento da imigração irá aumentar a criminalidade? De forma directa, não! Raro é o caso da pessoa que vem para cá com a ideia primária de se dedicar ao crime. Este surge por outros factores, como o desemprego. O problema em Portugal a meu ver surge dos filhos dos imigrantes. Os imigrantes em sim tendem a ser pessoas que vem para trabalhar, que conhecem a realidade do seu país natal e que estão neste país para trabalhar. Já os filhos, através da exclusão social, tem que roubar para poder comprar o belo do tenni da Nike, ou o casaco FUBU. Se passarem pelo metro do Alto dos Moinhos em Lisboa consegue-se os ver por ali à espera da proxima vitima. Felizmente eu vivo no bairro próximo que também está dentro dessa paróplia, e SEI QUE O CRIME NÃO PROVEM APENAS DOS IMIGRANTES!

Aqui na Alemanha, os filhos dos turcos ou alemães, conforme já se naturalizaram ou não, também não se integram a 100% na comunidade alemã. Pelo menos andam em gangs ou semi-gangs mas aparentemente não causam muitos problemas. Pelo menos nesta cidade, que penso que é considerada segura. Antes de vir para cá fui avisado para me manter afastado deles, mas posso vos dizer que os turcos jogam bem à bola nas partidas internacionais que fizemos no campo de futebol.

A geração "perdida" descendente dos imigrantes a meu ver é o verdadeiro problema. E eu continuo a achar que a resolução do problema não deve ser hipócrita da forma do...não é português..fora de Portugal...eles podem não ser portugueses mas nasceram e foram educados cá.....infelizmente devido a problemas sociais estão virados para o crime e a arte de não fazer nada em vez de outras coisas.

E não venham dizer aberrações que existem povos que estão mais virados para o crime que outros...que é quase a mesma coisa que classificar por raças....inferiores e superiores...que é uma conversa que têm historia negativa por aqui pela Alemanha..lalallala.

Se perguntam porque é que eles vem para cá...e afirmam que deviam era ter ficado em África....bem....devem ter memoria curta.....então...não fomos nós...brava cultura e nação portuguesa que iniciou a escravatura? Que os foi buscar para os deixar morrer nas minas do Brasil....nas plantações de açucar? Que até à muito pouco tempo chamávamos as terras deles como portuguesas? Não fomos nós que ajudámos a iniciar o processo de globalização...que mais tarde fez expandir o capitalismo pelo mundo, explorando esses territórios e tendo um pouco de meia culpa no estado do Mundo (eu sei...tou a ser muito extremista nesta ideia sorry)? Ou pensam que os Africanos pediram para entrar no sistema capitalista e serem das nações mais pobres do mundo? É claro que não podemos carregar esta cruz...mas devemos reconhecer que em parte a Europa e seu passado é responsável pelo mundo actual.. mas isto já é uma especulação que não leva a nada.
------------------> O que quero dizer é que eles tem o direito a uma vida melhor, que infelizmente só podem encontrar na Europa....e enquanto a Europa e o resto do mundo não tentar transmitir essa qualidade de vida eles virão em massa para a "fortaleza europa" (tal como os chineses na guerra na coreia...um mar humano ehehe). Será um pouco hipócrita fechar a porta a essas pessoas...visto que a Europa até PRECISA deles...

Relativamente ao desemprego em Portugal...é verdade que quem quer trabalho encontra (como foi dito os classificados dos jornais tem sempre anuncios), mas também é verdade que a vaga de imigrantes permite aos empregadores manter os salários baixos.

-------------------------
 Para concluir (que isto já vai longo), a decisão de manter a situação na mesma, tal como já disse no passado, só resultaria que daqui a 50anos cerca de 25% da população em Portugal não seja portuguesa.
Ao alterar a lei, permite uma melhor incorporação e é um dos muitos passos a realizar para tentar civilizar essa malta. Eu acredito que se deve alterar o rumo das coisas, que se deve os desviar do crime, tal como o resto da Europa está a fazer (mas não como no caso francês!!). Outros vão pelo caminho que é a manuntenção de essa malta como "estrangeira" em Portugal, por forma que a posteriori possam ser expulsos. Uma medida a meu ver hipócrita.

Cumprimentos

PS:Não venham choramingar com casos pessoais...eu também tenho alguns..de portugueses e não-portugueses e eu vivo num desses bairros (em Portugal, e aqui num bairro de imigrantes maioria turcos). Anyway..esta é a minha opinião.

*

luis filipe silva

• Investigador
  • 2049
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +1/-1
(sem assunto)
« Responder #42 em: Fevereiro 27, 2006, 11:43:52 pm »
Marauder escreveu

Raro é o caso da pessoa que vem para cá com a ideia primária de se dedicar ao crime. Este surge por outros factores, como o desemprego. O problema em Portugal a meu ver surge dos filhos dos imigrantes. Os imigrantes em sim tendem a ser pessoas que vem para trabalhar, que conhecem a realidade do seu país natal e que estão neste país para trabalhar. Já os filhos, através da exclusão social, tem que roubar para poder comprar o belo do tenni da Nike, ou o casaco FUBU. Se passarem pelo metro do Alto dos Moinhos em Lisboa consegue-se os ver por ali à espera da proxima vitima. Felizmente eu vivo no bairro próximo que também está dentro dessa paróplia, e SEI QUE O CRIME NÃO PROVEM APENAS DOS IMIGRANTES!

Quase de acordo consigo, menos na parte da exclusão social. Eles, os filhos e netos (estou a falar de 60%) auto-excluem-se.É muito mais fácil do que estudar e trabalhar.
-----------------------------
saudações:
Luis Filipe Silva

*

luis filipe silva

• Investigador
  • 2049
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +1/-1
(sem assunto)
« Responder #43 em: Fevereiro 28, 2006, 12:12:23 am »
Marauder escreveu.

Se perguntam porque é que eles vem para cá...e afirmam que deviam era ter ficado em África....bem....devem ter memoria curta.....então...não fomos nós...brava cultura e nação portuguesa que iniciou a escravatura? Que os foi buscar para os deixar morrer nas minas do Brasil....nas plantações de açucar? Que até à muito pouco tempo chamávamos as terras deles como portuguesas?

Quem primeiro aboliu a escravatura?
Quem pediu a Independência?
Quem deu a Independência?

Por acaso acho que ninguém aqui referiu propositadamente os negros.
Mas já que estamos nessa "onda", os imigrantes chineses integraram-se.
Dos individuos de raça indiana ninguém ouve falar. Ou seja, integraram-se.

A maior parte dos imigrantes de Leste e brasileiros, integram-se.

Por que não os africanos????

Eu quando queria uns ténis comprava Sanjo, ou pior. Porquê uns Nike?
Andei 30 anos de motorizada, ao frio e chuva.
Porque é que eles têm de andar no Honda do desgraçado que o comprou e ficou sem ele?
Isto é racismo? Então vou-lhes dar um de vários exemplos a que assisti, enquanto fui empregado de um café(após os 40 anos).

Um cliente negro queria ir ao WC e apontou à arrecadação.
Foi-lhe dito que o Wc era na 2ª porta à esquerda. Encaminhou-se para a primeira à esq.ª que era a das senhoras. Foi advertido de que não era essa.Sabem o que ele respondeu do alto do seu BLACK POWER? Disse apenas RACISTAS . Pois bem caros colegas deste Fórum RACISTAS a p*** que os teve.
Muitos dos nossos colegas vivem em coimbra, Aveiro, Minho etc...
Se vivessem no Algarve e na Grande Lisboa, Saberiam do que estou a falar. E especialmente na "noite".

Cumprimentos

Luis F. Silva
-----------------------------
saudações:
Luis Filipe Silva

*

pedro

• Investigador
  • 1435
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #44 em: Fevereiro 28, 2006, 12:47:21 am »