O que o Alberto João está a dizer é "Eu demito-me se me baixarem a quantidade de dinheiro que vem do Continente para a Madeira"...
É precisamente isto que o homem está a dizer, e como os deputados do PSD Madeira por uma vez desde 1974 não contam para absolutamente nada no Parlamento Nacional, visto que o PS tem maioria absoluta o homem não pode utilizar a tática habitual que é chantagear o seu próprio partido quando este é governo ou utilizar o PSD como alvanca de "pressão" quando os Socialistas são governo minoritário...
Por uma vez lixou-se, aleluia.
Se a Madeira já não é uma das regiões mais pobres do País (segundo o próprio Alberto) então está na hora das contribuições que vêm do governo central serem enviadas para outros locaismais desfavorecidos, isto é justo.
Acha mesmo, caro Sintra
?
Sendo madeirense, e considerando-me suficientemente lúcido para não ir em algumas
baboseiras debitadas pelo meu presidente, acho que esta demissão e consequente recandidatura foi uma jogada de mestre.....
Pois bem:
Ao forçar esta demissão, o Dr. João Jardim colocou a pressão sobre Lisboa já que avançamos para eleições antecipadas, eleições essas que ganhará com nova maioria absoluta ( quiçá a maior ), tendo ainda o bónus especial de poder renovar o grupo parlamentar e o governo regional, no que for necessário.
Jardim joga para tentar transformar 29 anos de desgaste político e partidário, numa cruzada contra os que apelida "colaboracionistas" e "traidores" - os deputados do PS-M com assento em S. Bento que votaram favoravelmente na aprovação da Lei das Finanças das RA.
Para a oposição, os acontecimentos de ontem foram uma catástrofe.
O PS-M está minado por uma luta interna tremenda, o PP está à deriva ideologicamente e eclipsa-se cada vez mais, somente a CDU está no terreno e é o rosto da oposição regional.
Se a estratégia ( já utilizada por Guterres) Governo Central - PS-M era "apertar o garrote" para que em 2008, ano de eleições regionais, poderem apresentar-se como salvadores da Madeira a vários níveis e lesar as ambições de Jardim e influenciar o eleitorado.... podem esqueçer.
Como foi dito num matutino regional hoje:
Ontem aconteceu política na Madeira