O texto em frances do Miguel, é proveniente de um artigo de hoje do jornal (conservador) LE FIGARO.Curiosamente nesse mesmo artigo, depois de fazer um 'ponto da (péssima) situaçao', em Portugal e rever as medidas impopulares que o governo tem tomado, cita o sociologo Pedro Magalhaes "temos o partido socialista mais conservador da Europa, um partido apanha-tudo e todos, que sempre se viu forçado a seguir uma politica de centro direita"... e a seguir refere:
Ce virage à droite, attendu dimanche, n'est pas un vote sanction contre ces socialistes portugais courageux, bien au contraire. Anibal Cavaco Silva n'a jamais attaqué M. Socrates. Rien ne sépare le chef du gouvernement et celui qui dirigera, assez symboliquement, l'Etat, ni sur le diagnostic du mal, ni sur le remède à administrer au pays. Les deux hommes se sont rencontrés secrètement il y a deux semaines pour convenir de travailler en bonne intelligence.
que traduzo rapidamente:
"esta viragem a direita, esperada para domingo, nao é um voto sancionatorio contra os corajosos socialistas portugueses, antes o contrario.Anibal Cavaco Silva nunca atacou o sr. Socrates, e nada separa o chefe do governo daquele que ira dirigir, muito simbolicamente, o Estado, nem no diagnostico do mal, tampouco sobre os remédios a serem administrados ao pais.Os dois homens combinaram trabalhar em boa harmonia, num encontro secreto que tiveram ha duas semanas"
Desconheço a autenticidade do ' encontro secreto ', e nao sei se isso foi referido nalguma imprensa portuguesa, mas fica o registo.
De resto o jornal frances distingue positivamente Cavaco, apelidando-o de ' Raymond Barre portugues ' o que representa um elogio pessoal realmente excepcional ( Barre, considerado o maior economista frances e prof. universitario, foi Primeiro Ministro, Min. Finanças, vPres.Com.Europeia, 'pai' do célebre 'plan Barre', do S.Monet.Europeu... é uma figura respeitada em França e referencia na Europa).
Cumprimentos