Uma força submarina e mudava logo o status da Marinha Portuguesa no Atlântico. a existirem 4 metia respeito ao invés de npo e corvetas patéticas ou uma fragata ocasional e de pouca relevância.
Mas decerto o pzp logo ia fazer ruído. É que sempre fez ruído em oposição aos gastos dos amigos políticos lá fora.
Era haver tomates de lhes dizer de cara para se calarem quem não têm moral

https://www.pcp.pt/urgencia-no-investimento-que-reponha-capacidades-de-meios-existentes-nas-forcas-armadas
Isto é de 3 de maio deste ano, a bater no desinvestimento nas forças armadas, no Holístico, e no KC-390. Não fossem as criticas à NATO e podia ser um post aqui do fórum.
No passado com a compra dos submarinos fizeram ruído. Claro que o BE até com a compra das duas torres Marlin 30mm para a 1ª série de NPO fez ruído no seu blog ou site "Esquerda NET", uma javardisse pseudo intelectual de extrema esquerda , mesmo daqueles obtusa e radical.
Quando a algo dito agora pelo pcp tem sido aqui falado, embora de outra forma:
"Dissemos aqui há 1550 dias e repetimos agora que, «Para o PCP, é claro que a prioridade das Forças Armadas é a defesa nacional e não a defesa de outras coisas». Portanto, não se justifica a inversão dessa prioridade, transformando a satisfação de compromissos internacionais no alfa e no ómega das Forças Armadas. Aliás, o que a vida mostra, por muito que neguem e encharquem o espaço mediático, é que quanto maior é a nossa participação externa, maiores debilidades se vão revelando em vários vetores das nossas Forças Armadas. "
A verdade é que se vê demasiado atenção de alguns carolas militares em equipamentos para missões, o caso dos tucanitos e até nos 6 KC e pouco interesse no básico na Soberania e até mesmo em missões de maior complexidade como a da Roménia, onde se pode ver os Pandur básicos sem meios modernos AC e AA, ou mesmo PM.
Podem ser feitas várias perguntas:
Porque razão 6 KC, que estão limitados como se percebe cada vez mais e até já olham a ideia para vir a ter 2 ou 3 A400 e por exemplo e, não se olha com a mesma atenção para os P3 e sua substituição? Com uma Marinha de superfície sem relevância nenhuma, nem na Patrulha Marítima investem.
Ou o caso do MLU dos F16 de verba inferior a aquisição de 10 Tucanos, mais ainda assim são os Tucanos o grande interesse de alguns, naquela puta de panela zucatuga, que deve pingar para alguns metidos?
O caso dos Helicópteros médios e dos meios já falados absolutamente necessários para o exército?
Impunha-se a aquisição e entrar ao serviço até fim desta década, de pelo menos 2 fragatas de jeito para substituir as VdG. Isso era mais importante que os kacetes e tucanitos
Que andam a fazer as alminhas com patéticos patrulhas mal equipados nas costa africanas?
Ah, o tal interesse nacional de impedir a proximidade de Russos Chineses em África.
Não. Isso é mais do mesmo. Os interesses tem a ver com politicas, e lá só se interessam de cá se abrirmos o cu, mais nada. De resto são prorussos. E o Brasil quer ligação à China pela tecnologia, pois ambos são..."copiadores".
Isto tem sido desde o assunto das Cartas de Condução que deu protesto e exigências deles, até agora a porta completamente escancarada, para acesso a Europa. Isto é válido para África e Brasil.
Desde há décadas que se alimenta certa gente das ex colônias, dando milhões ou olhando para o lado nas lavagens deles de milhares de milhões e aquisições de grandes propriedades e imobiliário. Com obviamente alguns ganhos para alguns de cá, nomeadamente do MNE e ....outros.
Portugal tem nitidamente descorado o interesse nacional e sua soberania. Os lideres políticos actuais são completamente adoradores de invasões e porno chachadas diversas a que se tem assistido neste dois governos do Costa/Marcelo.
Mas e o povo? os portugueses o que são nisto tudo? Qual o papel mesmo das FA, ou dos seus lideres na Nação?
Começa a ser questionado o futuro