Sabe, desde que a guerra-fria terminou os submarinos têm sido usados para diversos tipos de missão. Os teatros de guerra alteraram-se bastante mesmo durante a guerra-fria.
Antes da guerra-fria os submarinos eram usados somente como arma de guerra usada para ataque a navios. Durante a guerra-fria já começaram a ser usados para espionagem, tal e qual agente infiltrado em águas do inimigo sem se saber que ele andava por lá. Depois...
Bem, depois o submarino com o fim de todas as hostilidades entre a URSS e USA começou a ser usado noutros tipos de missões, como por exemplo:
- Inserção de forças especiais,
- reconhecimento de costa de países vizinhos e não só,
- controlo dos corredores de tráfego marítimo,
- vigilância de áreas de interesse dos próprios países (estreitos e canais navegáveis),
- controlo de navios suspeitos,
- ...entre outras...
Existem missões de fiscalização e apreensão de navios tidos como suspeitos de emigração ilegal e traficantes de substâncias psicotropicas após de relatos submarinos que vinham a operar "no meio" dos infractores sem serem vistos. É a vantagem de não serem avistados pelos possíveis infractores.
Se quisermos ser mais amantes da parte bélica, podemos então dizer que são o meio mais eficaz no que diz respeito ao garante da soberania das nossas águas. É a melhor maneira de podermos saber o que se passa dentro das 3 dimensões que tem o oceano.
Em tempo de paz serve para o treino de toda uma componente naval das nossas forças armadas, não só Marinha mas também Força Aérea. Se ler um pouco o que aconteceu antes da segunda Guerra Mundial, irá ver que os aliados prepararam muito mal e treinaram muito pouco a sua defesa anti-submarina e os alemães com muito treino em tempo de paz conseguíram sobrepor com alguma facilidade nos 3 primeiros anos da guerra.
Se conseguir imaginar, pense só no seguinte, um submarino ao passar o bugio entra em imersão. Agora diga-me se conseguir para onde é que ele foi. Será que foi para norte, sul ou oeste?!?
Poderia continuar a escrever, mas antes que isto fique longo demais e algo confuso prefiro ficar por aqui.
Muito obrigado pela explicação.
Eu sou um fã da Marinha e dos submarinos, mas tenho amigos que me chateiam imenso com estas questões, que felizmente vejo aqui resposta, agora já lhes posso responder.
Vou ler um pouco mais sobre o assunto para poder dizer qq coisa sobre os nossos futuros submarinos.
Cumprimentos
Ainda ontem tive mais uma discussão com uns colegas meus sobre isso, é impressionante a quantidade de ignorância que por aí anda...
Disse-lhes se achavam bem que se Portugal perdesse capacidade de garantir a sua soberania, a Espanha vigiasse as nossas aguas e os nossos ares, e pelo menos 2 deles concordaram, não viam problema nenhum... Enfim...