U209PN

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Cabeça de Martelo

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Re: U209PN
« Responder #2565 em: Julho 18, 2014, 10:16:47 am »
Lembro-me de um colega do fórum que infelizmente já não participa, informou-nos nessa altura que havia vontade por parte dos Franceses que Portugal construi-se/monta-se os seus submarinos.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Cláudio C.

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Re: U209PN
« Responder #2566 em: Julho 31, 2014, 06:38:00 pm »
Uma questão por mera  curiosidade, quando os nossos submarinos dispararem um harpoon  contra um alvo terrestre como será efectuado o seu "guiamento" até ao alvo, que pode distar até 120km? Certamente não é com os sensores do submarino, digo eu...

Obrigado.
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Lightning

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Re: U209PN
« Responder #2567 em: Julho 31, 2014, 08:51:35 pm »
Citação de: "Cláudio C."
Uma questão por mera  curiosidade, quando os nossos submarinos dispararem um harpoon  contra um alvo terrestre como será efectuado o seu "guiamento" até ao alvo, que pode distar até 120km? Certamente não é com os sensores do submarino, digo eu...

Obrigado.

Pelo Wikipédia
http://en.wikipedia.org/wiki/Sub_Harpoon_missile

O Harpoon block II possui guiamento por inércia interno e guiamento por GPS.
 

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Cláudio C.

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Re: U209PN
« Responder #2568 em: Agosto 02, 2014, 03:09:15 pm »
Obrigado :)
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SSK

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Re: U209PN
« Responder #2569 em: Agosto 07, 2014, 12:12:35 am »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Lembro-me de um colega do fórum que infelizmente já não participa, informou-nos nessa altura que havia vontade por parte dos Franceses que Portugal construi-se/monta-se os seus submarinos.

E seria onde a linha de montagem??? Viana...

Olhem para Cartagena e digam-me se de facto teria sido uma boa solução... Construir 2 ou 3 de 30 em 30 anos... era mandar dinheiro à rua. Negócio que só iria interessar aos franceses que garantiam a venda de conhecimento e que as empresas que colocam o recheio dentro do submarino, a parte cara, seria sempre francesa.
Quando quisessemos mudar de "patrão" como aconteceu em Cartagena, não sabiamos montar nada e não tinhamos empresas para rechear o navio destes não se vai a Paços de Ferreira ou ao Ikea...

Sai mais barato assim, e ainda temos alguma, pouca, mas alguma margem de negociação.

Pelo menos é a minha opi :mrgreen: nião
"Ele é invisível, livre de movimentos, de construção simples e barato. poderoso elemento de defesa, perigosíssimo para o adversário e seguro para quem dele se servir"
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Cabeça de Martelo

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Re: U209PN
« Responder #2570 em: Agosto 07, 2014, 10:46:14 am »
Os Brasileiros tiveram o mesmo problema com os Alemães. Eles realmente construíram os submarinos e até fizeram um com algumas modificações, mas eram incapazes de projectar de raiz todo um submarino. Agora graças à aquisição dos submarinos Franceses, eles colocaram no contracto que seriam enviados uma equipa de Engenheiros Brasileiros de forma a que os mesmos fizessem o mesmo curso que os seus congéneres locais.

O resultado final é que o SNB será concebido pelos Brasileiros.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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tsahal

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Re: U209PN
« Responder #2571 em: Agosto 08, 2014, 12:52:41 pm »
Caro Cabeça de Martelo, o casco do SNBR (não a propulsão nuclear) foi já concebido pelos Brasileiros em Lorient, França com apoio da DCNS. O centro (Centro de Projetos de Submarinos do Brasil) onde isso decorreu e que tive a oportunidade de visitar em Junho de 2011 tem hoje outra função que não relacionada com o Brasil.

Fora a secção de proa do primeiro submarino convencional que foi fabricada em Cherbourg, França e já transferida para o Brasil, todos os submarinos serão construídos no Brasil.

Portugal devia ter exigido muito mais apesar de ser apenas dois submarinos, mas o seu país tem políticos fantásticos ou seja fica tudo mais complicado.....!  Essa historia das contrapartidas até dava um filme de Hollywood! As contrapartidas dos equipamentos militares podiam ter sido aproveitadas para criar uma verdadeira indústria de defesa com vocação exportadora mas o resultado foi um escândalo!
 

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Cabeça de Martelo

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Re: U209PN
« Responder #2572 em: Agosto 08, 2014, 03:15:17 pm »
Citação de: "tsahal"
Caro Cabeça de Martelo, o casco do SNBR (não a propulsão nuclear) foi já concebido pelos Brasileiros em Lorient, França com apoio da DCNS. O centro (Centro de Projetos de Submarinos do Brasil) onde isso decorreu e que tive a oportunidade de visitar em Junho de 2011 tem hoje outra função que não relacionada com o Brasil.

Que o casco tinha sido feita com o apoio Francês já eu tinha lido, acho que na verdade foi quase um projecto final antes do retorno ao Brasil (se calhar estou a dizer alguma asneira).

Citar
Fora a secção de proa do primeiro submarino convencional que foi fabricada em Cherbourg, França e já transferida para o Brasil, todos os submarinos serão construídos no Brasil.

Por acaso pensava que seria todo o primeiros submarino, mas acredito em si.

Citar
Portugal devia ter exigido muito mais apesar de ser apenas dois submarinos, mas o seu país tem políticos fantásticos ou seja fica tudo mais complicado.....!  Essa historia das contrapartidas até dava um filme de Hollywood! As contrapartidas dos equipamentos militares podiam ter sido aproveitadas para criar uma verdadeira indústria de defesa com vocação exportadora mas o resultado foi um escândalo!

x1000000000
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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tsahal

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Re: U209PN
« Responder #2573 em: Agosto 08, 2014, 07:48:52 pm »
Cabeça de Martelo, sugiro que leias bem o que escrevi no início! Eu não afirmei que o casco foi feito em França mas sim concebido! São dois procedimentos distintos...!

Até 2025 será construído penso eu de que…..!

A construção do primeiro SBR teve início (corte de chapa) em Cherbourg no dia 27 de Maio 2010 mas a secção construída em França está agora no Brasil. Como curiosidade, a maquina do tipo ``ESAB cutting systems´´ que fez um corte era de marca NUMOREX NXB 8640. Recordo que nesse dia fui depois do evento visitar o submarino museu Le Redoutable!

Foi alguém preso em Portugal pelo filme cómico das contrapartidas?
 

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tsahal

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Re: U209PN
« Responder #2574 em: Agosto 08, 2014, 08:03:04 pm »
Cláudio C, o kit de transformação de RGM-84 para Sub-Harpoon B2 inclui um GPS e uma IMU que são os elementos que permitem guiar com eficácia o míssil até ao alvo em terra! A warhead e a propulsão são de origem julgo eu.

Recordo que os dois submarinos foram rececionados já com o FCS do míssil Sub-Harpoon.
 

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papatango

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Re: U209PN
« Responder #2575 em: Agosto 14, 2014, 02:27:22 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Lembro-me de um colega do fórum que infelizmente já não participa, informou-nos nessa altura que havia vontade por parte dos Franceses que Portugal construi-se/monta-se os seus submarinos.

A acreditar nas palavras do ministro Julio Castro Caldas, na última comissão parlamentar de inquérito, a única coisa efetiva, é a ideia que o ministro tinha, e ele mesmo confirmou que era um leigo na matéria, de que os submarinos franceses poderiam ter os cascos montados em Viana do Castelo, porque a qualidade da soldadura era boa.
Tanto quanto percebi. os franceses não aceitaram essa possibilidade.
Os alemães também a rejeitaram liminarmente.

Aliás, é impressionante o nível de conhecimento dos parlamentares e o nível desastroso das perguntas. Afinal, os deputados e deputadas da comissão parlamentar deveriam estudar minimamente o caso e nõa poderiam fazer perguntas absolutamente descabitdas e infantis, como as perguntas de deputada do bloco de esquerda, que reconheceu ela própria que não percebia nada daquilo.

O deputado dos comunistas, só estava interessado em saber porque é que os cães americanos não queriam vender torpedos a Portugal, demonstrando a sua irritação com o facto de os Estados Unidos, o PCP e Bloco de Esquerda terem posições idênticas...

O ministro não foi no entanto claro quanto à posição americana. Ele disse que os americanos não estavam dispostos a incluir os torpedos Mk.48 no auxilio americano (borlas) porque do ponto de vista americano a prioridade na altura era dar à Força Aérea capacidade para ataques de precisão, fornecendo bombas guiadas.
Não percebi se o ministro considerou a possibilidade de comprar os torpedos aos americanos. Afinal, eles forneceram as modificações para converter os Harpoon para sub Harpoon.

Também notei o interesse dos deputados, em perceber porque Portugal não aceitou uma proposta para comprar submarinos Upholder em segunda mão ...  :mrgreen:  :mrgreen:

O ex-ministro Julio Castro Caldas, parece nem sequer ter percebido as diferenças.
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

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SSK

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Re: U209PN
« Responder #2576 em: Setembro 08, 2014, 02:52:37 pm »
Citação de: "tsahal"
Cláudio C, o kit de transformação de RGM-84 para Sub-Harpoon B2 inclui um GPS e uma IMU que são os elementos que permitem guiar com eficácia o míssil até ao alvo em terra! A warhead e a propulsão são de origem julgo eu.

Recordo que os dois submarinos foram rececionados já com o FCS do míssil Sub-Harpoon.

O FCS, como o chama, é na realidade em tudo igual, seja sub ou não, a única diferença é serem lançados por ar comprimido...
"Ele é invisível, livre de movimentos, de construção simples e barato. poderoso elemento de defesa, perigosíssimo para o adversário e seguro para quem dele se servir"
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Crypter

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Re: U209PN
« Responder #2577 em: Setembro 22, 2014, 12:28:49 pm »
SUBMARINO TRIDENTE INTEGRA FORÇA DA NATO
O NRP Tridente larga hoje, dia 22 de setembro, da Base Naval de Lisboa para integrar a Força Naval Permanente da NATO - Standing NATO Maritime Group 2 (SNMG 2), estando prevista a sua participação na Operação ACTIVE ENDEAVOUR e no exercício internacional NOBLE JUSTIFICATION no Mediterrâneo.

A SNMG 2 é uma força naval, multinacional, constituída por meios aeronavais de vários países da Aliança Atlântica, que se encontra permanentemente disponível para um amplo espectro de missões NATO, desde exercícios a operações militares reais.
A Operação ACTIVE ENDEAVOUR é uma operação da NATO no Mediterrâneo – a única, até ao momento, ao abrigo do artigo 5º do Tratado do Atlântico Norte, centrada na campanha internacional de combate contra o terrorismo. Tem como objetivo a condução de operações navais e aéreas no Mediterrâneo, incidindo na dissuasão, defesa e proteção contra atividades associadas ao terrorismo.
O exercício NOBLE JUSTIFICATION é um exercício naval NATO que tem por objetivo a preparação e a certificação da NATO Response Force para o seu empenhamento em cenários reais com diferentes quadros de conflitualidade, desde operações de carácter essencialmente militar, até missões de apoio humanitário ou assistência a populações civis.
O NRP Tridente executou, até este momento, 356 dias de missão, 6790 horas de navegação e 4645 horas de imersão e concretiza a terceira integração, em anos consecutivos, de um submarino desta classe numa força multinacional e na Operação ACTIVE ENDEAVOUR. O seu regresso está previsto para outubro.


Fonte: Estado-Maior General das Forças Armadas
 

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P44

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Re: U209PN
« Responder #2578 em: Outubro 14, 2014, 07:07:07 pm »
NATO MaritimeCommand ‏@NATO_MARCOM 21h21 hours ago

#German #submarine U33 and #Portuguese NRP TRIDENTE at jetty #NATO ex. #NobleMariner. @MarinhaPT @Bundeswehrevent



"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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Crypter

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Re: U209PN
« Responder #2579 em: Janeiro 06, 2015, 08:57:14 pm »
Segundo o jornalista Nuno Rogeiro

Citar
TRIDENTE E ORION
Nada de mitologia. A realidade. E uma história simples.
Há três meses, o submarino português «Tridente» participou num exercício NATO chamado «Noble Justification», no Atlântico e Mediterrâneo, incluindo na costa espanhola. Estavam presentes dois grupos de combate da Aliança (SNM62 e SNMCM62) e quatro outros submersíveis, um deles nuclear (fotos).
O «Tridente» envolveu-se em vários combates simulados com todos eles, e, segundo os inspectores da NATO, ganhou sempre, só chegando aos seus calcanhares o moderníssimo U33 alemão (Tipo 212): raramente foi detectado, nunca foi interceptado nem atacado com êxito.
O único meio NATO que fez um brilharete contra o «Tridente» foi...um P3 CUP «Orion» (foto) da Força Aérea Portuguesa. E morderam-se de inveja alemães, gregos, britânicos, americanos, itlianos e espanhóis, entre outros.
Achei que devia trazer isto ao conhecimento dos meus caros amigos.
Com instrumentos adequados, ciência certa, rigor, treino, imaginação e disciplina, fazemos melhor do que os melhores.




 
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