Caro Luís Filipe Silva; antes de mais permita-me cumprimentá-lo pela qualidade do trabalho gráfico e pelo que deve ter sido um labor exaustivo de pesquisa. Vou aborrece-lo com mais uma questão, 9 anos depois (!) do artigo ter sido posto em linha:
DILI ex. Panay
Este vapor foi construído em Shangai em 1903. Em 1913 foi adquirido pela Marinha de Guerra às Filipinas, sendo abatido ao efectivo em 1942
.DESLOCAMENTO 500 tons.
DIMENSÕES 42,56 * 7,6 *3,1 metros
PROPULSÃO 1 máquina de 500 h.p. - 1 veio
VELOCIDADE 11 nós
GUARNIÇÃO 72 homens
Gostaria de saber mais sobre este "vapor" com o qual me deparo há duas décadas nas áreas dos meus amadores estudos (neste caso, da ocupação Japonesa de Timor). "Consta", por exemplo, em documentação da RAAF (australiana) que foi afundado por um Hudson em 1943 (se a memória não me atraiçoa). Que me pode dizer (alguém) sobre o seu armamento (nem uma metralhadora para amostra? e quanto a armamento ligeiro para desembarque?). E, no caso da guarnição, 72 tripulantes parece-me demasiada marujaria para uma embarcação com essas características (a não ser que incluísse um destacamento de desembarque) e além disso não tenho notícia do destino de tanta gente durante a invasão nipónica... Aguardo ansiosamente respostas.
Abraços
Almada