Obviamente que estava a ser satirizar todas as teorias de conspiração que por aí circulam, desde as de que a PRISA fez isto como favor político ao PS às que o PS queria obrigar a PT a comprar parte da Media Capital para poder livrar-se do JEM e da MMG.
A minha teoria é mais simples e não incorre em nenhuma violação da Lei Portuguesa.
O JN6 é ou era o navio almirate de uma estratégia de informação que visava obter audiências à custa de passar lixo televisivo. Uma estratégia que segundo o que escreveu, até encaixa bem naquilo que a PRISA normalmente faz. O que faz todo o sentido, pois não me parece que eles não soubessem o que ia para o ar na TVI.
Contudo, o JN6 também teve custos para a TVI/Media Capital/PRISA.
Internamente, havia quem não concordasse com o estilo do JN6.
Por um lado, o JN6 manchou a qualidade da imagem da informação da TVI e isso reflectiu-se nas audiências: se o JN6 conseguia competir como Telejornal da RTP a maior parte das vezes, a audiência dos restantes programas informativos da TVI fica no fundo da lista. Idem para a recém lançada TVI24 que raramente conseguiu sequer ultrapassar a RTPN quanto mais aproximar-se da SICN.
Muito honestamente, acho que há mais pessoas indignadas com que aconteceu ao JN6 do que a vê-lo.

Também lhes custou o negócio com a PT -- e a PRISA precisa do dinheiro -- devido à necessidade do PM de manter a aparência de não querer interferir com a TVI.
Entretanto, as audiências da TVI têm vindo a cair nos últimos meses, atingindo os níveis mais baixos desde 2000.
E com a saída do JEM, Director Geral, o JN6 passou a ser um alvo a abater para quem acha que a TVI e a informação da TVI precisam de mudar de rumo para recuperar audiências.
O facto de isto acontecer a poucos meses das eleições é tão coincidência como ser coincidência que o JN6 tenha conseguido grande parte do seu protagonismo à custa de notícias sobre o PM no ano anterior às eleições.
Ou de a MMG ter dito numa entrevista a respeito de a tirarem do ar, publicada no dia em que o JN6 foi suspenso:
«Na TVI? Só se fosse alguém muito estúpido. Como você sabe, o meu jornal faz grandes audiências, esta televisão é uma televisão comercial que vive de audiências e daquilo que elas geram, portanto...»