Complemento de informaçao, de algum modo relacionado com o assunto em referencia.
"BIODIESEL A PARTIR DO OUTONO
...a partir do proximo Outono, normalmente voces ja nao encontrarao a minima gota de gasoleo na Bélgica.Mas tranquilizem-se, pois poderao abastecer-se da mesma maneira que antigamente.E isto, porque por um toque de 'varinha magica', o vosso fornecedor o tera substituido por outro gasoleo menos poluente, no qual esta incluido 3% de um composto biologico, compativel com todos os motores actuais, e portanto sem necessidade de adaptaçao.
Este carburante tem um custo superior na produçao " mas o consumidor nao notara a diferença de preço na bomba" disse o ministro das Finanças Didier Reynders "Faremos o mesmo que em 2001 quando instauramos o carburante com fraco teor de enxofre; vamos adaptar as taxas".
Ou seja, na pratica as taxas sobre o biodiesel serao diminuidas.Por outro lado as do diesel normal serao aumentadas, com o objectivo de as 'bombas' passarem rapidamente para o diesel menos poluente.Esta decisao foi adoptada sexta-feira em Conselho de Ministros.
No que respeita a gasolina 'bio' o governo pretende deixar uma margem até ao mes de Outubro/2006, a fim de permitir lançar um concurso para o fornecimento de bio-etanol, e dar tempo as Regioes para tomarem as disposiçoes de ajuda ao desenvolvimento desta substancia.Para o biodiesel porém, a partir de 'colza' importada tudo pode avançar muito rapidamente.
No que respeita ao bio-etanol, ja estao em curso dois projectos em Gand e Wanze(a partir de beterraba), e cuja produçao sera muito importante, pois o governo decidiu começar a incorporar imediatamente 7% de componente biologica na gasolina, em lugar dos 2% iniciais do gasoleo.De resto os produtores bem precisam dessa medida, com vista a garantir a rentabilidade do projecto."
O texto do jornal belga 'DHeure' de hoje(28/5/05) determina que "o diesel actual tera totalmente desaparecido das estaçoes de serviço até ao fim deste ano".
Portanto a calendarizaçao de medidas a respeito de energia avança mais rapidamente que o previsto, se bem que que a partir de valores nao muito elevados.Mas avançam... e isso é o fundamental, a meu ver.
Como nota à parte, refiro, que a Bélgica, é um pais autonomo em energia (basicamente nuclear até hoje) sendo de longe, um dos maiores exportadores europeus, nessa area.