Epá...se pensares...não é preciso essa malta.
A malta que investe e tira o lucro..sim.
Somente a malta que faz os estudos de mercado, que são técnicos especializados em estatística. Tudo o resto é decidido pelo pequeno "CC" de cada empresa.
Não há nada para decidir, é necessário produzir de acordo com o consumo.
Realmente em termos escritos o programa económico de intenções é bom, tal como os outros
Não concordo. Nenhum programa à direita do PCP defende uma verdadeira economia mista ( seja como ponto de partida para o Socialismo ou como ponto de chegada ), onde se defende o fortalecimento do Estado em sectores vitais. O PS que no 25 de Abril se dizia socialista e dizia querer construir uma sociedade socialista e sem classes ( democracia também nos dá o direito de mentir, mas mentir e não pagar as consequências?? ) é hoje claramente neo-liberal e por isso o Estado vai abandonando o seu projecto social, a saude e a educação tendencialmente entregues aos privados...
a índustria está em queda
Isto não existe. Em queda está a inteligencia das pessoas por se levarem por frases destas. A divisão Internacional do trabalho, já está tão enraizada que nem a questionamos, as pessoas devem pensar os produtos que temos não são fabricados em lado nenhum, aparecem assim do nada...provavelmente também não se questionam no porquê de produzirmos cada vez menos e o que é que isso implica.
As nacionalizações...ter ou não ter isso no programa é a mesma coisa. A UE não é a favor destas
É por isso que eu defendo Portugal fora da UE.
No entanto, a economia planificada seria apenas a divisão brutal entre duas classes...o proletariado e o partido.
A economia planificada é uma coisa, o modelo de democracia é outra.
O PCP defende ( que remédio ) esta democracia representativa, eu não...defendo uma democracia cada vez mais participativa, defendo a criação de mecanismos de intervenção directa de todos os cidadãos nas decisões políticas. A tecnologia deve hoje facilitar a praxis desses mesmos mecanismos democráticos.
A representatividade democrática é um falso jogo alicerçado na pretensa ignorância do povo que não pode tomar as decisões e tem que dar essa responsabilidade a terceiros. É vergonhoso como é que a pátria da liberdade ( USA ) tem ainda um sistema eleitoral não directo, em que as pessoas já não bastava votarem num candidato, afinal votam num candidato que vota no candidato ( Colégio Eleitoral ).
As decisões têm que vir directamente do povo. Na minha opinião, o povo deve poder organizar-se livremente sem qualquer espécie de impedimento mas não deve descurar a sua participação e confiar em quem os representa, deixando-lhes todas as responsabilidades.