Lf2a ->
A responsabilidade das pessoas, é uma coisa. Muita gente na Alemanha, foi responsável pelo que aconteceu. Quer responsável, de uma forma directa, quer responsável de forma indirecta, por ter calado, por ter consentido, por ter olhado para o outro lado, por não ter feito nada quando vieram buscar os Judeus, depois os Homossexuais, depois os Comunistas, Depois os Ciganos, até que já não havia ninguém para dizer nada.
A outra responsabilidade, é a responsabilidade da Alemanha, para consigo mesma e para com o Mundo. A História é a que é, não pode ser alterada. A História pode no entanto ser “maquilhada” para se transformar apenas num elemento de afirmação nacionalista, como em Portugal (e não só) vimos, durante a ditadura.
Mas a outra História, a verdadeira e objectiva, é uma colecção de factos que exigem uma interpretação, e exigem uma responsabilidade. As nações, não morrem com os seus cidadãos. As nações perduram enquanto tiverem História, e delas houver memória. As nações são responsáveis.
Eu acredito que um país, deve orgulhar-se da sua História, mas para se orgulhar da sua História, tem que a enfrentar, de cara, sem mitos e sem vergonha. A nossa própria História, de Portugal, dá-nos razões de orgulho de sobra, mas esse orgulho não tem sentido, sem olhar para essa mesma História e aceitar os erros, e as coisas que fizemos mal feitas. Ou temos uma História com H grande para nos orgulharmos, ou ficaremos com um historieta com H pequeno, limitada a umas datas de umas batalhas vitoriosas de uns portugueses que viveram no passado.
A Alemanha, como Portugal, é responsável pela sua História. Não a pode re-escrever. Não a pode alterar, não a pode cortar, censurar ou remodelar.
A verdade histórica, é que uma nação desenvolvida da Europa, com uma elevado grau de alfabetização, com filósofos, historiadores, gente de cultura, gente das artes, foi, No século XX da Era Cristã, capaz, de cometer alguns dos crimes mais miseráveis e hediondos da história da Humanidade.
A Alemanha, e portanto os alemães, carregarão para sempre esse fardo. Devem carrega-lo, porque nem eles nem nós, “os outros”, temos o direito de esquecer a História. A História serve para garantir que não esquecemos.
Se esquecemos, voltaremos a passar pelo mesmo.
Os alemães, como cidadãos da Alemanha, serão sempre responsáveis, porque a Alemanha foi, é e será sempre responsável pelos factos que à Nação Alemã são imputados.
No entanto, cada alemão, como cidadão – obviamente - é tão responsável como você ou como eu.
Espero ter explicado
Cumprimentos
PS: Ratzinger, não é obviamente responsável, pelo Holocausto. No entanto, o colégio dos Cardeais, devia ter algum bom senso. A verdade é que de mais de 100 Cardeais, tiveram pontaria para escolher aquele que, provavelmente era o menos indicado.
PPS
Miguel
Sobre a Opus Dei, falaremos mais tarde.
Já estamos com demasiados tópicos para desancar nos Castelhanos, não vamos criar mais um
