Desde logo, non sei que teño que se me pega a fauna máis estraña do foro.
Ferrol, em primeiro lugar seja honesto hombre.
Normalmente
é você que pega os seus intermináveis comentários ao que as outras pessoas dizem. Não é o contrário. Foi você (como sempre) que ostensivamente se pôs a comentar as opiniões dos outros (talvez por falta de opiniões próprias)

Esta é a superioridade moral da democracía. O Instituto Cervantes, mesmo sendo uma organização defensora dos mitos castelhanos, tem o direito de existir. Eu acho que toda a gente deve ter o direito de falar, nem que seja para dizer disparates.
Eu não tenho nada contra a língua castelhana, porque as línguas são elementos de união entre as pessoas. Eu posso ter uma justificada desconfiança relativamente aos desígnios imperiais da velha e decadente Castela, mas a língua de Castela, é a mesma de países que eu admiro, como por exemplo o México. Eu não tenho absolutamente nada contra o crescimento da língua castelhana. O que acho ridículo é que a tontice quixotesca dos castelhanos ainda não tenha entendido que a força dessa língua, há muito tempo que deixou de estar sob a influência do Estado Castelhano.
De mesma forma que o português, é, acima de tudo uma língua sul-americana.
= = =
Português no Paraguai
Ferrol, leia o que eu escrevi. Leia duas ou três vezes, para ver se entende, antes de começar a comentar. Eu disse que 10% da população do Paraguai fala português. Não falei em lingua nativa.
A expansão do português, não é pelas melhores razões. Aliás, já vi programas de TV sobre o assunto, onde se diz que o Brasil não atrairá imigrantes, mas enviará emigrantes para os países vizinhos. Essa pressão demográfica está expressa no Paraguai, onde os números são muito diversos, mas onde se considera que há 200.000 brasileiros legalizados e até 500.000 ilegais. Por isso, o português é tão falado.
Nem a proposito, hoje foi anunciado isto:
http://www.bsbnews.com/?cod_categoria=7&cod_materia=9802O mercado de remessas de emigrantes encontra-se em nítida expansão em todo o
mundo. Atualmente, mais de 2 milhões de brasileiros residem no exterior,
distribuídos em 30 países, notadamente nos Estados Unidos (800 mil emigrantes),
Paraguai (460 mil), Japão (200 mil) e Portugal (80 mil). Os demais países dos
diversos continentes respondem por 23% do total de brasileiros não-residentes,
segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE/2000).
Só o facto de poder haver até 10% de população brasileira no Paraguai, já justifica os dados que lhe passei. Além disso, eu nunca fui ao Paraguai, (disseram-me que precisava de visto, porque não sou cidadão brasileiro) mas cheguei à fronteira. A impressão com que fiquei de falar com as pessoas é a de que do outro lado da fronteira, não há quase paraguaios nenhums. E os que há, também falam português. Ao contrario, Ferrol, em Foz do Iguaçú, não ouvi ninguém falar castelhano.
Eu não preciso de enlaces, porque eu vi!!!
De qualquer forma, os dados de que falo estão disponíveis nas páginas do Ministério das Relações Exteriores. Se você não gosta dos dados, pode queixar-se a:
Ministério das relações exteriores
Esplanada dos ministérios
Brasilia, Distrito Federal
Brasil
===
Sobre a Censura ao discurso do presidente brasileiro
Escúseme o mister se non lle pregunto por un enlace de comprobación, que me da vergoña... Desde logo, como imaxinación ten dabondo...
By all means my dear Ferrol, by all means

Ciento ochenta países decidieron, en la última Asamblea General de la ONU, que España formara parte del Consejo de Seguridad de este importante organismo mundial. Formado por 15 países, cinco de ellos permanentes, este Consejo es el que toma las decisiones relativas a la paz y seguridad mundiales. Durante los próximos dos años, España tendrá voz y voto en temas tan delicados como Irak, el conflicto de Oriente Medio o el problema del futuro del Sáhara Occidental[...]
Es la cuarta vez que España entra en el Consejo de Seguridad de la ONU (las anteriores veces fueron en los años 1969-70, 1981-82, 1993-94)
Por amor de Deus Ferrol, eu gosto de pensar que as pessoas com quem discuto os temas, entendem do que estão a falar:
Você vive em que mundo?
Como é obvio, eu falo de um lugar permanente no Conselho de Segurança, não de um dos lugares móveis, que também Portugal já ocupou.
Está a ver...
Os enlaces só lhe fazem perder tempo.
Estude, leia e analise com racionalidade, antes de responder. Todos ganhamos com isso homem.
Serán os que emprega vostede no foro de defensa.org, no que aínda non se lle leu en portugués...
Desculpe, não entendi!
Eu nesse forum, sempre tentei falar em castellano, para que me entendessem. Como já disse acima, eu respeito as pessoas, e tento fazer-me entender. Mas as minhas ideias são as que são. Quanto a questões peninsulares, sou absolutamente inflexível quando se trata de questões históricas, quando os Castelhanos, impõem os seus mitos e as suas mentiras para justificar a existência de Espanha.
Há coisas que os portugueses têm a obrigação de dizer e afirmar. Mesmo que seja desagradável. Eu não sou politicamente correcto.
Azar!
With my best regardsPS:
Agora sí que fala coma o conta-contos...O señor de Vasconcelos foi un dos que levaron a Portugal a Europa, un home que creu na Unión Europea como medio de sacar a Portugal dos últimos postos de Europa, e ó que lle hai que agradecer moito en Portugal.
Por favor Ferrol, estude um pouquinho de História se quer discutir connosco, isso impedia-o de cair no ridiculo de dizer no "Defesa Brasil" que Miguel Vasconcelos, o defenestrado em 1640, fez muita coisa pela adesão de Portugal à União Europeia.
Tenha dó de nós todos Ferrol.
Se você continua assim,o pessoal morre todo de ataque de riso

A História só é um "conto" enquanto você não a conhecer.