Turquia faz pouco caso do sucesso de livro de Hitler

  • 0 Respostas
  • 1458 Visualizações
*

J.Ricardo

  • Perito
  • **
  • 307
  • +0/-0
Turquia faz pouco caso do sucesso de livro de Hitler
« em: Março 29, 2005, 01:29:28 pm »
28/03/2005 - 17h56
Turquia faz pouco caso do sucesso de livro de Hitler


ANCARA (Reuters) - O governo turco fez pouco caso, na segunda-feira, do grande aumento nas vendas do livro anti-semita "Mein Kampf" ("Minha Luta"), de Adolf Hitler, e afirmou que não há racistas no país de maioria muçulmana.

As livrarias turcas dizem que nos últimos dois meses "Mein Kampf" (ou "Kavgam", em turco) esteve entre os dez livros mais vendidos do país, para a consternação da pequena comunidade judaica da Turquia e da embaixada alemã em Ancara.

Solicitado a comentar o fenômeno, um porta-voz do governo, Cemil Cicek, respondeu: "Não podemos permitir o preconceito contra pessoas por pertencerem a determinada raça."

"Nunca tivemos tal atitude em nossa cultura ou nossa história, e não a temos agora. Não é possível às pessoas escolher a raça à qual pertencem. A posição da sociedade turca com relação a essa questão é clara. Não existe racismo neste país."

Reservadamente, autoridades locais dizem que a Turquia é um país livre cujo governo não pode ditar o que as pessoas optam por ler. Pelo menos duas versões novas de "Mein Kampf" em turco estão à venda em edições de capa mole.

O anti-semitismo tradicionalmente é fraco na Turquia, país muçulmano, mas secular, que nos últimos anos estabeleceu laços de segurança estreitos com Israel.

O Império Turco Otomano ofereceu refúgio a judeus e outras minorias que fugiam da perseguição na Europa desde a época da Santa Inquisição espanhola.

Analistas políticos dizem que as vendas de "Mein Kampf" provavelmente refletem o crescente nacionalismo e sentimento antiamericano, mais do que o anti-semitismo ou o apoio específico a Hitler e suas idéias.

Muitos turcos temem que seu país esteja sendo obrigado a fazer concessões demais à União Européia enquanto se prepara para o início, ainda este ano, das conversações com vista a sua muitas vezes adiada entrada no bloco europeu.

Também existe um sentimento largamente difundido de repúdio à ocupação americana do vizinho Iraque.

O livro que atualmente é o maior best-seller da Turquia, superando "Mein Kampf", é "Metal Storm" (Tempestade de Metal), sobre uma invasão norte-americana ao país. O herói turco vinga sua pátria, destruindo Washington com uma arma nuclear.
 

 

Sobre as vantagens e desvantagens da Turquia na UE

Iniciado por mamifero

Respostas: 6
Visualizações: 6611
Última mensagem Fevereiro 04, 2006, 02:58:46 pm
por Cabeça de Martelo
UE: Vaticano favorável à entrada da Turquia

Iniciado por comanche

Respostas: 11
Visualizações: 3360
Última mensagem Junho 28, 2007, 10:26:04 pm
por SSK
Maçonaria em plena acção - Turquia

Iniciado por casimir

Respostas: 5
Visualizações: 1231
Última mensagem Janeiro 21, 2010, 05:20:55 pm
por Luso
Feira do Livro Electrónico com 300.000 obras grátis

Iniciado por Marauder

Respostas: 3
Visualizações: 1517
Última mensagem Junho 30, 2006, 11:24:35 am
por Doctor Z
José Esteves reabre caso Camarate com novo video explosivo

Iniciado por Sertorio

Respostas: 10
Visualizações: 3159
Última mensagem Setembro 09, 2013, 08:48:35 pm
por mafarrico