Doença misteriosa já matou 93 em Angola
Sintomas são semelhantes aos do vírus Ebola
Pelo menos 93 pessoas morreram nos últimos cinco meses em Angola, vítimas de uma ainda não identificada febre hemorrágica, informaram autoridades sanitárias do país.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) diz estar perplexa com as caracterítsicas do surto, que afeta principalmente crianças com menos de cinco anos.
Os sintomas da doença incluem vômitos, evacuação de sangue e febre e são semelhantes aos do vírus Ebola, segundo a OMS.
O governo de Angola enviou amostras de sangue para novas análises no Centro de Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, depois de um laboratório no Senegal ter excluído várias doenças como a causa das mortes.
Os resultados devem sair até o início da próxima semana.
O mistério é maior porque, apesar de ser semelhante ao Ebola, a doença vem afetando mais crianças - enquanto o Ebola afeta mais adultos.
De acordo com a OMS, de cada cinco casos da doença misteriosa, quatro são em crianças.
O vice-ministro da Saúde de Angola, José Van Dunem, disse que o hospital na cidade de Uige registrou a ocorrência de 101 casos da doença.
Dessas pessoas, 93 morreram e duas fugiram do hospital sem terem recebido alta, segundo ele.
A OMS sugere que pode haver dúvidas sobre os dados fornecidos e que algumas das mortes podem ser atribuídas a outras doenças