Hoje à tarde, ao acompanhar as notícias da catástrofe no Índico através dos canais noticiosos, ocorreu-me o seguinte: porque não deslocar porta-aviões e porta-helicópteros para a zona (sei lá, pró Golfo de Bengala) e colocá-los ao serviço das equipas de busca e resgate e das equipas de ajuda humanitária? Seriam uma excelente ferramenta de auxílio, ao largo das zonas mais afectadas. Nomeadamente os helicópteros poderiam partir a qualquer altura para missões de busca e salvamento e encaminhamento de bens de 1ª necessidade para as populações isoladas e carenciadas, designadamente no Sri Lanka e em Sumatra, e fornecimento de combustível aos meios de socorro terrestres. Segundo consta, há pouco hélis disponíveis nos países afectados para cobrir zonas tão vastas de território.
Já sei o que estão a pensar: "Olha este a sonhar acordado!". Eu só acho que seria possível fazer isto. Os EUA têm meios militares que podem acudir às populações civis em caso de catástrofe. O USS Constellation está no Golfo Pérsico, o USS Abraham Lincoln está em trânsito da Austrália para o Golfo Pérsico e o USS Kitty Hawk parece que anda em exercícios ao sul do Japão. Será tão irrealista utilizar estas extraordinárias plataformas flutuantes para levar ajuda, esperança e vida em vez de só servirem para projectar poder militar, destruição e morte?
E o mesmo vale para os navios de assalto anfíbio (LHAs e LHDs) das classes Tarawa e Wasp) que poderiam funcionar igualmente como pistas flutuantes para o envio de ajuda através das dezenas de hélis que transportam a bordo.
Bom ano novo para todos. Sejamos mais solidários em 2005.