Substituição da G3

• 2975 Respostas
  • 952257 Visualizações
*

alphaiate

• Membro
  • *
  • 196
  • Recebeu: 21 vez(es)
  • Enviou: 3 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #660 em: Janeiro 17, 2008, 07:38:44 pm »
Depende de quantidades a serem compradas, acho eu. Até porque em caso de produção tenho muitas duvidas que a HK deixe-nos vender a quem quer que seja... O concurso da arma ligeira é para quantas mesmo?

ora ai esta o grande problema... é que g3's... produzimos bastantes... aqui creio que serão quantidades mais limitadas.

depois vejo outra questão... nos armas 7,62 creio que ainda teremos muitas cobertas de lubrificante que nunca deram um tiro, ou seja justifica-se a 417? e mesmo a 416 não implicaria uma variedade de produção de uma variedade de modelos muito grande? tornando a produção de cada um deles irrisoria, ou ficariamos limitados a uma configuração?
« Última modificação: Janeiro 17, 2008, 07:42:02 pm por alphaiate »

*

Eurico Viegas

• 176
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #661 em: Janeiro 17, 2008, 07:39:42 pm »
Citação de: "Garcia"
Segundo o que eu consegui perceber do funcionamento da H&K416 uma vantagem é que o cano ao fazer sucessivos disparos continua razoavelmente frio, evitando assim alguns problemas no disparo e que algumas peças se desgastem muito rapidamente. A 416 funciona através de gaz directo ao contrario da G36 e m4 que faz com que o tiro seje mais preciso ( julgo eu). a arma em questao é feita com carbono que torna a arma mais leve e resistente e funciona bem em ambientes com lama, areias, e água. a 416 é uma arma com base na M16 e M4 que foi alterada de forma a resolver alguns problemas. é uma carabina que será utilizada pelas forças especiais dos EU.

(se por acaso disse barbaridades ou expliquei mal, peço desde já imensa desculpa e que me corrijam, estou aqui para aprender).  :lol:

Não leve a mal, mas:

-a M4 é que funciona a gás directo, a G36 e a HK416 funcionam por pistão;

-essa do carbono... Bem, o corpo da G36 é em polimero, mas tenho muitas duvidas que o corpo da HK416 tambem o seja.
disce quasi semper victurus, vive quasi cras moriturus

*

Eurico Viegas

• 176
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #662 em: Janeiro 17, 2008, 07:43:36 pm »
Citação de: "alphaiate"
ora ai esta o grande problema... é que g3's... produzimos bastantes...

Doutro prisma: é mais barato produzir a HK416 ou a G36?
(esta discussão é puramente académica, não estou a ver a HK concorrer com duas armas distintas....)

*

Garcia

• Membro
  • *
  • 140
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #663 em: Janeiro 17, 2008, 07:44:03 pm »
Ah pronto brigado, nao tinha a certeza do funcionamento tava em dúvida mas obrigado pela correçao.  :arrow: http://www.hkpro.com/hk416.htm

*

Black

• 9
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #664 em: Janeiro 17, 2008, 07:47:16 pm »
Não leve a mal, mas:

-a M4 é que funciona a gás directo, a G36 e a HK416 funcionam por pistão;

-essa do carbono... Bem, o corpo da G36 é em polimero, mas tenho muitas duvidas que o corpo da HK416 tambem o seja.

Eu encontrei isto no site da H&K: "Gas operated" http://www.hecklerkoch-usa.com/le_hk416_specs.html

*

Eurico Viegas

• 176
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #665 em: Janeiro 17, 2008, 07:51:06 pm »
Citação de: "Black"
Eu encontrei isto no site da H&K: "Gas operated" http://www.hecklerkoch-usa.com/le_hk416_specs.html

Sim, o pistão é impulsionado por gás.

*

ricardonunes

• Investigador
  • 5381
  • Recebeu: 531 vez(es)
  • Enviou: 106 vez(es)
  • +593/-9194
(sem assunto)
« Responder #666 em: Janeiro 17, 2008, 07:53:31 pm »

HK-416

Mehmetcik-1 (With some other Turkish made Snipers etc)

MKEK of Turkey, has stated that there has been cooperation with H&K (The German company which manufactures the HK-416) regarding the ergonomics of the rifle design. The bolts, mechanism etc are a Turkish design.

fonte
Potius mori quam foedari

*

alphaiate

• Membro
  • *
  • 196
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #667 em: Janeiro 17, 2008, 07:58:30 pm »
realmente, carissimo Eurico Viegas, sou da sua opinião! Não creio que possa acontecer!

mas então de um ponto de vista académico, seria mais vantajosa a utilização da g36 com os seu carregadores proprios, ou da hk 416 com os seus STANAG, ou até mesmo a conversão da g36 (que é esequivel) para carregadores tipo m16?

*

Eurico Viegas

• 176
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #668 em: Janeiro 17, 2008, 08:02:26 pm »
Ricardo, apesar da imprensa Turca afirmar que é tudo "Turkish design", certamente concordará comigo que eles não reinventaram a roda no que diz respeito ao mecanismo... Ou é gás directo ou é pistão...
Nos bolts eles podem inventar o que quiserem, mas duvido que o mecanismo não seja, vá, "conhecido".

*

Garcia

• Membro
  • *
  • 140
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #669 em: Janeiro 17, 2008, 08:04:54 pm »
Se o Sr. alphaiate me permitir responder tambem á pergunta acho que seria mior os carregadores proprios da G36.

*

Luso

• Investigador
  • 8827
  • Recebeu: 1858 vez(es)
  • Enviou: 816 vez(es)
  • +1078/-10460
(sem assunto)
« Responder #670 em: Janeiro 17, 2008, 08:09:26 pm »
Citação de: "Garcia"
Segundo o que eu consegui perceber do funcionamento da H&K416 uma vantagem é que o cano ao fazer sucessivos disparos continua razoavelmente frio, evitando assim alguns problemas no disparo e que algumas peças se desgastem muito rapidamente. A 416 funciona através de gaz directo ao contrario da G36 e m4 que faz com que o tiro seje mais preciso ( julgo eu). a arma em questao é feita com carbono que torna a arma mais leve e resistente e funciona bem em ambientes com lama, areias, e água. a 416 é uma arma com base na M16 e M4 que foi alterada de forma a resolver alguns problemas. é uma carabina que será utilizada pelas forças especiais dos EU.

(se por acaso disse barbaridades ou expliquei mal, peço desde já imensa desculpa e que me corrijam, estou aqui para aprender).  :wink:
Fica esta explicação para memória futura.

1 - A temperatura do cano depende de diversos factores. Para o mesmo número de disparos efectuados com a mesma cadência e do mesmo tipo de projéctil, propelente e escorva, a temperatura pode variar em função da massa aquecida (um cano grosso demora mais tempo a aquecer); superfície de refrigeração (um cano grosso, com aletas para aumento de área de contacto com o ar, "flutes" ou até acabamento a jacto abrasivo aquece mais devegar com outro com ou sem estas características) o acabamento das estrias (as estrias rugosas aumentam o atrito); o material - um cano de cerâmica não transmite tanto calor.

2 - A HK 416 e HK G36 funcionam ambas pelo impacto de um pistão num percurso curto, ou seja, o pistão recebe o impulso dos gases em expansão, transmitindo essa energia para o carro do ferrolho através de uma pancada (como uma tacada de bilhar). O pistão não está fixo ao carro do ferrolho (como na Stgw90 ou AK47, por exemplo).

G36K

416 http://www.hkpro.com/hk416.htm

A vantagem deste tipo de armas em relação às de accionamento por gases (que "cospem" o carro do ferrolho para trás) é que os gases quentes e sujos não passam para o interior do chassis dos mecanismos, trapalhando o funcionamento e retirando a têmpera dos aços e/ou a forma de alguns componentes sintéticos.

Fala-se que o pistão induz comportamentos que atrapalham a consistência vibratória do cano, levando a imprecisão de tiro, o que não está de todo demonstrado mas teóricamente é lógico. Aumentam também ligeiramente o peso da arma (que no entanto é aligeirado noutros componentes menos críticos).

Uma vantagem do sistema FN SCAR é ser eventualemente capaz de reduzir o efeito de vibração no cano, ao fazer com que os gases sejam cuspidos para uma extensão do carro do ferrolho colocado no exterior, carro e extensão essa que podem não entrar em contacto directo com o cano se a coisa estiver bem feita e se o carro do ferrolho estiver bem apoiado no chassis. Na prática é accionamento directo por gases (tal como na M16) mas sem sujar ou "queimar" o interior. O que é óptimo!  :mrgreen:

Ora aqui está a melhor coisa desde a pasta de dentes às riscas...

« Última modificação: Janeiro 17, 2008, 08:13:10 pm por Luso »
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...

*

ricardonunes

• Investigador
  • 5381
  • Recebeu: 531 vez(es)
  • Enviou: 106 vez(es)
  • +593/-9194
(sem assunto)
« Responder #671 em: Janeiro 17, 2008, 08:10:13 pm »
Citação de: "Eurico Viegas"
Ricardo, apesar da imprensa Turca afirmar que é tudo "Turkish design", certamente concordará comigo que eles não reinventaram a roda no que diz respeito ao mecanismo... Ou é gás directo ou é pistão...
Nos bolts eles podem inventar o que quiserem, mas duvido que o mecanismo não seja, vá, "conhecido".

Só vendo, é que se poderá saber o que é que os Turcos estão a produzir.

Segundo o postador das fotos, no site que indiquei (forum), ele diz que vai tentar colocar fotos do mecanismo, é uma questão de esperar, para ver o design Turco  :roll:
Potius mori quam foedari

*

Eurico Viegas

• 176
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #672 em: Janeiro 17, 2008, 08:10:19 pm »
Citação de: "alphaiate"
realmente, carissimo Eurico Viegas, sou da sua opinião! Não creio que possa acontecer!

mas então de um ponto de vista académico, seria mais vantajosa a utilização da g36 com os seu carregadores proprios, ou da hk 416 com os seus STANAG, ou até mesmo a conversão da g36 (que é esequivel) para carregadores tipo m16?

Os carregadores plásticos sempre têm a vantagem de permitir o transporte de mais carregadores "prontos", i.e., sem necessidade de retirar da bandoleira. Tambem serão mais leves que os STANAGs, pelo menos teoricamente (posso estar redondamente enganado).
É uma questão de ver a proposta da parte da HK.

Anteriormente afirmei que não via a HK concorrer com duas armas distintas, mas estava enganado: no concurso norueguês eles apresentaram a HK416/417 e a G36... Para quem souber ler norueguês, fica este artigo http://www.fofo.no/forsvaretsforum.no/Kaliberkrigen.-mwZbW2A.ips(quem como eu não souber pode ver as fotos :D )

*

alphaiate

• Membro
  • *
  • 196
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #673 em: Janeiro 17, 2008, 08:13:41 pm »
eu sinceramente vejo a g36 como uma arma mais adequada para forças regulares do que a hk416, embora possa estar completamente errado!

*

Garcia

• Membro
  • *
  • 140
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #674 em: Janeiro 17, 2008, 08:15:35 pm »
Obrigado Luso, todo muito bem explicado  :D