Caro paisano
Eu não penso que haja má vontade para com os irmãos brasileiros. É provável que possa haver elementos xenófobos, mas que no passado hostilizaram os emigrantes africanos, depois os brasileiros e agora os de leste. Racistas e xenófobos sempre os houve e maioritariamente das classes mais desfavorecidas, que acreditam que os emigrantes lhes vêm tirar o emprego. Puro erro, está aliás demonstrado que os emigrantes, em 2003, deram um grande contributo para o PIB.
Não sei se já veio a Portugal, mas se já veio ou vier recentemente, há-de reparar que em quase todos os estratos loborais, existem brasileiros a trabalhar, e são sempre bem aceites. Eu, por exemplo, adoro o sotaque, tão doce, do português falado no Brasil. Eu tenho uma empregada brasileira, em quem deposito uma confiança cega, e que já esteve emigrada nos EUA, mas que veio para Portugal porque o marido prefere estar cá que nos States. Está a família toda, irmãos, cunhados, sobrinhos, só os pais estão no Brasil. Eu próprio, tenho um tio e um primo que não conheço em Goiania. Penso que o "mito" da má vontade enraiza na disputa dos dentistas e também no facto de que em determinada altura, grande parte da emigração que veio do Brasil, ser de estratos marginais, que só queriam usar Portugal como de transição para os EUA. Eram quase todos trabalhadores da construção civíl ou até usados como rurais. Mas em relação ao grosso dos portugueses, pelo menos os que eu conheço e conheço de vários estratos, a receptividade em relação aos brasileiros é boa.
Agora, ovelhas ranhosas existem em todos os lados, quer entre os portugueses, quer entre os brasileiros. E a "burrocracia" atinge todos, é uma "burrocracia" democrática.
Por isso, quando quizer, pode vir a Portugal que será bem recebido e a minha casa será a sua. Vai descubrir um país que muito o surpreenderá, pela positiva, espero eu. O Portugal de hoje, é muito diferente do Portugal que os brasileiros conhecem de histórias que ouviam contar quando eram pequenos. E Lisboa é a cidade mais linda da Europa e uma das mais bonitas do Mundo, embora o Santanaz tivesse tentado destruí-la.
Um abraço