E esta é para o caro amigo papatango, então que tem a dizer da co-incineração na Arrábida, aprovada e já a ser realizada, em SEGREDO, pelos belos nossos (ainda) governantes, hummmmmm...
As minhas criticas são por definição apartidárias. Portanto, evidentemente, as opções (diga-se mal explicadas) do actual ministério, mandando co-incinerar lixo, como combustível, sem se saber, é criticável.
Mas segundo parece, as noticias vindas a lume na imprensa, eram mentira.
No entanto, esclareço uma questão, para que não haja dúvidas.
A minha oposição á co-incineração é, evidentemente decorrente do facto de viver a apenas alguns quilometros da Sécil, e do parque natural da Arrábida.
No entanto, e embora em Setubal, estejamos sobrecarregados de industrias poluentes, e no resto do país haja a tendência a achar que como já estamos habituados á poluição - infectados por infectados, os setubalenses já não notam - tanto faz mais uma fábrica a queimar e intoxicar as pessoas, eu não sou fundamentalista.
Mesmo sendo a situação a que é, eu não sou contra a co-incineração apenas por ser.
Temos que fazer alguma coisa aos residuos. E se a queima for a solução, então que se queimem, mesmo que seja na Arrábida, no meio de um parque natural, por muito absurdo que isso seja, e nos transforme na chacota de meio mundo, por termos parques naturais e áreas reservadas, onde queimamos residuos.
O problema é outro.
O problema é a forma criminosa como o ministério do ambiente do Sr. José Sócrates, tratou a questão da co-incineração, mentindo despudoradamente aos portugueses sobre a questão, misturando os tipos de residuos a queimar, e transformando vários problemas num só, para esconder a M#$%& que Sócrates aprovou.
Há vários tipos de resíduos, com diferentes tipos de toxicidade. Há residuos tóxicos que até podem, ser incinerados, mas há outros, que levantam problemas terríveis.
Segundo relatórios das organizações ambientais - NÃO CONTESTADOS - vários tipos de dioxinas por exemplo., não são destruidas pelo fogo, são apenas espalhadas pela atmosfera. A co-incineração não resolve o problema, apenas o esconde, dissolvendo-o no ar.
Toda a gente ouviu falar nos famosos "Filtros de manga" que é suposto evitarem a passagem desses resíduos para a atmosfera.
Foi criada uma comissão de "Sábios" para determinar onde se faría essa co-incineração dos residuos de maior tóxicidade. A comissão de Sábios decidiu que sería em Setubal.
Sabe porquê em Setubal?
Por causa de uma certificação ISO da fábrica da Sécil no Outão.
Sabe o que é que faz a fábrica ter essa certificação ISO?
Um sistema documental de controle de qualidade, que permite em caso de acidente ou de erro na producção, encontrar a fonte de erro e evitar que o problema ocorra novamente.
OS NOSSOS SÁBIOS DISSERAM QUE EM CASO DE ACIDENTE, SE SETUBAL FOR INFECTADA POR DIOXINAS, A SÉCIL PODE EVITAR QUE O ACIDENTE OCORRA UMA SEGUNDA VEZ POR CAUSA DA CERTIFICAÇÃO ISO.
Do meu ponto de vista, o ministro do ambiente, José Sócrates, é um mentiroso. Mentiu-me a mim, cidadão de Setubal, que estava disposto a ver mais poluição na minha terra, porque o lixo tem que ser tratado em algum lado, e não podemos pura e simplesmente fechar os olhos e desejar que o lixo desapareça.
Mas Sócrates mentiu, quando se tratou da questão dos residuos de alta toxicidade. A unica razão de os queimarem em Setubal, foi porque a fábrica estava documentalmente preparada, com um sistema de controlo de qualidade certificado, que não evita os problemas, apenas consegue detectar a razão das falhas quando elas ocorrem.
PERANTE QUE TRIBUNAL COMPARECERÁ JOSÉ SOCRATES QUANDO AS PESSOAS COMEÇAREM A MORRER?
A SÉCIL VAI RECONHECER O PROBLEMA, SE ISSO IMPLICAR TER QUE PARAR A FÁBRICA E COMPROMETER ENCOMENDAS?
QUANTOS ANOS VÃO PASSAR ATÉ QUE AS CRIANÇAS MALFORMADAS SEJAM DADAS COMO VITIMAS DA POLÍTICA DE JOSÉ SOCRATES?
QUANDO OS NOSSOS TRIBUNAIS, COM O NOSSO EFICIENTE SISTEMA JUDICIAL CHEGAREM A UMA CONCLUSÃO, AS VITIMAS ESTARÃO MORTAS E O RESPONSÁVEL - JOSÉ SOCRATES - JÁ NÃO SERÁ MINISTRO DE COISA NENHUMA, E DIRÁ QUE O GOVERNO DO MOMENTO É QUE É RESPONSÁVEL.
A cidade de Setubal, por razões geográficas, decorrentes de estar "ensanduichada" entre o parque natural da Arrábida e a reserva natural do estuário do Sado, é uma das mais densamente povoadas do país. Ou seja, o numero de habitantes por quilometro quadrado é muito grande. Só em Lisboa e no Porto, se encontram esses níveis de densidade.
As áreas mais densamente povoadas (16.000 a 20.000 pessoas por Km/2) encontram-se a 3 quilometros em linha recta das chaminés da fábrica da Sécil. Quanto maior for a concentração populacional e menor a distância da fonte de poluição (que implica muito maior concentração de resíduos) maior é a probabilidade de ocorrerem problemas.
COMO CIDADÃO, TENHO O DIREITO DE CHAMAR OS BOIS PELOS NOMES.
Como cidadão e residente em Setúbal, considero-me pessoalmente enganado pelo Sr. José Sócrates. Esse senhor mentiu-me, enganou-me, e eu tenho o direito de ficar indignado, e de dizer com todas as letras do alfabeto e da lingua portuguesa:
Para mim, cidadão de Setubal, o Sr. José Sócrates, é um mentiroso !
Cumprimentos