É tão bom que temos 1 fragata operacional
Pois, mas eu entendo perfeitamente algumas críticas que o Almirante referiu e que passaram despercebidas a toda a gente pelos vistos!
Referiu a problemática dos concursos públicos, por exemplo!!!!!!
Provavelmente o P44 desconhece, mas a contratação pública em Portugal é de tal forma complexa, obtusa e arrastada, para não dizer pior, que eu percebo perfeitamente quando refere essa crítica.
Também é a minha maior dor de cabeça a contratação pública a que somos obrigados de lançar, para comprarmos o que quer que seja e que ultrapasse os 5.000€ + IVA!!!!
Vejo muitas vezes notícias do Tribunal de Contas, essa entidade do bem a criticar instituições públicas e até o Governo por não cumprirem as regras da contratação pública!!!!!!
Pois bem, quem seguir as regras como manda o CCP, vai bloquear muitas vezes a instituição que não tem outra saída que esperar meses para que 1 simples concurso público chegue ao fim!!!!!
Então com o PRR é o cúmulo e arriscamos não gastar muito dinheiro por causa da nossa excessiva burocracia e justiça da Idade Média!!!!!!
Nós temos 2 candidaturas do PRR para executar, aprovadas em Dezembro de 2023, com período de execução obrigatório de 1 de Janeiro de 2024 até 31 de Dezembro de 2025!!!!!
São 2,66 milhões de euros + IVA. Vamos em meados de Outubro, já passou quase um ano e ainda não recebemos sequer o adiantamento de 30% do valor como manda o regulamento!!!!
Mas para cúmulo, somos incomodados quase todas as semanas pelo IGEFE e pelo Ministério da Educação (DGESTE) a questionar se já lançamos os concursos públicos (ao que respondemos negativamente) e somos questionados logo de seguida o motivo de não termos ainda avançado!!!!! Tenho de explicar que nem eu nem a instituição tem tais montantes disponíveis para comprometer-se avançar com os concursos públicos, a não ser que a pessoa que me questiona faça o favor de emprestar o dinheiro

Todo o PRR está neste estado, não há dinheiro para mexer uma palha!!!!!!
E eu temo que quando o dinheiro chegar, já não virá a tempo de executarmos ambas as candidaturas, tal o arrastar de prazos por parte de quem nos desgoverna!!!!! Então as Câmaras estão aflitas, têem dezenas de candidaturas à espera de dinheiro do PRR para avançar e....... têem eleições daqui a 1 ano

Agora a aberração da contratação, ainda para mais com instituições minúsculas como a nossa.......
Imagine que tem o servidor com todas as aplicações da instituição e este dá o berro!!!!! O que faz o P44? Viola o CCP e tenta logo resolver o mais rápido possível o problema ou cumpre escrupulosamente com o CCP, como pede o Tribunal de Contas, se a compra ultrapassar 75.000€ + IVA vai esperar pelo menos 2 meses e rezar para que nenhum fornecedor reclame e impugne em tribunal um concurso, o que pode arrastar-se por anos......... se custar menos de 75.000€ vai conseguir concluír, se correr tudo bem, o concurso em 1 mês, mas entretanto, toda a instituição que dependia desse servidor, vai ficar 1 mês sem poder ter acesso ao sistema... .. mais o tempo que a nova empresa vai demorar a resolver o problema.......
Imagine o caso da saúde!!!!! Quer comprar equipamentos urgentes e....... tem de esperar semanas ou meses........
Está a ver o imbróglio!? E só para explicar que o visto do Tribunal de Contas está a demorar pelo menos 2 meses a ser atribuído!!!!! Some estes prazos todos e veja a desgraça de quem está no terreno e tem de resolver problemas e sem ter forma de, a não ser que não cumpra o CCP!!!!!!
O caso do INEM é outro exemplo, a actual Ministra da Saúde nunca mais assinava o concurso público para garantir que o INEM tinha os helicópteros mínimos para as emergências.......... o Presidente do INEM decidiu arriscar a prolongar o voo dos helis e foi acusado que violou o CCP....... mas se ele tivesse cumprido, o INEM ía ficar meses sem helicópteros!!!!!!!!
Quem está habituado a fazer coisas, depara-se com problemas inimagináveis ao comum dos mortais e que não são apelativos para a Comunicação Social........ para esta é muito mais aliciante alguém que não cumpriu a lei para evitar que a sua instituição parasse!!!!
Obviamente que a corrupção é outro capítulo à parte!!!!!!