Marinha assinala feito de Vasco da Gama numa cidade sem mar
"O Dia da Marinha", que se estende por mais de uma semana, está já em marcha em Coimbra. Pela primeira vez, a Armada assinala o feito de Vasco da Gama numa cidade sem mar.
De 11, este sábado, até dia 19, há um ror de atividades, náuticas e terrestres, para toda a família, para mostrar de que é feita a Marinha portuguesa. Cerca de mil militares vão participar nas festividades do "Dia da Marinha", que assinala, no calendário, a 20 de maio, o feito de Vasco da Gama que, neste dia, em 1498, ligou, por via marítima, a Europa ao Oriente, com a chegada a Calecute, na Índia.
A celebração é um pretexto para proporcionar aos portugueses a oportunidade de conhecerem e contactarem com a Marinha. Durante os próximos dias, em Coimbra, e também na Figueira da Foz, há inúmeras atividades, para todos e para gostos variados.
Um dos pontos quentes das festividades da Marinha é o Parque Verde do Mondego, que acolhe uma exposição de meios da Armada. Será possível, ainda, fazer batismos de mergulho ou ter uma experiência de realidade virtual, em simuladores de voo e de navegação. Esta manhã, à chegada ao local, dois fuzileiros fizeram-se à água para resgatar um jovem que terá ido nadar após uma noite de diversão.
Na linha digital, destaque para a exposição interativa sobre as atividades da Marinha, que estará presente no Pavilhão Centro de Portugal. A Praça da Canção é outro dos locais a estar atento. Batismos de rio nas lanchas anfíbias e embarcações do Instituto de Socorros a Náufragos e da Polícia Marítima são algumas das atividades com partida deste local.
As comemorações terminam no dia 19 de maio com a Cerimónia Religiosa na Igreja de Santa Cruz, seguida pela Cerimónia Militar na Avenida Emídio Navarro, pelas 11 horas e que culminará com demonstração de capacidades no Rio Mondego às 12 horas. Durante estes dias, como já aconteceu este sábado, se ouvir música ao sair de casa, não se surpreenda. É a Banda da Armada, que vai participar em vários eventos musicais pela cidade de Coimbra.
O "Dia da Marinha" não se fica pela cidade de Coimbra. Porque há meios que só em mar podem ser vistos, de 11 a 19 maio, haverá navios abertos a visitas no cais Comercial do Porto da Figueira da Foz, das 10 às 12 horas e das 14 às 19 horas.
Em Lisboa estarão abertos, gratuitamente, ao público nos dias 18, 19 e 20 de maio o Museu de Marinha, o Aquário Vasco da Gama e o Planetário Calouste Gulbenkian. A Fragata D. Fernando II e Glória vai estar em Cacilhas, para ser visitada.
https://www.jn.pt/nacional/interior/marinha-assinala-feito-de-vasco-da-gama-numa-cidade-sem-mar-10887830.html?fbclid=IwAR3M0_qlgbXrS9jyb07WoRnYv15ZkW8w-lhxG5hMtaR4HbH0SOO30rU8Ops