Sagres recebe o “Boston Teapot Trophy”Quinta, 26 Novembro 2009 00:00
O Capitão-de-Fragata Proença Mendes, Comandante do NRP "Sagres", recebeu no passado dia 21 de Novembro durante a "Sail Training International & Tall Ships Conference 2009" que se realizou em Istambul, o prestigiado "Boston Teapot Trophy", que é atribuído ao navio que anualmente percorrer, à vela, a maior distância num período de 124 horas seguidas (5 dias e 4 horas). Este troféu é atribuído desde 1964, sendo esta a primeira vez que distingue um navio português.
Foi durante a regata de grandes veleiros de travessia do Atlântico Norte entre Halifax (Canadá) e Belfast (Irlanda do Norte) que o navio concorreu ao "Boston Teapot Trophy", entrando na sua restrita lista de vencedores com uma distancia de 1230 milhas marítimas percorridas à vela entre as 20:00 de dia 31 de Julho e 24:00 de dia 5 de Agosto.
Embora tenha navegado a uma velocidade média de 10 nós, o navio atingiu 16,5 nós sob condições de muito mau tempo, com vento que ultrapassou os 50 nós e ondas que atingiram os 9 metros.
A "Sagres" é uma barca de três mastros com uma área vélica de 2000 m2, 89 m de comprimento, 45.5 m de altura de mastros e 1900 toneladas de deslocamento, e contou para esta missão com uma guarnição de 191 militares, incluindo 35 cadetes da Escola Naval e 13 cadetes e oficiais convidados de Marinhas estrangeiras (África do Sul, Alemanha, Angola, Brasil, Canadá, Cabo Verde, Espanha, EUA, França, Moçambique, Reino Unido, Tunísia, e Turquia).
Saiba mais sobre esta e outras viagens em
http://sagres.marinha.pt/http://www.revistademarinha.com/index.p ... Itemid=290 Corte Real ganha prémio da IMOQuinta, 19 Novembro 2009 00:00
A IMO - International Maritime Organization, após decisão unânime do seu Conselho Geral, decidiu atribuir á guarnição do N.R.P. "Corte Real" o certificado IMO Award for Exceptional Bravery at Sea. Esta distinção surge em reconhecimento pelos serviços excepcionais prestados ao transporte maritimo, e a toda a humanidade, por aquela unidade naval Portuguesa durante a sua recente permanência no Golfo de Aden, ao largo das costas da Somália.
A cerimónia de entrega deste galardão ao C.m.g. Gonçalves Alexandre , comandante da fragata "Corte Real", terá lugar na sede da IMO, em Londres, na próxima 2ª feira, dia 23 de Novembro. Na mesma ocasião serão entregues prémios semelhantes aos comandantes das outras unidades navais que serviram recentemente naquela área, pois no ano em curso o prémio reveste-se de natureza colectiva.
Á guarnição da fragata "Corte Real" e ao seu Comamndante, e a toda a Armada de que é parte, a "Revista de Marinha" envia sinceros parabens, certa de que é acompanhada por todos os Portugueses que se orgulham do excelente comportamento que os nossos navios tem tido no combate ao flagelo que é a moderna pirataria.
http://www.revistademarinha.com/index.p ... Itemid=290