Pereira Marques escreveu:
A minha opinião vale o que vale...i.e. nada ...mas o equipamento militar tem necessariamente de se adaptar à legislação "civil"? Se não, por exemplo, a esmagadora maioria dos caça-bombardeiros cumpre as leis do ruído? Não me parece...Os Carros de Combate cumprem as leis comunitárias em termos de emissão de CO2? Não me parece...
Por vezes têm que se adaptar à legislação vigente em diversos países, sob pena de não poderem operar neles em tempo de paz.
Por exemplo, as unidades do exército ou Marines dos estados Unidos que efectuem exercíciospor exemplo na Europa, têm de ser descontaminadas antes do reembarque para os States, devido a uma imposição do departamento de Agricultura, por causa da possivel importação de insectos, larvas etc...
Do mesmo modo, existe um problema com a nossa frota de C 130, que não pode operar na Europa sem uma actualização da qual não percebo nada. No caso dos reabastecedores de casco simples, eles vão operar até ao fim da sua vida útil, sendo as novas construções construídas com casco duplo. No caso dos inglese, eles vão abater o resto da classe River devido à idade e redução da restante frota, não nos afectando.