Angoche

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Luso

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Angoche
« em: Novembro 16, 2004, 09:30:14 pm »
Para não abandalhar outro tópico também interessante, pergunto o que nos sabem dizer os nossos amigos sobre o navio Angoche?

Li algures que várias alternativas poderiam explicar o desaparecimento da tripulação:

- Erro de cálculo de tripulação de submarino sul-africano que terá abordado o navio (????)

- Rapto por russos ou chineses.

Lembro-me também que nessa obra (velhinha, de setenta e muitos?) que Maria Barroso, na altura com cargo governativo teria sido inquida sobre o destino dos tripulantes e que teria apenas dado respostas evasivas.
O que se terá passado?
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

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Luso

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« Responder #1 em: Novembro 16, 2004, 09:38:17 pm »
Peço aos Senhores Moderadores que tenham a amabilidade de transferir este tópico para o mais adequado (história).
As minhas desculpas por este lapso.

Obrigado.
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

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Miguel

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« Responder #2 em: Novembro 16, 2004, 09:41:14 pm »
eu acredito na versao do afundamento por
russos ou chineses, pois imaginam que eles
tivessem visto algo de segredo?
alias o meu pai que estive em angola
chegou me a contar historias de barcos cubanos
a desembarcar material no norte de angola.

tambem houve uma tentativa de desembarque
dos ingleses em mozambique apos o embargo
contra a rhodesia.

emfim todo a gente quis nos saquear!!!

os russos, chineses, cubanos, paises leste, ingleses,
americanos nao se esquecem que o FNLA era apoiado
por eles!

o unico auxilio que tinhamos era a França e Alemanha
ou seija a valha EUROPA :wink:
 

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Luso

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« Responder #3 em: Novembro 16, 2004, 09:50:32 pm »
O Angoche não foi afundado, mas apenas deixado à deriva sem tripulação.

Quanto à Alemanha: tenho grande e sincera admiração por esse país. Que eu saiba, a história recente tem demonstrado que é amiga de Portugal - ou menos traiçoeira que outros.

Quanto à França: forneceu-nos material, é certo, mas também se cobrou bem disso (Allouttes III pagos pelo dobro - triplo do preço).

Os americanos... decisivamente há que repensar a nossa postura em relação a esse povo (que eu também admiro mas que nos tem demonstrado muito pouca lealdade).
Mas nós também deixamos.
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

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Miguel

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« Responder #4 em: Novembro 16, 2004, 09:57:26 pm »
França forneceu:
alouetteIII
Pumas
Noratlas

Submarinos Daphné 4
Fragatas Cdant Riviére 4

Camioes Berliet
Morteiros

Alemanha:
FiatG91R
Dornier DO27

G3
MG3
 

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papatango

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« Responder #5 em: Novembro 16, 2004, 09:58:51 pm »
Devo confessar que para mim o caso Angoche é um completo mistério. Tenho-o no rol de "coisas esquisitas" e afins do "Triangulo das Bermudas". Afinal, tudo faz lembrar o caso do Marie Celeste. Só sobrou o gato.

Cumprimentos


PS: Mudar um tópico para outro lado só pode ser feito pelo administrador. Os moderadores não fazem esses trabalhos braçais :mrgreen:
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
Contra a Estupidez, não temos defesa
https://shorturl.at/bdusk
 

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JoseMFernandes

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« Responder #6 em: Novembro 17, 2004, 12:59:57 pm »
Estaria também muito interessado em saber algo mais sobre o que se passou.Efectivamente o barco foi encontrado sem tripulaçao ao largo de Moçambique, rebocado, examinado pela DGS(ex-pide), mas nada de concreto se soube depois.Pensei que com o 25 de Abril se viesse a ter conhecimento de novos dados, até pelas relaçoes estabelecidas com a Frelimo(que aparentemente saberia algo), mas nada foi divulgado, nem tao pouco o relatorio que a Pide certamente elaborou anteriormente.Alguma discriçao também sobre a carga do navio(muniçoes e eventualmente algum armamento).Lembro-me de durante algum tempo, nomeadamente no periodo pré e pos-independencia se ter falado que tinham sido vistos membros da equipagem numa base  da Frelimo na Tanzania, mas nada se confirmou depois.As hipoteses mais simples(ou menos conspirativas) apontariam para um acto de loucura de algum tripulante, que tivesse morto os seus companheiros e depois se atirasse ao mar, ou coisas desse género(clandestinos a bordo...), e mesmo se seria algo  dificil de crer, haveriam certamente indicios no navio e que teriam sido facilmente detectados pelos inspectores portugueses.Falou-se também noutras possibilidades, como assalto no mar(com ou sem apoio a bordo) incluindo
submarinos, etc...
Como disse estaria interessado em saber mais, e talvez com base em mais alguns dados, fornecidos por membros do Forum, se possa, se nao tirar conclusoes, pelo menos alinhar algumas hipoteses mais sustentadas.
Gostaria tambem de conhecer a existencia de livros, artigos,  ou sites  na net, que pudessem ajudar a relembrar este episodio extremamente intrigante e que merece certamente todo o nosso interesse
 

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Rui Elias

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« Responder #7 em: Dezembro 29, 2005, 12:17:35 pm »
Sabem se depois de ter sido encontrado e inspeccionado, ele voltou a navegar?

E se sim, até quando?

Ou permaneceu inactivo desde esse aparecimento?
 

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Benny

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« Responder #8 em: Janeiro 02, 2006, 02:25:13 pm »
E que tal esta explicação simples:

1º Incêndio a bordo

2º A tripulação abandona o navio precipitadamente

3º O incêndio consome o navio

4º O(s) salva vidas com a tripulação afunda-se

Benny
 

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emarques

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« Responder #9 em: Janeiro 02, 2006, 03:39:51 pm »
É uma possibilidade. Há dias vi um programa no Discovery Channel sobre a pesca de caranguejo no Alasca (supostamente o emprego mais perigoso à face da Terra) e entrevistavam um sobrevivente de um incidente em que o comandante ordenou a evacuação, tendo os meios de salvamento sido activados imediatamente. O tal homem tinha sido o único sobrevivente (e mesmo assim um bocado por sorte), e no dia seguinte a guarda costeira encontrou a embarcação à deriva. Se por acaso o rádio estivesse avariado e o sobrevivente não tivesse dado à costa provavelmente o caso teria sido um desses em que se encontra uma embarcação à deriva e se fica sem saber o que aconteceu aos tripulantes.
Ai que eco que há aqui!
Que eco é?
É o eco que há cá.
Há cá eco, é?!
Há cá eco, há.
 

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JLRC

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« Responder #10 em: Janeiro 02, 2006, 03:43:38 pm »
Citação de: "Benny"
E que tal esta explicação simples:

1º Incêndio a bordo

2º A tripulação abandona o navio precipitadamente

3º O incêndio consome o navio

4º O(s) salva vidas com a tripulação afunda-se

Benny


O navio quando foi encontrado realmente mostrava vestígios de um pequeno incêndio na casa das máquinas. Quanto aos salva-vidas julgo que se encontravam a bordo, portanto se a tripulação abandonou o navio em panico, foi a nado e na altura lembro-me de que se dizia que tinham sido comidos por tubarões... boatos e como se dizia na altura, o boato fere mais que uma arma.
 

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Rui Elias

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« Responder #11 em: Janeiro 06, 2006, 05:01:59 pm »
Eu era muito criança na altura, mas lembro-me de dar na TV, e das pessoas comentarem esse caso.

Mas parece que não havia explicação para o sucedido.
 

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JoseMFernandes

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« Responder #12 em: Fevereiro 11, 2006, 04:01:58 pm »
Desculpem, pois nao se trata de algo especial, mas junto um 'link' referente a uma entrevista de um dos responsaveis da DGS/PIDE (apresentei outras  suas num topico sobre a PIDE "Serviços de informaçao e inteligencia") onde é feita um brevissima referencia ao 'Angoche', a proposito de 'desaparecimentos de ficheiros' mas sem adiantar rigorosamente nada, ou melhor...deixando ainda mais algum 'suspense' se possivel.De qualquer modo e unicamente para 'memoria' aqui fica, esperando eventuais complementos...

http://historiaeciencia.weblog.com.pt/a ... 24854.html
 

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luis filipe silva

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« Responder #13 em: Fevereiro 14, 2006, 01:15:28 am »
Vestígios do "pequeno incêndio", vendo-se a ré totalmente calcinada.

10-Abril-1971*escala o porto de António Enes

22-Abril-1971*Um pedido da Base Militar de Nacala obriga o navio a fazer escala em Nacala. Nessa altura a sua carga era composta de:Farinha, açúcar, gasóleo, material de guerra, caixas de material aeronáutico, e de engenharia.

23-Abril-1971*parte de Nacala rumo a Porto Amélia.

26-Abril-1971*às 7.30 horas é encontrado a arder ao largo de Mongicul, pelo petroleiro panamiano Esso Port Dickson. Durante todo esse dia a tripulação do petroleiro combateu o incêndio, que se calculou ter origem numa explosão, cerca de 12 horas antes. O comandante do petroleiro manteve absoluto sigilo acerca do achado (tendo rejeitado ajuda de outros navios) e o Angoche foi abordado pela tripulação, não tendo encontrado vestígios da tripulação. Com base em relógios de pulso achados no navio, calculou-se a hora da explosão entre as 10.45 e as 11.20 horas.
Nesse mesmo dia foi dada ao Com. Naval de Moçambique, a notícia de que o navio não tinha chegado a P. Amélia.
27-Abril-1971*ás 17.00 chega a informação de que tinha sido encontrado pelo Esso Port Dickson, não tendo sido facultada a sua posição.

Nos seis(6) dias seguintes efectuaram buscas a fragata Com. H. Capêlo, a corveta J.Coutinho e aviões militares e civis.

3-Maio-1971* a H. Capêlo avista o petroleiro que tentava passar o cabo de reboque ao salvadego alemão Baltic.

6-Maio-1971* chegam ao porto de Lourenço Marques(Maputo) escoltados pela fragata, iniciando-se as investigações por parte da PIDE/DGS, que duraram meses sem se chegar a qualquer conclusão.

Marcelo Caetano em comunicado tentou explicar que alguns tripulantes tinham morrido na explosão, e os restantes ao se atirarem ao mar, haviam sido comidos por tubarões. Nunca foram encontrados quaisquer corpos.

Artigo de A.A. Morais, publicado na Revista de Marinha em Janeiro de 1996.
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saudações:
Luis Filipe Silva
 

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Marauder

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« Responder #14 em: Fevereiro 14, 2006, 09:52:26 am »
Poderá ter sido um sinal mais recente de pirataria? Alguem sabe alguma coisa se o material que transportava se encontrava todo no navio, ou restos disso?

     É claro que se fossem raptados por alguma tribo o mais normal seria haver um pedido de resgate semanas mais tarde.

   Cumprimentos