Ainda não podemos saber qual o impacto que vai ter o aumento do preço do petróleo/gaz nas economias europeias se este conflito perdurar durante semanas ou meses. Sabemos que os EUA assim como os outros países que conseguem exportar estão a ganhar muito dinheiro.
Portugal não compra energia no médio-oriente mas os preços fazem-se sentir no nosso país assim como no resto da Europa. Temos que nos aguentar mas não tenhamos ilusões sobre o futuro : uma Europa empobrecida e sem recursos dificilmente vai conseguir pagar a defesa e o nivel de vida que ambicionamos.
O Irão dá a impressão de querer retaliar contra todos os países ocidentais, já bombardeou instalações italianas e francesas, tentou atingir Chipre e a Turquia, ... suspeito que os seus limites são o alcance dos seus mísseis. Não são só os EUA e Israel que nos querem arrastar para este conflito.
p.s. A energia nuclear como opção não me agrada, lembro-me muito bem dos acidentes de Tchernobil e Fukushima e talvez eu esteja demasiado condicionado pelo discurso que ouço desde pequeno sobre este assunto mas francamente não estou para ai virado, mas esta é a minha opinião pessoal.