"Operação Rugido de Leão" (EUA vs Irão)

• 76 Respostas
  • 3878 Visualizações
*

legionario

• Investigador
  • 1804
  • Recebeu: 457 vez(es)
  • Enviou: 458 vez(es)
  • +460/-8337
Re: "Operação Rugido de Leão" (EUA vs Irão)
« Responder #75 em: Março 17, 2026, 11:52:36 am »
Ainda não podemos saber qual o impacto que vai ter o aumento do preço do petróleo/gaz nas economias europeias se este conflito perdurar durante semanas ou meses. Sabemos que os EUA assim como os outros países que conseguem exportar estão a ganhar muito dinheiro.

Portugal não compra energia no médio-oriente mas os preços fazem-se sentir no nosso país assim como no resto da Europa. Temos que nos aguentar mas não tenhamos ilusões sobre o futuro : uma Europa empobrecida e sem recursos dificilmente vai conseguir pagar a defesa e o nivel de vida que ambicionamos. 
O Irão dá a impressão de querer retaliar contra todos os países ocidentais, já bombardeou instalações italianas e francesas, tentou atingir Chipre e a Turquia, ...  suspeito que os seus limites são o alcance dos seus mísseis. Não são só os EUA e Israel que nos querem arrastar para este conflito.

p.s. A energia nuclear como opção não me agrada, lembro-me muito bem dos acidentes de Tchernobil e Fukushima e talvez eu esteja demasiado condicionado pelo discurso que ouço desde pequeno sobre este assunto mas francamente não estou para ai virado, mas esta é a minha opinião pessoal.
« Última modificação: Março 17, 2026, 11:57:26 am por legionario »
"De joelhos diante de Deus, de pé diante dos homens"
António Ferreira Gomes, bispo

*

Duarte

• Investigador
  • 7622
  • Recebeu: 1523 vez(es)
  • Enviou: 3511 vez(es)
  • +4041/-1856
слава Україна!
“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower".
"Every country has its own Mafia. In Russia the Mafia has its own country."
1917 - The Russian Empire collapsed. 1991 - The Soviet Union collapsed.  The collapse of the Russian Federation is next