Mais a serio e de forma mais racional esta operação (de grande sucesso) deixa-me um misto de sentimentos. Por um lado, feliz com a queda de um regime autoritário e que muito mal tem feito à população Venezuelana (comunidade pela qual tenho grande estima). Por outro lado a forma como esta acção decorreu e o que significa no mundo actual.
A minha leitura dos acontecimentos:
A China irá invadir Taiwan e os EUA irão perder bilhões. A tomada da Venezuela, transformando-a num estado fantoche (Trump já veio esclarecer que não irá passar o poder para Maria Corina Machado, Nobel da Paz e opositora politica que geraria mais consenso interno). Assim, será alguem alinado com os EUA que assumirá o poder e que permitirá a estes terem acesso a reservas enormes de petróleo, controlando a maioria do mercado mundial e com isso regular preços.
Os EUA estão a lixar-se para os Venezuelanos. Os EUA estão a comportar-se de acordo com as regras da máfia e a expandir a área de atuação, à rebelia do direito internacional e isto devia preocupar-nos a todos. O que aconteceu ontem não foi muito diferente do que a russia fez (ou tentou fazer) na Ucrânia. Não podemos ser hipócritas.
O mundo está a ficar cada vez mais perigoso, com mais bullys e da ultima vez que assim foi terminou com uma guerra mundial.
Olhando do ponto de vista das grandes potencias, esta manobra deixa a Europa ainda mais atrás por um lugar à mesa dos "grandes".
Eu gostaria de ouvir agora os defensores das zonas de influência que vieram aqui defender a invasão russa da Ucrãnia falarem sobre o golpe de estado na Venezuela, feito polos EUA!
Este golpe dá razão à rússia pela invasão da Ucrãnia e coloca os EUA num nível superior, por mostra ao mundo que o anormal do Trump, se quiser fazer caír um qualquer governo de qualquer país do mundo, tem meios para tal! Ao contrário da rússia do czar!!!!!!
Mas por outro lado, para além de legitimar a ilegal invasão da Ucrãnia, quase dá argumentos para a China invadir Taiwan (e aí vai fazer imensa mossa aos EUA, pelos investimentos que lá tem, especialmente tecnologia avançada!
Também mostra, para quem ouviu o anormal afirmar na comunicação social, quando diz que a invasão não vai custar nada, porque a Venezuela tem petróleo..... e eu acrescento, diamantes, urãnio, ouro........ Portanto, quem pensa que o Trump está preocupado com a democracia, está redondamente enganado, ele quer apenas colocar um fantoche no poder que lhe dê acesso às riquezas da Venezuela!!!!!!
Para um canário que vem aqui criticar a UE sempre que pode (quando a UE nunca reconheceu o Maduro, mas também não apoia seguramente este golpe de Estado externo), eu estaria mais preocupado para ver quem é a próxima vítima de Trump, porque a criatura já fez ameaças ao Brasil governado por um cadastrado!!!!! Esse sim apoiava sem reservas o Maduro, ao contrário da UE!!!!!
Quanto a Portugal, e a toda a Europa, eu aumentava ainda mais a velocidade de rearmamento e pensava já para ontem em colocar parelhas permanentes de F-16 ou Typhoons nos Açores e na Madeira, para além de defesas aéreas....... e submarinos permanentes nas ilhas!!!!!!
Mas estou curioso para ver quem defendia a invasão da Ucrãnia porque estava dentro do radar de influência da rússia..... o que é que têem a dizer deste golpe de estado!
Como não tinha dúvidas em 2022, agora ainda menos tenho dúvidas de que os tempos das esferas de influência têem os dias contados! Mas devemos pela calada armarmo-nos até esperarmos os atritos entre os "galos".......