Acho que nos podemos dar por contentes por sequer se estar a falar em metralhadoras e foguetes para os HAPE. 
Com o U.S. Army a retirar antecipadamente o AH-64D, será que não se conseguiam arranjar uns quantos em bom estado para o Exército? Até estão equipados com o mesmo motor do UH-60L.
https://aviationweek.com/defense/budget-policy-operations/us-army-plans-major-ah-64e-shift-amid-transformation
Acho que metralhadoras e foguetes é muito pouco. Os Hellfire e APKWS ainda permitiam "criar distância" entre o helicóptero e viaturas VSHORAD, em particular com os Hellfire. Melhor só mesmo o Spike NLOS. Os APKWS ofereciam uma boa solução tanto para C-UAS, como para tudo o que é "soft targets" e blindados leves, que não justificam um Hellfire. Para não falar dos podes para canhões M230, muito mais eficazes como arma anti-pessoal do que umas .50 ou metralhadoras 7.62 nas portas.
É, mais uma vez, um excelente exemplo de subaproveitamento de uma plataforma nas FA.
E agora que vemos a Anduril por exemplo, a desenvolver um mini-míssil de cruzeiro para helicópteros, com 20 vezes o alcance do Hellfire... o que conferia ao Exército uma capacidade de destruir baterias AA e de artilharia de campanha a longa distância.
Eu já nem pedia Apaches. Já aceitei que ia ser difícil sustentar a frota, e garantir munições para tudo. Já me contentava com armar como deve ser os UH--60, e um dia mais tarde ter um UCAV nacional na classe do Bayraktar TB-2.