Polónia

  • 0 Respostas
  • 19 Visualizações
*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4576
  • Recebeu: 2868 vez(es)
  • Enviou: 1572 vez(es)
  • +8043/-5882
Polónia
« em: Julho 22, 2025, 02:53:20 pm »
Polónia descobre um dos maiores campos de petróleo da Europa

Localizado ao largo da costa noroeste da Polónia, no Mar Báltico, o poço WE1 contém, segundo estimativas preliminares, aproximadamente 150 milhões de barris de petróleo. A confirmar-se, a descoberta mais do que duplicaria as atuais reservas de crude da Polónia.



 O braço polaco da Central European Petroleum (CEP), empresa energética fundada no Canadá, anunciou recentemente a descoberta do maior campo de petróleo da Polónia e um dos maiores encontrados na última década na Europa.

Localizado ao largo da costa noroeste da Polónia no Mar Báltico, a cerca de seis quilómetros do porto de Swinoujscie, o poço Wolin Este 1 (WE1) contém, segundo estimativas preliminares citadas pelo elEconomista, aproximadamente 150 milhões de barris de petróleo, assim como 5 mil milhões de metros cúbicos de gás natural de qualidade comercial.

Acresce que a totalidade da concessão da CEP nesta região, que cobre uma área de 593 quilómetros quadrados, poderá conter um total de mais de 240 milhões de barris de crude, bem como 27 mil milhões de metros cúbicos de gás.

“Este é um momento histórico tanto para a Central European Petroleum como para o setor energético polaco”, afirmou o presidente executivo (CEO) da empresa canadiana, Rolf G. Skaar, citado pelo jornal espanhol. “Wolin Este é mais do que apenas um campo promissor: representa uma oportunidade conjunta para desbloquear o potencial geológico e energético do Mar Báltico”, referiu ainda Skaar.

A confirmar-se, esta descoberta mais do que duplicaria as atuais reservas de crude da Polónia, que em 2023 ascenderam a cerca de 147 milhões de barris, segundo a emissora pública polaca TVP.

A par disso, poderá vir a desempenhar um papel fundamental na redução da dependência do país da Europa Central em relação aos combustíveis fósseis importados, numa altura em que a Polónia procura reforçar a sua autonomia energética.

https://www.jornaldenegocios.pt/mercados/materias-primas/petroleo/detalhe/polonia-descobre-um-dos-maiores-campos-de-petroleo-da-europa

São uns pobres coitados!!!!!
Olhem para nós, um país rico que até se dá ao luxo de impedir empresas de testarem o nosso território (terrestre e marinho), sem qualquer custo para o Estado, só porque somos amigos do ambiente!!!!
Enriquecer a explorar petróleo é para países pobres como a Polónia, a Noruega........

modo irónico off......
Em Lisboa, instalam-se em São Bento animais raros que permitem que os ambientalistas minem o Estado e privem de potenciais receitas!
Somos visionários!!!!!!