Já
havia - de 2004 - este tópico no "Mundo"... para não reativar um tópico tão antigo e porque julgo que será muito importante para Portugal a geopolítica de segurança no Golfo da Guiné, crio novo tópico.
P-3 Orion da Força Aérea Portuguesa termina missão de segurança marítima internacional iniciada em São Tomé e concluída em Cabo VerdePraia, Cabo Verde
Junho de 2025
Aeronave P-3C CUP+ "Orion" (14809) da Esquadra 601 - "Lobos" da Força Aérea Portuguesa (FAP), em acção de cooperação com a República de Cabo Verde, sob o programa AMLEP – "Africa Maritime Law Enforcement Partnership" (liderado e promovido pelo USAFRICOM, Comando dos Estados Unidos para África), aqui em manobra após aterragem, rumo à placa do aeroporto internacional Nelson Mandela, na cidade da Praia, georreferenciação 14.945599006540498, -23.483677317290457, ref.
https://maps.app.goo.gl/QZH6R9bThXBUbroDA, capital de Cabo Verde, Junho de 2025. Ao fundo, a vista sobre o Oceano Atlântico, nos 650 km que separam, a Leste, de Dakar, capital do Senegal.
As Forças Armadas Portugueses projectaram a 19 de Maio de 2025, uma Força Nacional Destacada (FND) composta por esta aeronave P-3C CUP+ "Orion" e por uma equipa de mais de 30 militares, rumo à República São Tomé e Príncipe. Operariam ali, ao longo de 16 dias, até 5 de Junho de 2025, rumando então a Cabo Verde. Desenvolverem aqui, desde o dia 8 Junho de 2025, e ao longo de 10 dias, com 34 horas e 20 minutos de voo, 6 operações (de patrulha e busca e salvamento). O "Orion" dos "Lobos" regressaria a 17 de Junho de 2025 à Base Aérea N.º11 (BA11) em Beja, onde aterraria cerca das 16:40 UTC, e encerrando assim esta missão da FAP junto do programa AMLEP.
Visando promover a segurança marítima através de acções contra a pirataria, o tráfico, a poluição marinha e a pesca não regulamentada, esta corresponde, nos últimos cinco anos, à quarta participação da FAP no contexto do Teatro de Operações do Golfo da Guiné e de Cabo Verde. A participação anterior, em 2024, decorreu de 4 a 21 de Março em São Tomé e Príncipe, e de 22 de Março até 2 de Abril a partir de Cabo Verde. Em 2024, o P-3C CUP+ da FAP cumpriu nessa missão um agregado de 59 horas em operações de vigilância marítima, que resultaram num total de 5 039 contactos identificados dos quais 37 reportados às autoridades locais, correspondentes na sua maioria à actividade ilícita de navios pesqueiros.
O Lockheed P-3C "Orion" é uma aeronave de Luta Anti-Submarina (ASW), Luta Anti-Superfície (ASuW) e Busca e Salvamento (SAR), tripulada por 11 elementos, com um peso máximo à descolagem de 64,4 toneladas, com 35,6 metros de comprimento, uma altura de 10,3 metros e uma envergadura de 30,4 metros. Propulsionada por quatro motores Allison T56-A-14 (com 4 600 hp cada), consegue uma velocidade máxima de 760 km/h, com um tecto de 8 900 metros de altitude, e com uma raio de acção de 3 830 km. O "Orion" pode receber, nos suportes internos e externos, até 9 toneladas de equipamento e armamento (compreendendo torpedos, cargas de profundidade, mísseis, sonobóias, etc).
Foto via EMGFA (Estado‑Maior‑General das Forças Armadas) de Portugal.
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