TEKEVER

  • 31 Respostas
  • 7143 Visualizações
*

Malagueta

  • Analista
  • ***
  • 857
  • Recebeu: 329 vez(es)
  • Enviou: 417 vez(es)
  • +186/-156
Re: TEKEVER
« Responder #30 em: Novembro 28, 2025, 08:51:22 am »
https://eco.sapo.pt/2025/11/27/tekever-fecha-contrato-de-30-milhoes-para-vigilancia-das-aguas-europeias/

ekever fecha contrato de 30 milhões para vigilância das águas europeias

Válido por dois anos, o contrato-programa com a Agência Europeia de Segurança Marítima pode ser prolongado até quatro anos.

ATekever fechou um contrato no valor de 30 milhões com Agência Europeia de Segurança Marítima (EMSA) para vigiar as águas europeias através de drones. O contrato, válido por dois anos, pode ser prolongado até quatro anos.

“Com este contrato, a EMSA volta a demonstrar a sua confiança na tecnologia comprovada da Tekever. Os nossos sistemas continuam a apoiar a vigilância marítima, permitindo às autoridades melhorar o conhecimento situacional e fornecer informações em tempo real onde são mais necessárias”, afirma Nadia Maaref, responsável da Unidade de Segurança da Tekever.

No âmbito deste contrato-quadro com a ESMA, a unicórnio nacional vai fornecer dois sistemas aéreos não tripulados (UAS) AR5, cada um composto por duas aeronaves não tripuladas, para apoiar operações multirregionais simultâneas em águas europeias.

 AR5 da Tekever — um drone de asa fixa, de média-altitude, com capacidade de voar além da linha de vista devido à tecnologia SATCOM, com até 12 horas de autonomia, radar marítimo, entre outras funcionalidades — tem sido usado em missões em Portugal, Espanha, França, Itália e nos Estados Bálticos desde 2017, apoiando as autoridades nacionais em missões de vigilância das suas águas, como controlo de pescas, operações de busca e salvamento em alto-mar, com solução de lançamento de bote salva-vidas, ou proteção ambiental.

Com instalações em Portugal, Reino Unido — onde está a preparar o arranque da sua quarta unidade de produção, com abertura prevista no próximo ano, após um anúncio de investimento de 470 milhões de euros —, França (onde vai investir cerca de 100 milhões) e Ucrânia, país onde tem drones em operação, no âmbito do acordo com as Forças Armadas britânicas, a unicórnio nacional é um dos principais fornecedores europeus de drones apoiando a atividade das forças de Defesa e Segurança. Conta já com uma equipa de mil colaboradores.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Duarte

*

Malagueta

  • Analista
  • ***
  • 857
  • Recebeu: 329 vez(es)
  • Enviou: 417 vez(es)
  • +186/-156
Re: TEKEVER
« Responder #31 em: Dezembro 18, 2025, 10:16:30 am »
https://eco.sapo.pt/2025/12/18/tekever-abre-unidade-de-cahors-em-franca-em-2026/

Tekever abre unidade de Cahors em França em 2026

Unidade em Cahors "é parte muito substancial do plano de investimento de 100 milhões de euros em França até 2030", refere a Tekever, notando que esta aposta vai criar 100 postos de trabalho.

A Tekever estima ter as instalações de Cahors, em França, “em plena laboração no quarto trimestre de 2026”. O projeto, parte de um investimento de 100 milhões de euros da fabricante nacional de drones no país, deverá criar 100 postos de trabalho.

Anunciado em maio, durante o “Choose France”, evento promovido pelo Presidente Macron, a unidade de Cahors já tem data de arranque. “O projeto vai ser apresentado no primeiro trimestre de 2026 e contamos estar em plena laboração no quarto trimestre de 2026”, avança fonte oficial da Tekever ao ao ECO/eRadar.

“A nova unidade de produção de Cahors é parte muito substancial do plano de investimento de 100 milhões de euros em França até 2030 e da criação de 100 postos de trabalho altamente especializados”, afirma a mesma fonte.

“É importante também sublinhar o efeito cascata que este investimento terá. Trabalhamos em estreita ligação com o ecossistema do setor e as autoridades locais, integrando tecnologia e conhecimento franceses e dinamizando a economia local e o desenvolvimento da região”, aponta.

No Reino Unido, a unicórnio nacional anunciou este ano um investimento de 470 milhões de euros, a cinco anos, que passa pela construção de uma quarta unidade de produção neste mercado, em Swindon, com abertura prevista para 2026. E também este ano, no evento promovido por Macron, foi ainda revelada a aposta de 100 milhões em França.

Em França, a fabricante já realizou uma demonstração no mar com a Marinha Nacional Francesa, das capacidades do seu sistema AR3 EVO. O drone — que consegue descolar e aterrar em espaços tão reduzidos quanto 25 metros quadrados, incluindo os conveses de pequenos navios, é destinado a missões de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR), bem como operações de busca e salvamento — foi totalmente instalado e ativado a bordo do Dixmude, um porta-helicópteros da classe Mistral da Marinha, tendo descolado e aterrado com sucesso no convés durante a navegação

“Esta demonstração, em condições marítimas reais, representa um marco importante para a Tekever e constitui uma sólida prova de conceito, demonstrando a robustez, fiabilidade e valor operacional do sistema para forças navais que procuram informação aérea permanente, flexível e de baixo risco no mar”, destacou Nadia Maaref, diretora da Tekever França.

Um “sucesso desta primeira demonstração” que, considera a empresa em comunicado, “abre caminho para futuras avaliações, nomeadamente operações com partidas da costa ou de estações de semáforos, para apoiar a vigilância marítima de resposta rápida”.

Em fevereiro, aquando da visita de Macron a Portugal, foi noticiado que a Tekever era uma das empresas portuguesas com as quais o Presidente francês ia fechar compras na área da Defesa, como contrapartida no âmbito da aquisição de 36 viaturas blindadas de combate por parte do Exército português, os Caesar produzidos pela KNDS em França.

“Não comentamos contratos ou negociações em curso”, diz apenas fonte oficial da Tekever quando questionada sobre eventuais negociações em curso com o Estado francês.

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Duarte