Votação

Os STs da FAP devem ter uma "Shark Mouth" pintada no seu nariz?

SIM
8 (33.3%)
NÃO
16 (66.7%)

Votos totais: 24

Votação encerrada: Fevereiro 17, 2025, 09:40:28 pm

O Super Tucano em Portugal

  • 587 Respostas
  • 69953 Visualizações
*

Lampuka

  • Investigador
  • *****
  • 1439
  • Recebeu: 516 vez(es)
  • Enviou: 625 vez(es)
  • +373/-1940
Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #525 em: Setembro 23, 2025, 12:10:03 am »
Qual a diferença entre os drones,  sobretudo os improvisados recorrendo a aviões ligeiros, e o dia a dia dos ST's na Amazónia? 😉
Estavam lá os sinais, só ninguém ainda tinha reparado... nem nenhum conflito havia permitido/requerido essa necessidade.
Já quanto ao KC-390,  é só recuar umas dezenas de páginas no tópico e verificar que o avião supostamente não teria utilidade.
Não trazia nada de novo,  era praticamente do mesmo tamanho,  não aterrava não sei onde, a velocidade não era argumento, os maiores é que serviam e o C130 seria mais robusto, universal,  popular...
Isto não é uma crítica às opiniões,  apenas o constatar que por vezes há factores,  pormenores,  que baralham as coisas e até alteram o sentido de decisões que aparentemente seriam óbvias.
Esse "instinto" comercial é aquilo que estou a valorizar na EMBRAER.
Algo que também já tinham demonstrado na aviação civil apostando em segmentos diferentes dos outros grandes construtores.
Se não fosse a Airbus, através da compra recente da Bombardier, a entrar a sério no segmento regional,  tinham um produto diferenciado da concorrência e líder de mercado, praticamente único.
João Pereira
 

*

JohnM

  • Investigador
  • *****
  • 1772
  • Recebeu: 1240 vez(es)
  • Enviou: 546 vez(es)
  • +354/-56
Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #526 em: Setembro 23, 2025, 12:13:38 am »
Qual a diferença entre os drones,  sobretudo os improvisados recorrendo a aviões ligeiros, e o dia a dia dos ST's na Amazónia? 😉
Estavam lá os sinais, só ninguém ainda tinha reparado... nem nenhum conflito havia permitido/requerido essa necessidade.
Já quanto ao KC-390,  é só recuar umas dezenas de páginas no tópico e verificar que o avião supostamente não teria utilidade.
Não trazia nada de novo,  era praticamente do mesmo tamanho,  não aterrava não sei onde, a velocidade não era argumento, os maiores é que serviam e o C130 seria mais robusto, universal,  popular...
Isto não é uma crítica às opiniões,  apenas o constatar que por vezes há factores,  pormenores,  que baralham as coisas e até alteram o sentido de decisões que aparentemente seriam óbvias.
Esse "instinto" comercial é aquilo que estou a valorizar na EMBRAER.
Algo que também já tinham demonstrado na aviação civil apostando em segmentos diferentes dos outros grandes construtores.
Se não fosse a Airbus, através da compra recente da Bombardier, a entrar a sério no segmento regional,  tinham um produto diferenciado da concorrência e líder de mercado, praticamente único.
Estás a ser demasiado cristão… eu estou super divertido a ver o pessoal aqui caladinhos que nem ratos, a engolir sapos atrás de sapos no que diz respeito ao KaCê… parece que os vejo a engolir mais um de cada vez que o avião é vendido a mais um país, ou faz mais uma missão de forma altamente eficiente, ou ganha novas valências…

Venha daí o ódio, que eu já sou crescidinho e é para o lado que durmo melhor…
« Última modificação: Setembro 23, 2025, 12:15:44 am por JohnM »
 

*

Lampuka

  • Investigador
  • *****
  • 1439
  • Recebeu: 516 vez(es)
  • Enviou: 625 vez(es)
  • +373/-1940
Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #527 em: Setembro 23, 2025, 12:50:57 am »
 :mrgreen:
Não sejas assim... depois não tens amigos. :N-icon-Gun:
Mas cá entre nós,  se até agora foram sapos com os "Kacetes", em breve serão rãzinhas com as "avionetas".
Porque vai vender, na NATO, para surpresa de muitos.
João Pereira
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: legionario

*

legionario

  • Investigador
  • *****
  • 1757
  • Recebeu: 430 vez(es)
  • Enviou: 442 vez(es)
  • +441/-8073
Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #528 em: Setembro 23, 2025, 12:39:18 pm »
Para já têm que mudar a côr do avião. A côr cinzento não é compativel com a função "ataque".  :)
"De joelhos diante de Deus, de pé diante dos homens"
António Ferreira Gomes, bispo
 

*

MATRA

  • Investigador
  • *****
  • 1201
  • Recebeu: 1028 vez(es)
  • Enviou: 1115 vez(es)
  • +112/-32
Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #529 em: Setembro 23, 2025, 12:52:52 pm »
Para já têm que mudar a côr do avião. A côr cinzento não é compativel com a função "ataque".  :)

Cinza é o novo verde.



“Hard times create strong men. Strong men create good times. Good times create weak men. And, weak men create hard times.”
G. Michael Hopf, Those Who Remain

Law of inverse relevance: the less you intend to do about something, the more you have to keep talking about it - YM
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: PTWolf

*

Lampuka

  • Investigador
  • *****
  • 1439
  • Recebeu: 516 vez(es)
  • Enviou: 625 vez(es)
  • +373/-1940

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 7267
  • Recebeu: 8238 vez(es)
  • Enviou: 5627 vez(es)
  • +10218/-2955
Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #531 em: Setembro 23, 2025, 01:00:22 pm »
Para já têm que mudar a côr do avião. A côr cinzento não é compativel com a função "ataque".  :)

Que disparate...  ::)
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

legionario

  • Investigador
  • *****
  • 1757
  • Recebeu: 430 vez(es)
  • Enviou: 442 vez(es)
  • +441/-8073
Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #532 em: Setembro 23, 2025, 01:23:03 pm »
Para já têm que mudar a côr do avião. A côr cinzento não é compativel com a função "ataque".  :)

Que disparate...  ::)

Se o colega o diz...
Eu sei que agora as cores podem ter outros significados mas tenho uma ideia que na FAP as aeronaves de combate como o Fiat G91 ou o A7PCorsair (ambos do meu tempo quando servi na FAP) eram cor camuflado castanho e verde e cinza por baixo.
"De joelhos diante de Deus, de pé diante dos homens"
António Ferreira Gomes, bispo
 

*

legionario

  • Investigador
  • *****
  • 1757
  • Recebeu: 430 vez(es)
  • Enviou: 442 vez(es)
  • +441/-8073
"De joelhos diante de Deus, de pé diante dos homens"
António Ferreira Gomes, bispo
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lampuka

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 10194
  • Recebeu: 4045 vez(es)
  • Enviou: 1258 vez(es)
  • +4166/-7026
Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #534 em: Setembro 23, 2025, 01:31:57 pm »
Existiram Fiat's e A7P cinza, embora fossem uma minoria.  ;)





Saudações
« Última modificação: Setembro 23, 2025, 01:33:48 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: mayo

*

sivispacem

  • Investigador
  • *****
  • 1714
  • Recebeu: 980 vez(es)
  • Enviou: 1052 vez(es)
  • +464/-619
Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #535 em: Setembro 23, 2025, 01:46:39 pm »
Existiram Fiat's e A7P cinza, embora fossem uma minoria.  ;)





Saudações

Essa A-7 - 'Pomba Branca' - teve essa cor enquanto esteve baseado nos EUA, para apoiar o treino e formação dos pilotos nacionais.
Em Portugal tiveram todos a camuflagem 'wrap around'

Quando aos G-91 esses tiveram vários tipos de camuglagem, de acordo com os diferentes TO's e épocas da sua utilização. Mas por cá acabaram todos com o mesmo esquema dos A-7
Cumprimentos,
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 7267
  • Recebeu: 8238 vez(es)
  • Enviou: 5627 vez(es)
  • +10218/-2955
Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #536 em: Setembro 23, 2025, 02:05:18 pm »
Se o colega o diz...
Eu sei que agora as cores podem ter outros significados mas tenho uma ideia que na FAP as aeronaves de combate como o Fiat G91 ou o A7PCorsair (ambos do meu tempo quando servi na FAP) eram cor camuflado castanho e verde e cinza por baixo.

Há muito que o camuflado tipo SouthEast Asia se foi, apenas se mantendo neste momento na frota EH-101. O cinza de baixa-visibilidade (NATO low-viz Grey) é a norma há algum tempo, e o esquema presente nos A-29N é mais típico de missões táticas do que de instrução.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 7267
  • Recebeu: 8238 vez(es)
  • Enviou: 5627 vez(es)
  • +10218/-2955
Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #537 em: Setembro 23, 2025, 02:32:39 pm »
Desde ontem circula com insistência um rumor que dá conta do interesse dos Países Baixos, Espanha e Itália numa possível aquisição do A-29N.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lampuka, Lightning, JohnM

*

Subsea7

  • Investigador
  • *****
  • 2424
  • Recebeu: 3051 vez(es)
  • Enviou: 3559 vez(es)
  • +5658/-3566
Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #538 em: Setembro 23, 2025, 02:33:26 pm »
Desde ontem circula com insistência um rumor que dá conta do interesse dos Países Baixos, Espanha e Itália numa possível aquisição do A-29N.

Só confirmo países Baixos.
Cps
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, Lampuka, Lightning, JohnM, PTWolf

*

Lampuka

  • Investigador
  • *****
  • 1439
  • Recebeu: 516 vez(es)
  • Enviou: 625 vez(es)
  • +373/-1940
Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #539 em: Setembro 23, 2025, 03:03:09 pm »
Acho que já todos se arrependeram de ter demorado tanto a compra dos ST's.
FAP e EMBRAER.
Se estivessem disponíveis estavam de certeza destacados na Europa e esse "cartão de visita" iria potenciar vendas.
Mesmo assim acredito que onde entrarem os KC390,  vão estar os ST's.
Pelo menos...
É reservar e enviar para as OGMA.
Chegam 29's, saiem N's.
João Pereira