UH-60A Black Hawk na FAP

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sivispacem

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #615 em: Novembro 06, 2025, 02:46:16 pm »
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Novos helicópteros Black Hawk para a Força Aérea custam 32 milhões de euros

Ana Marcela
14:20

Cada helicóptero tem um custo na ordem dos oito milhões de euros. Compra é financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), após a sua reprogramação.

Os quatro helicópteros Black Hawk para emergência médica que irão reforçar a Força Aérea no próximo ano têm um custo total de cerca de 32 milhões de euros, adiantou o Ministério da Defesa ao ECO. “Os quatro helicópteros ‘Black Hawk’ vão ser adquiridos por aproximadamente 32 milhões de euros, através dos fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), ou seja, cerca de oito milhões por cada unidade”, adianta fonte oficial do ministério da Defesa. “Os aparelhos serão operados pela Força Aérea e ficarão disponíveis para, se necessário, reforço do serviço de emergência médica. A entrega formal a Portugal ocorrerá até agosto do próximo ano”, refere ainda a mesma fonte.

O reforço de equipamento para a Força Aérea foi anunciado na quarta-feira pelo ministro Nuno Melo, durante a audição conjunta da Comissão de Defesa e da Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública do Orçamento de Estado de 2026. A compra será financiada pelo PRR, após a reprogramação da ‘bazuca’ entregue em Bruxelas. Na sequência da retirada do financiamento do Hospital Oriental de Lisboa do PRR, foi necessário encontrar novos investimentos na área da saúde, nomeadamente a “aquisição de quatro helicópteros médios para evacuação médica e emergência”, pode ler-se no documento.

No âmbito da renovação do equipamento dos três ramos das Forças Armadas, está previsto a substituição dos caças F-16 em fim de vida. Mas o processo, garantiu na quarta-feira o ministro, ainda não arrancou.

https://eco.sapo.pt/2025/11/06/novos-helicopteros-black-hawk-para-a-forca-aerea-custam-32-milhoes-de-euros/

Agora ainda mais confuso fiquei.... será que a hipótese 1 das apostas afinal é a que está certa????

(continuem a enviar-me as vossas apostas e o vosso dinheirito que no final ainda sai daqui algum excêntrico!!! ) :mrgreen:
Cumprimentos,
 

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Charlie Jaguar

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #616 em: Novembro 06, 2025, 03:02:02 pm »
Agora ainda mais confuso fiquei.... será que a hipótese 1 das apostas afinal é a que está certa????

Portugal está rapidamente a tornar-se num importante cliente da Ace Aeronautics. :mrgreen:

Muito estranho, e de facto agora dá toda a sensação de que serão mais 4 UH-60L. Isso significa que a Esq. 551 ficará no total com 13 Black Hawk? Esta história está muito mal contada.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
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wyldething

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #617 em: Novembro 06, 2025, 03:26:10 pm »
Agora ainda mais confuso fiquei.... será que a hipótese 1 das apostas afinal é a que está certa????

Portugal está rapidamente a tornar-se num importante cliente da Ace Aeronautics. :mrgreen:

Muito estranho, e de facto agora dá toda a sensação de que serão mais 4 UH-60L. Isso significa que a Esq. 551 ficará no total com 13 Black Hawk? Esta história está muito mal contada.

Sim, é realmente o que parece, até porque os anteriores contratos já eram financiados pelo PRR.
 

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Charlie Jaguar

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #618 em: Novembro 06, 2025, 03:31:18 pm »
até porque os anteriores contratos já eram financiados pelo PRR.

Sim, exatamente.
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goncalobmartins

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #619 em: Novembro 06, 2025, 04:01:07 pm »
A wikipedia fala em 4 S-70 encomendados mas sem referência a qualquer fonte.

https://pt.wikipedia.org/wiki/For%C3%A7a_A%C3%A9rea_Portuguesa#Aeronaves
 

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sivispacem

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #620 em: Novembro 06, 2025, 05:28:00 pm »
A wikipedia fala em 4 S-70 encomendados mas sem referência a qualquer fonte.

https://pt.wikipedia.org/wiki/For%C3%A7a_A%C3%A9rea_Portuguesa#Aeronaves

A confirmarem-se esses S70 vai ser engraçado ter uma frota de 13 aparelhos distribuídos por 3 versóes distintas....
Cumprimentos,
 

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #621 em: Novembro 06, 2025, 07:06:43 pm »
A confirmarem-se esses S70 vai ser engraçado ter uma frota de 13 aparelhos distribuídos por 3 versóes distintas....

S-70 é a designação comercial do Black Hawk.  ;)

Provavelmente quem editou a página colocou a designação genérica do helicóptero, por assim dizer, por desconhecer qual a versão que será adquirida. E errou na quantidade de Alphas, dado que serão 4 + 5 Lima, pelo menos até ver.
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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #622 em: Novembro 06, 2025, 07:27:58 pm »
A confirmarem-se esses S70 vai ser engraçado ter uma frota de 13 aparelhos distribuídos por 3 versóes distintas....

S-70 é a designação comercial do Black Hawk.  ;)

Provavelmente quem editou a página colocou a designação genérica do helicóptero, por assim dizer, por desconhecer qual a versão que será adquirida. E errou na quantidade de Alphas, dado que serão 4 + 5 Lima, pelo menos até ver.

S-70 é a designação civil dos Black Hawk, "penso eu se que...."  :)
Cumprimentos,
 

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #623 em: Novembro 06, 2025, 07:43:01 pm »
S-70 é a designação civil dos Black Hawk, "penso eu se que...."  :)

Designação civil ou comercial é a mesma coisa.  ;)

https://www.lockheedmartin.com/en-us/products/sikorsky-s-70-black-hawk-helicopter.html
Saudações Aeronáuticas,
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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #624 em: Novembro 06, 2025, 08:03:58 pm »
Ou delega em terceiros e não tem de estar a reservar meios, pessoal e verbas para essa missão.
Assim, nem uma coisa nem outra.

Também não concordo, o estado tem sempre de ter reservas para quando a situação sai do normal, senão nos incêndios também não metiam as FA.

No caso actual com a empresa a não conseguir assegurar totalmente os turnos e o número de helicópteros necessários.

Nem neste caso de um acidente em 2018 com um elevado número de queimados.
https://www.google.com/amp/s/ptjornal.com/video-resgate-dos-feridos-do-incendio-na-associacao-tondela-230929/amp
« Última modificação: Novembro 06, 2025, 08:05:30 pm por Lightning »
 

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Lampuka

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #625 em: Novembro 06, 2025, 08:19:59 pm »
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Também não concordo, o estado tem sempre de ter reservas para quando a situação sai do normal, senão nos incêndios também não metiam as FA.
O INEM é do Estado.  A proteção civil também.  Que sejam estes a ter os meios alternativos.  Não a FAP.
Ou então, só a FAP. Que lhe seja atribuída diretamente a missão.

Por essa lógica o Exército também deveria ter uma frota de ambulâncias preparada para avançar a qualquer momento. E também de camiões de bombeiros...

O que isto origina é que a FAP não consegue ter meios específicos para quase nada.

Quanto aos incêndios, e outras situações de crise, as FA's apoiam com pessoal e equipamentos,  como os de engenharia,  que não necessitam ser modificados e vão desempenhar precisamente as mesmas tarefas.
Um UH60, para estar disponível para o INEM, deixa de poder estar com as configurações normais da FAP.
No meu entender,  é um presente "envenenado" para a FAP e limita as suas naturais missões.

Basta ver os EH. Fazem evacuações e SAR, de resto...
João Pereira
 
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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #626 em: Novembro 06, 2025, 08:32:37 pm »
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Também não concordo, o estado tem sempre de ter reservas para quando a situação sai do normal, senão nos incêndios também não metiam as FA.
O INEM é do Estado.  A proteção civil também.  Que sejam estes a ter os meios alternativos.  Não a FAP.
Ou então, só a FAP. Que lhe seja atribuída diretamente a missão.

Por essa lógica o Exército também deveria ter uma frota de ambulâncias preparada para avançar a qualquer momento. E também de camiões de bombeiros...

O que isto origina é que a FAP não consegue ter meios específicos para quase nada.

Quanto aos incêndios, e outras situações de crise, as FA's apoiam com pessoal e equipamentos,  como os de engenharia,  que não necessitam ser modificados e vão desempenhar precisamente as mesmas tarefas.
Um UH60, para estar disponível para o INEM, deixa de poder estar com as configurações normais da FAP.
No meu entender,  é um presente "envenenado" para a FAP e limita as suas naturais missões.

Basta ver os EH. Fazem evacuações e SAR, de resto...
companheiro, discordo. A Lei de Bases da Proteção Civil, no seu artigo 46 https://diariodarepublica.pt/dr/legislacao-consolidada/lei/2006-66285526-69938520, indica as FA como sendo um agente de proteção civil. cada macaco no seu galho, com as devidas atribuições e meios. Quanto à questão de ser o estado a ter os meios e de não efetuar concursos para empresas e os ter na entidade X ou Y, estou completamente de acordo. mas como nas FA, sabemos da dificuldade burocratica de adquirir, manter, equipar ou arranjar recursos humanos para os operar, daí o estado "despachar" para terceiros, algo que não tem competência para os manter a modos.
 
 
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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #627 em: Novembro 06, 2025, 10:27:32 pm »
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Também não concordo, o estado tem sempre de ter reservas para quando a situação sai do normal, senão nos incêndios também não metiam as FA.
O INEM é do Estado.  A proteção civil também.  Que sejam estes a ter os meios alternativos.  Não a FAP.
Ou então, só a FAP. Que lhe seja atribuída diretamente a missão.

Por essa lógica o Exército também deveria ter uma frota de ambulâncias preparada para avançar a qualquer momento. E também de camiões de bombeiros...

O que isto origina é que a FAP não consegue ter meios específicos para quase nada.

Quanto aos incêndios, e outras situações de crise, as FA's apoiam com pessoal e equipamentos,  como os de engenharia,  que não necessitam ser modificados e vão desempenhar precisamente as mesmas tarefas.
Um UH60, para estar disponível para o INEM, deixa de poder estar com as configurações normais da FAP.
No meu entender,  é um presente "envenenado" para a FAP e limita as suas naturais missões.

Basta ver os EH. Fazem evacuações e SAR, de resto...

As pessoas têm alguma dificuldade em perceber que uma coisa por "ser" do Estado não tem mais capacidade ou menos risco do que uma coisa que está "ao serviço" do Estado.

Os equipamentos tanto podem avariar numa situação ou noutra, os indivíduos que os operam são privados numa situação ou noutra e podem bater com a porta sempre que lhes apetecer, sendo que o Estado pode sempre fazer uma requisição civil aos meios alheios, em caso de necessidade.

A única coisa que o Estado tem que garantir é o que não faz atualmente. São contratos de longo prazo, negociados com antecedência e cláusulas que defendam o serviço. O Estado, como detentor do monopólio da violência, pode sempre fazer valer os seus interesses, nem que seja à força.

Por todo o mundo se recorre a empresas privadas para prestar o serviço de ambulância aérea, combate a incêndios e  SAR, e se quer ter meios próprios, pode comprar e atribuir à agência civil encarregue da função.
Em situação de catástrofe os meios aéreos dos forças armadas podem sempre ajudar, sem necessidade de preparação prévia.

Mas pronto, nós não queremos ter forças armadas, somos obrigados a fingir que investimos uns trocos, então vamos fazer de tudo para que o investimento não seja em armamento.

E depois, como diz o ditado popular, quem muitos burros toca, algum deixa para trás. E já sabemos qual fica.
 

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #628 em: Hoje às 12:24:17 am »
Se calhar a Embraer comprou a  Ace Aeronautics

Agora ainda mais confuso fiquei.... será que a hipótese 1 das apostas afinal é a que está certa????

Portugal está rapidamente a tornar-se num importante cliente da Ace Aeronautics. :mrgreen:

Muito estranho, e de facto agora dá toda a sensação de que serão mais 4 UH-60L. Isso significa que a Esq. 551 ficará no total com 13 Black Hawk? Esta história está muito mal contada.
 

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #629 em: Hoje às 12:31:09 am »
Mas então o MEDEVAC não é uma necessidade militar de quaisquer forças armadas?

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Também não concordo, o estado tem sempre de ter reservas para quando a situação sai do normal, senão nos incêndios também não metiam as FA.
O INEM é do Estado.  A proteção civil também.  Que sejam estes a ter os meios alternativos.  Não a FAP.
Ou então, só a FAP. Que lhe seja atribuída diretamente a missão.

Por essa lógica o Exército também deveria ter uma frota de ambulâncias preparada para avançar a qualquer momento. E também de camiões de bombeiros...

O que isto origina é que a FAP não consegue ter meios específicos para quase nada.

Quanto aos incêndios, e outras situações de crise, as FA's apoiam com pessoal e equipamentos,  como os de engenharia,  que não necessitam ser modificados e vão desempenhar precisamente as mesmas tarefas.
Um UH60, para estar disponível para o INEM, deixa de poder estar com as configurações normais da FAP.
No meu entender,  é um presente "envenenado" para a FAP e limita as suas naturais missões.

Basta ver os EH. Fazem evacuações e SAR, de resto...