UH-60A Black Hawk na FAP

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Charlie Jaguar

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #270 em: Setembro 24, 2024, 12:51:37 pm »
Esses três guinchos não serão para os três BH que o contrato de aquisição foi recentemente assinado? Se são os que têm os motores mais potentes e modernos...faz sentido.

Podem ser e isso até faria algum sentido, mas no printscreen que Drecas partilhou é especificamente mencionado "UH-60A Firefighting".

E é verdade que dotar um helicóptero de guincho de resgate não o torna forçosamente numa aeronave SAR. Como já alguém aqui bem escreveu, a presença do guincho (e seu operador) poderão servir para a inserção e extração de elementos no terreno, por exemplo. Tem também essa utilidade, evitando assim que o heli necessite de encontrar um local de onde descolar ou aterrar.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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Charlie Jaguar

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Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #273 em: Setembro 24, 2024, 01:58:33 pm »
Esses três guinchos não serão para os três BH que o contrato de aquisição foi recentemente assinado? Se são os que têm os motores mais potentes e modernos...faz sentido.

Podem ser e isso até faria algum sentido, mas no printscreen que Drecas partilhou é especificamente mencionado "UH-60A Firefighting".

E é verdade que dotar um helicóptero de guincho de resgate não o torna forçosamente numa aeronave SAR. Como já alguém aqui bem escreveu, a presença do guincho (e seu operador) poderão servir para a inserção e extração de elementos no terreno, por exemplo. Tem também essa utilidade, evitando assim que o heli necessite de encontrar um local de onde descolar ou aterrar.

Fast Rope e não se fala mais nisso.  :mrgreen:
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #274 em: Setembro 24, 2024, 02:05:52 pm »
E o FLIR, que podia dar jeito.  ::)
Exacto. Como o Koala destacado também não tem FLIR, os UH-60 vão ficar em pé de igualdade com eles em termos de equipamento/acessórios de SAR/resgate.

Se formos numa de «copo meio cheio», vamos ficar melhor servidos com os UH-60 ao substituírem os Koala, da mesma forma que também ficamos melhor servidos com os Koala a substituir os Alouette III.

Os Black Hawk, com guincho de resgate, podem ficar restritos a SAR costeiro diurno e boas condições climatéricas, mas pelo menos já oferece melhor segurança e melhor performance em comparação ao Koala, vem realizar missões que os antigos Kamov da EMA faziam (que deverá incluir o SAR inland) e irão complementar ainda mais o EH-101.

Também já começamos a trabalhar para uma boa plataforma e base para eventualmente, com a aquisição de FLIR e outras equipamentos, ficarmos com um modelo de helicóptero capaz realmente de complementar o EH-101 nas missões SAR. Visto especialmente que, infelizmente, não estou a ver ninguém preocupado em proceder à modernização dos EH-101 e até reforçar a frota como os canadianos fizeram.

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 
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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #275 em: Setembro 24, 2024, 02:14:10 pm »
Fast Rope e não se fala mais nisso.  :mrgreen:
:mrgreen: :D Toma lá:


«Curso GIPS/GNR 2013 - Aerodromo Militar de Tancos»
Citar
Formação dos militares do GIPS/GNR em Helicordagem e combate a incêndios florestais de brigadas helitransportadas no Aeródromo Militar de Tancos - AMT (LPTN) do Exército Português. Os helicópteros são o Kamov KA-32A11BC e o Eurocopter AS-350 B3 Ecureill da Empresa de Meios Aéreos, SA.

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 
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Cabeça de Martelo

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #276 em: Setembro 24, 2024, 02:16:16 pm »
Exacto, como escreveste também há missões de evacuação em zonas montanhosas/escarpas.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #277 em: Setembro 24, 2024, 04:29:34 pm »
Exacto, como escreveste também há missões de evacuação em zonas montanhosas/escarpas.
Eu originalmente, uns posts mais atrás, quando mencionei o uso do guincho mesmo durante o combate aos incêndios, até estava a pensar unicamente no tamanho do Black Hawk comparado com outros helicópteros ligeiros quando a operar com equipas de primeira-intervenção/GIPS/Canarinhos. Especialmente se necessário evacuar e retirar uma equipa que ficasse em perigo de ser cercada pelas chamas.

Só depois é que me lembrei do leque de missões que os Kamov do MAI/da EMA executavam, que incluía o resgate em montanha e SAR mais para o interior do país. Missões essas agora realizadas pela FAP, mas que a mim dá-me a entender que não são tão "publicitadas" pela FAP e MDN quando comparado com as missões em alto-mar/SAR marítimo.

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 

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mafets

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #278 em: Setembro 24, 2024, 05:26:22 pm »
Então mas para 9 heli não deveriam existir no mínimo 9 guinchos? Não é um material por ai alem caro, faz jeito quer para sar, quer para o combate a incêndios, e estar a trocar de heli para heli não me faz grande sentido. Até deviam ser mais uns quantos para prever avarias.  ;)

Saudações

P.S. Lá fora:

"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

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Lightning

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #279 em: Setembro 24, 2024, 10:09:22 pm »
A prioridade para eles deve ser de substituir o destacamento de Koalas. E para isso três devem chegar para trocar entre os helicópteros. Basicamente é um (1) operacional.

Cumprimentos,

Foi nisso mesmo que pensei também. Penso que após a frota Black Hawk ter atingido a sua FOC faz pouco sentido manter o Koala na missão SAR, pelo menos no que toca ao destacamento da Esq. 552 em Ovar.

Por outro lado, a falta de um FLIR e farol de busca (entre outros equipamentos) fará com que os UH-60A apenas venham hipoteticamente a efetuar SAR diurno e/ou em condições climatéricas ideias, o que para um helicóptero bastante mais capaz que o AW119 parece sinceramente pouco.

É avisar todos os potenciais acidentados que sõ serão socorridos de dia e com bom tempo!!!

De nada!!!!

 :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

De noite avança o EH101...
 

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Lightning

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #280 em: Setembro 24, 2024, 10:13:03 pm »
A prioridade para eles deve ser de substituir o destacamento de Koalas. E para isso três devem chegar para trocar entre os helicópteros. Basicamente é um (1) operacional.

Cumprimentos,

Não poderão ser para os 3 helicópteros de evacuação?

Os 3 que ainda ninguém comprou?

É como comprar móveis para uma casa que ainda não se comprou.

Tem muito mais lógica serem para os 3 Black Hawk que a FAP recentemente assinou o contrato.
« Última modificação: Setembro 24, 2024, 10:14:14 pm por Lightning »
 

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Lightning

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #281 em: Setembro 24, 2024, 10:21:13 pm »
Exacto, como escreveste também há missões de evacuação em zonas montanhosas/escarpas.
Eu originalmente, uns posts mais atrás, quando mencionei o uso do guincho mesmo durante o combate aos incêndios, até estava a pensar unicamente no tamanho do Black Hawk comparado com outros helicópteros ligeiros quando a operar com equipas de primeira-intervenção/GIPS/Canarinhos. Especialmente se necessário evacuar e retirar uma equipa que ficasse em perigo de ser cercada pelas chamas.

Só depois é que me lembrei do leque de missões que os Kamov do MAI/da EMA executavam, que incluía o resgate em montanha e SAR mais para o interior do país. Missões essas agora realizadas pela FAP, mas que a mim dá-me a entender que não são tão "publicitadas" pela FAP e MDN quando comparado com as missões em alto-mar/SAR marítimo.

Cumprimentos,

O Koala de Ovar é que tem tratado disso.

https://www.facebook.com/share/v/f9SHcHohWoLbbd9T/
 

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Lightning

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #282 em: Setembro 24, 2024, 10:26:37 pm »
Então mas para 9 heli não deveriam existir no mínimo 9 guinchos? Não é um material por ai alem caro, faz jeito quer para sar, quer para o combate a incêndios, e estar a trocar de heli para heli não me faz grande sentido. Até deviam ser mais uns quantos para prever avarias.  ;)

Poderia ser. Mas se o objectivo for apenas substituir o Koala no alerta SAR na BA8, não são precisos tantos guinchos, 3 dá bem para ter um instalado, um em reserva e um em manutenção.

Saudações

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P.S. Lá fora:



Onde está o guincho?  :mrgreen:
« Última modificação: Setembro 24, 2024, 10:27:53 pm por Lightning »
 

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paraquedista

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #283 em: Setembro 25, 2024, 12:17:53 am »
Saab, és um otário, completo !
Parabéns !

 :snipersmile: NA MOUCHE !   :G-beer2:


paraquedista,

Sendo tu uma ave rara aqui, fui ver o teu historial.
Deves saber que é público para qualquer forista ver.
Fui ver a tua primeira intervenção aqui.

Dezembro 07, 2004, 03:31:39 am

Começa assim:

"Ola a todos,
Como e a primeira vez que aqui escrevo neste forum, queria vos dizer que este e um forum excelente e que a maior parte dos seus membros tem extraordinarios conhecimentos sobre assuntos militares..."

E continuas para transmitir a todos a tua admiração pelo Paulo Portas.
Nada mau.

Está a fazer 20 anos.
Parabéns.

Assististe á evolução do Forum no sentido de agora "a maior parte dos seus membros" serem bem diferentes dos que tu descreveste em 2004.

Cumprimentos,

saabGripen

Caro SaabGrippen,

Eu ave rara sou ! Não é por seres tu a dizer isso mas sim porque sou uma pessoa que sempre respeita a opinião dos outros com educação e respeito mesmo sem querer saber de posto ou raça ou outra coisa qualquer.
Fui sim, oficial (Tenente) Paraquedista com muito orgulho entre 1994 e 1999 e instructor de várias especialidades, nomeadamente Anti-Carro e Combate em áreas urbanizadas.
Sou atualmente Piloto Comandante no Airbus 330/ A321 e instructor de simulador.
Sempre gostei muito de assuntos relacionados com a aviação e as forças armadas e por isso ali passei 5 anos e tal…queria ser piloto de F16 mas as cunhas dos senhores Generais falam mais alto…
Agora NUNCA tivemos umas forças armadas dignas e cada vez menos…temos sim quando queremos e treinamos acério (companhias de Comandos e Pára-quedistas…Operações Esquesitas e Fuzileiros)…que são muito bem preparadas para missões no estrangeiro !
Mas o Exército de uma maneira geral é uma enorme quantidade de chafaricas e uma cambada de oficiais à procura do próximo louvor para chegar mais acima ! Os chamados sangue azul…que são na realidade uma ****…peço desculpa mas não valem mesmo nada !!! Eu andei um pouco pelo EME e MDN e fiquei totalmente desmoralizado…não faço ideia como o SUBSEA7 sobrevive…mas acho que é desabafando um pouco aqui…
Agora capacidade militar para um conflito de qualquer natureza não temos…porque os governos e os comandos do Exército, Armada e Força Aérea são uns lambe botas e tirando muito raras excepções, não são militares dignos de envergarem as divisas que lhes foram atribuídas !
Aqui no Fórum falo pouco, porque acho que só se deve falar quando se tem algo para acrescentar e não gosto do actual ambiente.
Venho aqui para saber novidades especialmente de pessoas que estão dentro ! (SUBSEA7, Charlie Jaguar, Cabeça de Martelo, Tenente, P44, etc)…E não das que apenas opinam porque lêm aqui ou ali.
Mas espero realmente que o Fórum melhore e as nossas Forças Armadas também, nem que seja porque serão obrigadas pela NATO.
Um bem haja para todos !
 
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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #284 em: Setembro 25, 2024, 12:24:37 am »
Saab, és um otário, completo !
Parabéns !

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paraquedista,

Sendo tu uma ave rara aqui, fui ver o teu historial.
Deves saber que é público para qualquer forista ver.
Fui ver a tua primeira intervenção aqui.

Dezembro 07, 2004, 03:31:39 am

Começa assim:

"Ola a todos,
Como e a primeira vez que aqui escrevo neste forum, queria vos dizer que este e um forum excelente e que a maior parte dos seus membros tem extraordinarios conhecimentos sobre assuntos militares..."

E continuas para transmitir a todos a tua admiração pelo Paulo Portas.
Nada mau.

Está a fazer 20 anos.
Parabéns.

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Cumprimentos,

saabGripen

Caro SaabGrippen,

Eu ave rara sou ! Não é por seres tu a dizer isso mas sim porque sou uma pessoa que sempre respeita a opinião dos outros com educação e respeito mesmo sem querer saber de posto ou raça ou outra coisa qualquer.
Fui sim, oficial (Tenente) Paraquedista com muito orgulho entre 1994 e 1999 e instructor de várias especialidades, nomeadamente Anti-Carro e Combate em áreas urbanizadas.
Sou atualmente Piloto Comandante no Airbus 330/ A321 e instructor de simulador.
Sempre gostei muito de assuntos relacionados com a aviação e as forças armadas e por isso ali passei 5 anos e tal…queria ser piloto de F16 mas as cunhas dos senhores Generais falam mais alto…
Agora NUNCA tivemos umas forças armadas dignas e cada vez menos…temos sim quando queremos e treinamos acério (companhias de Comandos e Pára-quedistas…Operações Esquesitas e Fuzileiros)…que são muito bem preparadas para missões no estrangeiro !
Mas o Exército de uma maneira geral é uma enorme quantidade de chafaricas e uma cambada de oficiais à procura do próximo louvor para chegar mais acima ! Os chamados sangue azul…que são na realidade uma ****…peço desculpa mas não valem mesmo nada !!! Eu andei um pouco pelo EME e MDN e fiquei totalmente desmoralizado…não faço ideia como o SUBSEA7 sobrevive…mas acho que é desabafando um pouco aqui…
Agora capacidade militar para um conflito de qualquer natureza não temos…porque os governos e os comandos do Exército, Armada e Força Aérea são uns lambe botas e tirando muito raras excepções, não são militares dignos de envergarem as divisas que lhes foram atribuídas !
Aqui no Fórum falo pouco, porque acho que só se deve falar quando se tem algo para acrescentar e não gosto do actual ambiente.
Venho aqui para saber novidades especialmente de pessoas que estão dentro ! (SUBSEA7, Charlie Jaguar, Cabeça de Martelo, Tenente, P44, etc)…E não das que apenas opinam porque lêm aqui ou ali.
Mas espero realmente que o Fórum melhore e as nossas Forças Armadas também, nem que seja porque serão obrigadas pela NATO.
Um bem haja para todos !

Obrigado pelas palavras caro, cada vez é mais difícil, no entanto, há que tentar remar contra a maré e...contra Tucanos e SaabGripens desta vida...e contra os lambe cus que andam pelo MDN e outros lugares.
O nosso Exército, em conflito CAI (conflito de alta intensidade), durava 1 semana e com sorte....Até porque temos sistemas SAM/AAA super modernos, assim como sistemas A/C e artilharia topo de gama.
Uma miséria.
 
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