Pelo que percebi os "primeiros" UH-60 para Fogos Florestais foram fornecidos pela ARISTA ("Type Certificate Holder"), que "subcontratou e integrou" os serviços de diversas empresas (Pickering Aviation, Mint Turbines), incluindo a ACE ("Ace Deck VL-60 cockpit")... e agora compramos directamente à ACE?
Sem querer insinuar que não confio na ARISTA / ACE para fornecer as versões militares para Força Aérea (ou Exercito, com a mania de "quintas e quintinhas" que temos)... não deve ser complicado adquirir uns UH-60L através do FMS aos EUA e, pelo mesmo instrumento, fazer o upgrade ("deles") para UH-60V.
Primeiro, os UH60 por FMS ficavam caríssimos.
E depois quem faziam o upgrade?
Não tem muita logica pagar mais por uma coisa que conseguimos mais barata já com upgrade de um cockpit melhor que a versão V !!!
Mas que raio de conversa estúpida é essa? "Os UH-60 via FMS caríssimos". Então os filipinos, brasileiros, gregos, austriacos etc. Compram-nos novos com zero horas às carradas. Serão só baratos para eles? E para nós, fazem um preço inflacionado? Ou metem lá barras de ouro para os encarecer para nós? É isso?
Só são caros para países indigentes com políticos rascas e ignorantes que não querem investir no básico na Defesa. Aí até uma roda de um Blackhawk é caríssima.
Epá, se continuarmos a conversa assim também sei chamar estupido, parvo e burro. Não é dificil ser anormal e chamar nomes aos outros.
Agora se quiser ter conversas normais, podemos continuar.
Para os orçamentos atribuidos às forças armadas um UH60 novo por FMS saí caríssimo. Se me disser que o Heli não é caro para o que é, isso é outra história. Se me disser que com o dinheiro da procaria de aviões inuteis que serao os ST poderiamos comprar UH60 novos, isso é outra história.