UH-60A Black Hawk na FAP

  • 505 Respostas
  • 76913 Visualizações
*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 6738
  • Recebeu: 7394 vez(es)
  • Enviou: 5015 vez(es)
  • +10179/-2917
Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #210 em: Setembro 10, 2024, 10:26:04 am »

Se estou a perceber bem, os primeiros 6 foram adquiridos á ARISTA e estes 3 são adquiridos á ACE.
Esta ACE fornece os helis com cockpits GARMIN G5000H
Suponho que os da ARISTA também têm este cockpit da GARMIN
Alguém confirma?

Vamos estar a receber os 4 que faltam da ARISTA ao mesmo tempo que recebemos os 3 da ACE.

A ARISTA formou pilotos e pessoas da manutenção.
A ACE vai fazer o mesmo...

Parece-me uma coisa bem feita da parte da FAP.
Agora era comprar versões militares para o que falta e ficar com uma frota completa de BH.

Quem pensa em NH90s (e principalmente quem os compraria) não está bom da cabeça.

Está escrito no último parágrafo.
https://www.emfa.pt/aeronave-82-uh60-black-hawk

Há a seguinte publicação da Ace no LinkedIn:

Citar
Our partnership with Arista Aviation brings the Ace Deck Garmin G5000H Integrated Flight Deck to the UH-60 Black Hawks that Arista has tailored for the Portuguese Air Force’s firefighting mission.

The Ace Deck elevates the crew’s situational awareness to an unmatched level, which is critical to flight safety in the dynamic environment of fighting wildfires.

Hats off to Arista for this first delivery, and we look forward to the rest!

https://www.linkedin.com/posts/ace-aeronautics-llc_the-commitment-and-dedication-of-the-arista-activity-7109232519299964928-7Xqi?utm_source=share&utm_medium=member_desktop

Sim, estes 3 Lima são para aumentar à frota da Esq. 551 nas mesmas missões dos 6 Alpha. Fica assim completo o leque de 9 aeronaves.

Em relação aos agora apenas 3 helis de evacuação (com mais um de opção), corre que se poderá estar a tentar adquirir células HH-60G Pave Hawk entretanto desativadas pela USAF, no entanto é um de muitos rumores que circulam por esta altura no que concerne a este dossier.


E já agora se vêm equipados com a versão mais evoluída dos motores (a 701C ou D).
Os motores que equipam os 6 iniciais jã são bem velhinhos....

A FAP tem a intenção de uniformizar os motores da frota após a chegada de todos os aparelhos, agora vamos ver para quando isso será.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, tenente, sivispacem

*

Subsea7

  • Investigador
  • *****
  • 2213
  • Recebeu: 2446 vez(es)
  • Enviou: 3237 vez(es)
  • +5624/-3362
Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #211 em: Setembro 10, 2024, 10:35:22 am »

Se estou a perceber bem, os primeiros 6 foram adquiridos á ARISTA e estes 3 são adquiridos á ACE.
Esta ACE fornece os helis com cockpits GARMIN G5000H
Suponho que os da ARISTA também têm este cockpit da GARMIN
Alguém confirma?

Vamos estar a receber os 4 que faltam da ARISTA ao mesmo tempo que recebemos os 3 da ACE.

A ARISTA formou pilotos e pessoas da manutenção.
A ACE vai fazer o mesmo...

Parece-me uma coisa bem feita da parte da FAP.
Agora era comprar versões militares para o que falta e ficar com uma frota completa de BH.

Quem pensa em NH90s (e principalmente quem os compraria) não está bom da cabeça.

Está escrito no último parágrafo.
https://www.emfa.pt/aeronave-82-uh60-black-hawk

Há a seguinte publicação da Ace no LinkedIn:

Citar
Our partnership with Arista Aviation brings the Ace Deck Garmin G5000H Integrated Flight Deck to the UH-60 Black Hawks that Arista has tailored for the Portuguese Air Force’s firefighting mission.

The Ace Deck elevates the crew’s situational awareness to an unmatched level, which is critical to flight safety in the dynamic environment of fighting wildfires.

Hats off to Arista for this first delivery, and we look forward to the rest!

https://www.linkedin.com/posts/ace-aeronautics-llc_the-commitment-and-dedication-of-the-arista-activity-7109232519299964928-7Xqi?utm_source=share&utm_medium=member_desktop

Sim, estes 3 Lima são para aumentar à frota da Esq. 551 nas mesmas missões dos 6 Alpha. Fica assim completo o leque de 9 aeronaves.

Em relação aos agora apenas 3 helis de evacuação (com mais um de opção), corre que se poderá estar a tentar adquirir células HH-60G Pave Hawk entretanto desativadas pela USAF, no entanto é um de muitos rumores que circulam por esta altura no que concerne a este dossier.


E já agora se vêm equipados com a versão mais evoluída dos motores (a 701C ou D).
Os motores que equipam os 6 iniciais jã são bem velhinhos....

A FAP tem a intenção de uniformizar os motores da frota após a chegada de todos os aparelhos, agora vamos ver para quando isso será.

Corre o boato e com razão, vamos aguardar !
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, Charlie Jaguar, tenente

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10761
  • Recebeu: 6224 vez(es)
  • Enviou: 4822 vez(es)
  • +8575/-2019
Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #212 em: Setembro 10, 2024, 10:38:48 am »

Se estou a perceber bem, os primeiros 6 foram adquiridos á ARISTA e estes 3 são adquiridos á ACE.
Esta ACE fornece os helis com cockpits GARMIN G5000H
Suponho que os da ARISTA também têm este cockpit da GARMIN
Alguém confirma?

Vamos estar a receber os 4 que faltam da ARISTA ao mesmo tempo que recebemos os 3 da ACE.

A ARISTA formou pilotos e pessoas da manutenção.
A ACE vai fazer o mesmo...

Parece-me uma coisa bem feita da parte da FAP.
Agora era comprar versões militares para o que falta e ficar com uma frota completa de BH.

Quem pensa em NH90s (e principalmente quem os compraria) não está bom da cabeça.

Está escrito no último parágrafo.
https://www.emfa.pt/aeronave-82-uh60-black-hawk

Há a seguinte publicação da Ace no LinkedIn:

Citar
Our partnership with Arista Aviation brings the Ace Deck Garmin G5000H Integrated Flight Deck to the UH-60 Black Hawks that Arista has tailored for the Portuguese Air Force’s firefighting mission.

The Ace Deck elevates the crew’s situational awareness to an unmatched level, which is critical to flight safety in the dynamic environment of fighting wildfires.

Hats off to Arista for this first delivery, and we look forward to the rest!

https://www.linkedin.com/posts/ace-aeronautics-llc_the-commitment-and-dedication-of-the-arista-activity-7109232519299964928-7Xqi?utm_source=share&utm_medium=member_desktop

Sim, estes 3 Lima são para aumentar à frota da Esq. 551 nas mesmas missões dos 6 Alpha. Fica assim completo o leque de 9 aeronaves.

Em relação aos agora apenas 3 helis de evacuação (com mais um de opção), corre que se poderá estar a tentar adquirir células HH-60G Pave Hawk entretanto desativadas pela USAF, no entanto é um de muitos rumores que circulam por esta altura no que concerne a este dossier.


E já agora se vêm equipados com a versão mais evoluída dos motores (a 701C ou D).
Os motores que equipam os 6 iniciais jã são bem velhinhos....

A FAP tem a intenção de uniformizar os motores da frota após a chegada de todos os aparelhos, agora vamos ver para quando isso será.

Até nem será assim tão complicado, como se pode constatar abaixo, bastaria optar por turbinas iguais ás que equipam os três LIMA, que vão ser recebidos:

UH-60A Black Hawk: Original U.S. Army version, carrying a crew of four and up to 11 equipped troops, equipped with T700-GE-700 engines. Produced 1977–1989.
U.S. Army is equipping UH-60As with more powerful T700-GE-701D engines and also upgrading A-models to UH-60L standards
.

UH-60L Black Hawk: UH-60A with upgraded T700-GE-701C engines, improved durability gearbox, and updated flight control system.
Produced 1989–2007.
UH-60Ls are also being equipped with the GE T700-GE-701D engine.


Abraços
« Última modificação: Setembro 10, 2024, 10:53:31 am por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, Charlie Jaguar, goncalobmartins

*

ACADO

  • Investigador
  • *****
  • 2588
  • Recebeu: 202 vez(es)
  • Enviou: 44 vez(es)
  • +32/-64
  • The Way of the Warrior(s) - www.warriors.pt
    • http://www.warriors.pt
Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #213 em: Setembro 10, 2024, 12:28:58 pm »
Pelo que percebi os "primeiros" UH-60 para Fogos Florestais foram fornecidos pela ARISTA ("Type Certificate Holder"), que "subcontratou e integrou" os serviços de diversas empresas (Pickering Aviation, Mint Turbines), incluindo a ACE ("Ace Deck VL-60 cockpit")... e agora compramos directamente à ACE?

Sem querer insinuar que não confio na ARISTA / ACE para fornecer as versões militares para Força Aérea (ou Exercito, com a mania de "quintas e quintinhas" que temos)... não deve ser complicado adquirir uns UH-60L através do FMS aos EUA e, pelo mesmo instrumento, fazer o upgrade ("deles") para UH-60V.

Primeiro, os UH60 por FMS ficavam caríssimos.
E depois quem faziam o upgrade?
Não tem muita logica pagar mais por uma coisa que conseguimos mais barata já com upgrade de um cockpit melhor que a versão V !!!
The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "
 

*

ACADO

  • Investigador
  • *****
  • 2588
  • Recebeu: 202 vez(es)
  • Enviou: 44 vez(es)
  • +32/-64
  • The Way of the Warrior(s) - www.warriors.pt
    • http://www.warriors.pt
Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #214 em: Setembro 10, 2024, 12:34:49 pm »
Para quem quiser colocar armas nos nossos UH60 é facil, basta fazer o upgrade:



« Última modificação: Setembro 10, 2024, 12:55:31 pm por ACADO »
The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "
 

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 5462
  • Recebeu: 3598 vez(es)
  • Enviou: 3021 vez(es)
  • +5959/-3813
Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #215 em: Setembro 10, 2024, 12:41:04 pm »
Mas temos problemas de upgrades por cá
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: CruzSilva

*

sivispacem

  • Investigador
  • *****
  • 1413
  • Recebeu: 792 vez(es)
  • Enviou: 795 vez(es)
  • +431/-482
Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #216 em: Setembro 10, 2024, 12:45:48 pm »
Mas temos problemas de upgrades por cá

Pois! ou então sa~p enviados 5 anos para fora
Cumprimentos,
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10761
  • Recebeu: 6224 vez(es)
  • Enviou: 4822 vez(es)
  • +8575/-2019
Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #217 em: Setembro 10, 2024, 03:05:00 pm »
Mas temos problemas de upgrades por cá

Pois! ou então sa~p enviados 5 anos para fora

Pois.......
:mrgreen:
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11449
  • Recebeu: 2560 vez(es)
  • Enviou: 3648 vez(es)
  • +941/-1084
Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #218 em: Setembro 10, 2024, 05:13:39 pm »
Agora lembrei-me de uma coisa:

Será que estes 3 são os 3 helicópteros de que o Nuno Melo falou numa entrevista recente, afirmando que o contrato seria assinado em breve?
Eu diria que sim.

E diria que se ele, aquando daquela entrevista, não tinha na cabecinha mais nenhuma compra de helicópteros...
... isso quer dizer que os interessados devem esperar sentados pelos Helis de Evacuação.

Segundo este artigo
http://www.passarodeferro.com/2023/11/mais-tres-helicopteros-medios-para-o.html?m=1

Os "mais 3" helicópteros medios foi para compensar o concurso de 4 helicópteros ligeiros de combate a incêndios que não teve interessados.

Penso que é tudo pago com fundos europeus.
Segundo este artigo
http://www.passarodeferro.com/2021/03/governo-anuncia-aquisicao-de-14-meios.html?m=1

O governo esperava ter 14 aeronaves de combate a incêndios, 6 helis ligeiros (2 koala +4 do concurso), 6 helis medios +2 Canadair.

Com a troca de 4 ligeiros por mais 3 medios teremos, 13 aeronaves para combate aos incêndios, 2 Koala, 9 Black Hawk e 2 Canadair.
« Última modificação: Setembro 10, 2024, 05:20:43 pm por Lightning »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: goncalobmartins

*

saabGripen

  • Investigador
  • *****
  • 1858
  • Recebeu: 263 vez(es)
  • Enviou: 101 vez(es)
  • +1060/-1825
Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #219 em: Setembro 10, 2024, 07:39:28 pm »

Já fiz uma intervenção aqui a defender a ideia de que, para satisfazer as suas necessidades de defesa, Portugal não pode procurar o melhor que há mas sim adquirir o "pior" material que cumpra integralmente os requisitos definidos para as missões.

Aqui a FAP dá um excelente exemplo da colocação em prática da minha filosofia.
Podemos satisfazer toda uma séria de necessidades operacionais com Helicópteros de boa qualidade e "low cost".

E com o dinheiro poupado podemos adquirir ainda mais Super Tucanos.

Há que tirar o chapeu á FAP quando ela nos mostra o caminho.
Quem diria.
 
 

*

CruzSilva

  • Investigador
  • *****
  • 1712
  • Recebeu: 687 vez(es)
  • Enviou: 2611 vez(es)
  • +903/-149
Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #220 em: Setembro 10, 2024, 10:13:45 pm »
Mas temos problemas de upgrades por cá
Problemas? Problemas é a favor.
"Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis criam homens fracos - homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis criam homens fortes."
 

*

Major Alvega

  • Especialista
  • ****
  • 954
  • Recebeu: 1185 vez(es)
  • Enviou: 707 vez(es)
  • +10783/-1453
Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #221 em: Setembro 11, 2024, 01:34:36 am »
Pelo que percebi os "primeiros" UH-60 para Fogos Florestais foram fornecidos pela ARISTA ("Type Certificate Holder"), que "subcontratou e integrou" os serviços de diversas empresas (Pickering Aviation, Mint Turbines), incluindo a ACE ("Ace Deck VL-60 cockpit")... e agora compramos directamente à ACE?

Sem querer insinuar que não confio na ARISTA / ACE para fornecer as versões militares para Força Aérea (ou Exercito, com a mania de "quintas e quintinhas" que temos)... não deve ser complicado adquirir uns UH-60L através do FMS aos EUA e, pelo mesmo instrumento, fazer o upgrade ("deles") para UH-60V.

Primeiro, os UH60 por FMS ficavam caríssimos.
E depois quem faziam o upgrade?
Não tem muita logica pagar mais por uma coisa que conseguimos mais barata já com upgrade de um cockpit melhor que a versão V !!!

Mas que raio de conversa estúpida é essa? "Os UH-60 via FMS caríssimos". Então os filipinos, brasileiros, gregos, austriacos etc. Compram-nos novos com zero horas às carradas. Serão só baratos para eles? E para nós, fazem um preço inflacionado? Ou metem lá barras de ouro para os encarecer para nós? É isso?
Só são caros para países indigentes com políticos rascas e ignorantes que não querem investir no básico na Defesa. Aí até uma roda de um Blackhawk é caríssima.
« Última modificação: Setembro 11, 2024, 01:38:10 am por Major Alvega »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, Charlie Jaguar, tenente

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 23121
  • Recebeu: 4083 vez(es)
  • Enviou: 2860 vez(es)
  • +2662/-4465
Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #222 em: Setembro 11, 2024, 09:36:57 am »
Citar
A compra tem custo estimado em 950 milhões de dólares (cerca de 5,3 bilhões de reais) pelos 12 helicópteros do modelo UH-60M.... Leia mais em https://www.cartacapital.com.br/cartaexpressa/ministerio-da-defesa-confirma-compra-de-12-helicopteros-dos-eua-em-carater-de-excepcionalidade/. O conteúdo de CartaCapital está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Essa defesa é necessária para manter o jornalismo corajoso e transparente de CartaCapital vivo e acessível a todos

Fica por volta de 79 milhões de dólares a unidade.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

ACADO

  • Investigador
  • *****
  • 2588
  • Recebeu: 202 vez(es)
  • Enviou: 44 vez(es)
  • +32/-64
  • The Way of the Warrior(s) - www.warriors.pt
    • http://www.warriors.pt
Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #223 em: Setembro 11, 2024, 10:54:14 am »
Quem quiser saber mais sobre os Cockpit que foram instalados nos nossos Black HAwks.

The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: sivispacem, goncalobmartins

*

ACADO

  • Investigador
  • *****
  • 2588
  • Recebeu: 202 vez(es)
  • Enviou: 44 vez(es)
  • +32/-64
  • The Way of the Warrior(s) - www.warriors.pt
    • http://www.warriors.pt
Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #224 em: Setembro 11, 2024, 10:59:04 am »
Pelo que percebi os "primeiros" UH-60 para Fogos Florestais foram fornecidos pela ARISTA ("Type Certificate Holder"), que "subcontratou e integrou" os serviços de diversas empresas (Pickering Aviation, Mint Turbines), incluindo a ACE ("Ace Deck VL-60 cockpit")... e agora compramos directamente à ACE?

Sem querer insinuar que não confio na ARISTA / ACE para fornecer as versões militares para Força Aérea (ou Exercito, com a mania de "quintas e quintinhas" que temos)... não deve ser complicado adquirir uns UH-60L através do FMS aos EUA e, pelo mesmo instrumento, fazer o upgrade ("deles") para UH-60V.

Primeiro, os UH60 por FMS ficavam caríssimos.
E depois quem faziam o upgrade?
Não tem muita logica pagar mais por uma coisa que conseguimos mais barata já com upgrade de um cockpit melhor que a versão V !!!

Mas que raio de conversa estúpida é essa? "Os UH-60 via FMS caríssimos". Então os filipinos, brasileiros, gregos, austriacos etc. Compram-nos novos com zero horas às carradas. Serão só baratos para eles? E para nós, fazem um preço inflacionado? Ou metem lá barras de ouro para os encarecer para nós? É isso?
Só são caros para países indigentes com políticos rascas e ignorantes que não querem investir no básico na Defesa. Aí até uma roda de um Blackhawk é caríssima.

Epá, se continuarmos a conversa assim também sei chamar estupido, parvo e burro. Não é dificil ser anormal e chamar nomes aos outros.

Agora se quiser ter conversas normais, podemos continuar.
Para os orçamentos atribuidos às forças armadas um UH60 novo por FMS saí caríssimo. Se me disser que o Heli não é caro para o que é, isso é outra história. Se me disser que com o dinheiro da procaria de aviões inuteis que serao os ST poderiamos comprar UH60 novos, isso é outra história.
The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "