Entretanto, aparenta confirmar-se que o Canadá está a re-considerar a compra do caça F-35.
Se consigo perceber bem tudo o que até ao momento tem sido dito, o Canadá já assumiu compromissos para a aquisição de 18 caças F-35.
Segundo alguns analistas, esta primeira tranche poderá não ter volta e o Canadá poderá mesmo ter que os comprar. O problema são os restantes 70 (setenta) caças do total de oitenta e oito que o Canadá pretendia comprar inicialmente.
Embora a questão do Kill Switch tenha inicialmente sido levada ao ridiculo, parece mais que evidente que toda a gente sabe que essa é uma possibilidade real.
Numa aeronave extraordiariamente complexa, e que está constantemente a contactar a base para saber se há alguma atualização de software, a possibilidade de algumas linhas de código incluídas no download poderem pura e simplesmente impedir o arranque dos sistemas dos aviões é vista como perfeitamente possível.
O problema aqui, é que os F-35 precisam de conectar-se constantemente, para obterem dados que são fornecidos pelos americanos, ao nivel de informações táticas, modificações ao nível de comunicações, e uma parafernalia de dados que só os americanos podem disponibilizar.
Sem que exista uma fonte alternativa de dados deste tipo, recolhidos, produzidos e tratados por outras fontes, não há dada que voe - absolutamente ada - que possa ter a capacidade de um F-35