F-35A Lightning II na FAP

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MMaria

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1815 em: Fevereiro 14, 2025, 10:03:16 am »
Sabe o Windows quando fica a enviar avisos de que a actualização está baixada e pede para escolher o melhor momento para instalar - mesmo que você não queira actualizar pois está satisfeito com o desempenho atual e lá sabe como vai ficar sua máquina após?

Pois bem, a filosofia é a mesma - e não só para o Windows ou o caça americano: você não controla mais o seu equipamento, apenas usa-o dentro do permitido pelo fabricante.

Sds
Duvidar faz-te pensar... acreditar sem duvidar faz-te um fanático.
 

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LM

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1816 em: Fevereiro 14, 2025, 11:31:56 am »

Quanto ao F-35 só os britânicos têm um acesso de primeiro nível aos sistemas do F-35. Ou seja, acesso ao software antes da compilação.

Holandeses dinamarqueses e italianos (falo de cabeça) estão num segundo nível e o resto está no terceiro nível de acesso à tecnologia. Isto quer dizer que nem controlam o software que controla o trem de aterragem do avião, que é compilado antes do fornecimento..

E era isto que eu não percebia... é esta característica um "game changer" face a outros aparelhos? Torna o F-35 de longe o que o "utilizador proprietário" menos controla? Impede, com uma muito simples acção na sede do fabricante, a utilização (para além de ele saber muito mais, diariamente, do que o usual)?
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

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sivispacem

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1817 em: Fevereiro 14, 2025, 11:51:32 am »

Quanto ao F-35 só os britânicos têm um acesso de primeiro nível aos sistemas do F-35. Ou seja, acesso ao software antes da compilação.

Holandeses dinamarqueses e italianos (falo de cabeça) estão num segundo nível e o resto está no terceiro nível de acesso à tecnologia. Isto quer dizer que nem controlam o software que controla o trem de aterragem do avião, que é compilado antes do fornecimento..

E era isto que eu não percebia... é esta característica um "game changer" face a outros aparelhos? Torna o F-35 de longe o que o "utilizador proprietário" menos controla? Impede, com uma muito simples acção na sede do fabricante, a utilização (para além de ele saber muito mais, diariamente, do que o usual)?

Só uma pergunta: por acaso pensam que a FAP tem acesso/gere/sabe como processar os códigos-fonte do F-16?

As tapes de actualização sáo instaladas cá e já é muito bom!
Cumprimentos,
 

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mafets

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1818 em: Fevereiro 14, 2025, 12:16:41 pm »
Existe sempre um Backround System. Senão a frota Iraniana, sobretudo dos F14, não voava à muito.

Saudações

P.S. Acham que Israel ia arriscar a compra de aparelhos militares, que no caso de existirem problemas políticos com o país fornecedor, não os conseguiam por a voar?

https://www.timesofisrael.com/court-orders-netherlands-to-stop-f-35-parts-delivery-to-israel-over-war-on-hamas/

 
 
« Última modificação: Fevereiro 14, 2025, 12:26:47 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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MMaria

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1819 em: Fevereiro 14, 2025, 12:57:31 pm »
Existe sempre um Backround System. Senão a frota Iraniana, sobretudo dos F14, não voava à muito.

Não existe comparação entre um caça dos anos 70 como o F-14 e mesmo os F-16 mais antigos e um F-35 ou outros mais actuais, a 5a geração não se resume à furtividade.

Sds
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1820 em: Fevereiro 14, 2025, 01:24:38 pm »
Existe sempre um Backround System. Senão a frota Iraniana, sobretudo dos F14, não voava à muito.

Não existe comparação entre um caça dos anos 70 como o F-14 e mesmo os F-16 mais antigos e um F-35 ou outros mais actuais, a 5a geração não se resume à furtividade.

Sds

É esta a impressão que tenho... o F-35 (e seguintes) são "diferentes" nesse ponto.

E Israel tem um F-35 bastante diferente (julgo) que os outros, com muito material próprio... esses são "outro campeonato".
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1821 em: Fevereiro 14, 2025, 03:11:02 pm »
A ideia que o F-35 tem um botão que os faz cair do céu é tão real como a idea que eu também tenho um botão para fazer parar os F-16 da FAP (mas só os da FAP atenção)

Deves pensar que os americanos não têm um controlo sobre os aviões!

Basta procurares o que já se passou com os F16 turcos e paquistaneses.
 

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mafets

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1822 em: Fevereiro 14, 2025, 04:38:03 pm »
Existe sempre um Backround System. Senão a frota Iraniana, sobretudo dos F14, não voava à muito.

Não existe comparação entre um caça dos anos 70 como o F-14 e mesmo os F-16 mais antigos e um F-35 ou outros mais actuais, a 5a geração não se resume à furtividade.

Sds

Estou a falar de software. Caso não seja do conhecimento de v.exma, só para dar dois exemplos: O F14 tinha um computador que controlava automaticamente as asas em flecha, bem como a mudança automática da frequência do radar, para ser mais difícil a interferência. Mas, como v.exma também deve saber, o Gripen é um caça de quarta geração e foi projetado com o mais baixo sinal possível de radar. Por último, isto tem a ver o que com backround systems (que permitem ao avião voar, mas provavelmente alguns sistemas não estão a 100%) ? Não me diga que se Portugal se chatear com o Brasil ficamos com os ST em terra?

Saudações   

P.S.
A ideia que o F-35 tem um botão que os faz cair do céu é tão real como a idea que eu também tenho um botão para fazer parar os F-16 da FAP (mas só os da FAP atenção)

Deves pensar que os americanos não têm um controlo sobre os aviões!

Basta procurares o que já se passou com os F16 turcos e paquistaneses.

Ou Venezuelanos. Mas não os impediu de voar e inclusive, consta que ainda voam mais que os Sukoi.
« Última modificação: Fevereiro 14, 2025, 04:47:55 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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papatango

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1823 em: Fevereiro 14, 2025, 05:08:19 pm »
Citação de: mafets
Existe sempre um Backround System. Senão a frota Iraniana, sobretudo dos F14, não voava à muito.

Saudações

P.S. Acham que Israel ia arriscar a compra de aparelhos militares, que no caso de existirem problemas políticos com o país fornecedor, não os conseguiam por a voar?

Você deve estar a referir os Backdoors, mas desculpe...
Comparar um F-14 desenhado no final da década de 1960, é a mesma coisa que comparar o computador ZX-Spectrum, com um computador com um processador Intel Core-i9.

Não há a mais pequena possibilidade de comparação, porque há sistemas em que se pode remover o Spectrum e colocar um sistema com equipamentos alternativos que possam fazer a mesma coisa.
No caso dos sistemas e subsistemas de um computador moderno, isso é virtualmente impossível.


Relativamente a Israel, a questão é completamente diferente.
O atual governo americano nunca deixaria de apoiar Israel e isto tem muito a ver com os avanços da direita evangélica americana desde a década de 1970.
Para os evangélicos, Israel tem que continuar a existir porque quando Cristo voltar à terra, os judeus vão finalmente ver a luz e virar cristãos (meis ou menos isto ainda que não exactamente). Este é a razão de os evangélicos brasileiros terem convencido o Bolsonaro a transferir a embaixada para Jerusalém.



Na questão de Israel, a geopolítica passa pela religião e pelo poder dos evangélicos por um lado e dos judeus por outro. De uma forma ou de outra, seja com republicanos seja com democratas, Israel terá sempre uma palavra a dizer na politica americana. E isso é uma segurança que Israel tem neste aspecto. O governo americano não se pode dar ao luxo de estar contra Israel nas atuais condições.

Os países europeus não estão na mesma liga e acima de tudo a UE é vista como um rival pelos americanos.
Esta gente nunca gostou da União Europeia, nunca engoliu por exemplo ter que comprar aviões Airbus, sempre detestou o projeto Ariane, odeia visceralmente o Euro como moeda forte...

E esta gente, conseguiu chegar ao poder ...

A Europa não é Israel.
A comparação portanto não procede.
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
Contra a Estupidez, não temos defesa
https://shorturl.at/bdusk
 

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saabGripen

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1824 em: Fevereiro 14, 2025, 05:12:32 pm »
Outras perguntas que podem fazer;

- E os Chineses e os Russos? Será que conseguem entrar no software do F-35?
Aquilo não está constantemente ligado á net?

- Quando se compra F-35, a que obrigações é que o comprador se compromete perante a LM em termos de actualizações de hardware e software? Tem que ser tudo que eles querem?

- Mesma pergunta em relação a manutenção. A FAP pode desenvolver o seu próprio esquema de manutenção á pobre ou passa a ser obrigada a uma manutenção á rico? Isso seria uma novidade do crlho.

Finalmente, devem exigir ao CEMFA informar se isto que eu refiro está previsto no plano dele e que mostre os cálculos todos.

Por isso é que tem que haver um concurso transparente em que tudo isso seja mostrado ás claras e por cada um dos concorrentes.
Com Stealth a contar 5% na avaliação final.
 

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MMaria

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1825 em: Fevereiro 14, 2025, 06:07:16 pm »
Existe sempre um Backround System. Senão a frota Iraniana, sobretudo dos F14, não voava à muito.

Não existe comparação entre um caça dos anos 70 como o F-14 e mesmo os F-16 mais antigos e um F-35 ou outros mais actuais, a 5a geração não se resume à furtividade.

Sds

Estou a falar de software. Caso não seja do conhecimento de v.exma, só para dar dois exemplos: O F14 tinha um computador que controlava automaticamente as asas em flecha, bem como a mudança automática da frequência do radar, para ser mais difícil a interferência.

E uns 30 anos antes do Tomcat os ingleses tinham um computador que quebrava códigos alemães, e nem 10 anos antes também o módulo lunar pousou na Lua com um computador com a capacidade de processamento de uma calculadora actual. Desde então se passaram mais de 50 anos. Tens noção da evolução?

Sds
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1826 em: Fevereiro 15, 2025, 09:43:06 am »
Citar

Por isso é que tem que haver um concurso transparente em que tudo isso seja mostrado ás claras e por cada um dos concorrentes.





"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1827 em: Fevereiro 15, 2025, 02:51:30 pm »
Citação de: saabGripen
Outras perguntas que podem fazer;

- E os Chineses e os Russos? Será que conseguem entrar no software do F-35?
Aquilo não está constantemente ligado á net?

A probabilidade de entrar no software do F-35 através do que se chama "força bruta" é virtualmente impossível.
É mais ou menos como o desencriptar das mensgens da Enigma na II guerra mundial. A Enigma não foi "quebrada" pela força bruta da contra-desencriptação, mas sim pelos matemáticos que reduziram - utilizando o cérebro - o grande numero de probabilidades, entre as incontáveis permutações possíveis.

Não é pura e simplesmente possível entrar e sobre isso há muito pouca dúvida.
A Internet que os F-35 utilizam não é seguramente a World Wide Web, mas sim uma intranet, que não tem ligação exterior.


Não há forma de dar a volta ao problema.
Não existe nada que voe com mais capacidade que o F-35.
Resta saber se poderá ser uma espécie de rei e senhor dos ares, ou se a sua superioridade pode ser contestada.

Como sabemos, o oligarca Sul Africano Ellon Musk, acha que, com múltiplos drones o trabalho pode ser feito de forma mais eficiente.

No caso de Portugal, antes de pensar em caças, os responsáveis deveriam pensar primeiro que tudo em capacidade de defesa anti-aérea.
Essa desde 1940, faz-nos falta como pão para a boca.

E mesmo assim, em 1940 Lisboa estava convenientemente defendida por artilharia anti-aérea pesada de origem inglesa, mas só havia munição para um dia.
« Última modificação: Fevereiro 15, 2025, 02:54:46 pm por papatango »
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1828 em: Fevereiro 15, 2025, 06:35:54 pm »
Por isso é que tem que haver um concurso transparente em que tudo isso seja mostrado ás claras e por cada um dos concorrentes.
Com Stealth a contar 5% na avaliação final.

Com a mesma transparência da compra do ST?
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1829 em: Fevereiro 15, 2025, 07:27:35 pm »
Por isso é que tem que haver um concurso transparente em que tudo isso seja mostrado ás claras e por cada um dos concorrentes.
Com Stealth a contar 5% na avaliação final.

Com a mesma transparência da compra do ST?

Nem mais, uma transparência muito opaca, tipica das negociatas com a tal empresa fabricante de aeronaves de Transporte Estratégico, as tais, que conseguem efectuar reabastecimento aéreo a helis !!!!
 :mrgreen:

Abraço
« Última modificação: Fevereiro 15, 2025, 07:45:18 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
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