F-35A Lightning II na FAP

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saabGripen

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1800 em: Fevereiro 11, 2025, 07:09:45 pm »
É barato.

5.5 Bi  /  27  =  0.204 Bi

Os numeros não mentem
Por falar em números mentirosos, são 5.4B USD / 36 aparelhos

https://g1.globo.com/economia/negocios/noticia/2014/10/saab-conclui-venda-de-36-cacas-gripen-ao-brasil-por-us-54-bilhoes.html


sivi,

Não sei de que estás a falar.
Qualquer forista deve saber de cor os números sagrados:   5.5 e 27.
É o que o CEMFA comunicou a todo o MUNDO que ele queria e que não poderia ser outra coisa.
O CEMFA NÃO MENTE.

E até disse á Lockheed Martin o preço que queria pagar.
E nem um cêntimo menos.

P.s.
sabias que o Gerente do Continental Hotel no filme John Wick III chama por ti...

« Última modificação: Fevereiro 11, 2025, 07:20:20 pm por saabGripen »
 

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LM

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1801 em: Fevereiro 11, 2025, 07:12:20 pm »
Lula convidou e Marcelo aceitou. Presidente visita o Brasil entre 16 e 20 de fevereiro
https://cnnportugal.iol.pt/marcelo-rebelo-de-sousa/lula-da-silva/marcelo-visita-o-brasil-entre-16-e-20-de-fevereiro/20250210/67aa282bd34ef72ee4421356

Secalhar...
Brasil quer aproveitar contexto global para aumentar exportações de defesa para Portugal

https://www.correiodamanhacanada.com/brasil-quer-aproveitar-contexto-global-para-aumentar-exportacoes-de-defesa-para-portugal/

Agora podemos começar a ficar verdadeiramente preocupados...
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1802 em: Fevereiro 11, 2025, 07:22:30 pm »
Lula convidou e Marcelo aceitou. Presidente visita o Brasil entre 16 e 20 de fevereiro
https://cnnportugal.iol.pt/marcelo-rebelo-de-sousa/lula-da-silva/marcelo-visita-o-brasil-entre-16-e-20-de-fevereiro/20250210/67aa282bd34ef72ee4421356

Secalhar...
Brasil quer aproveitar contexto global para aumentar exportações de defesa para Portugal

https://www.correiodamanhacanada.com/brasil-quer-aproveitar-contexto-global-para-aumentar-exportacoes-de-defesa-para-portugal/

É claro que o Brasil quer aumentar as ecportações de defesa para Portugal!

Por uma questão interna do Brasil  (parece ser óbvio que há uma aposta nesse sector) mas a América do Sul não parece ser o parceiro ideal para tal - falta de dinheiro, outros parceiros privilegiados, desadequação dos artigos de defesa brasileiros, etc)

Donde Portugal ser encarado como porta de entrada para um mercado extremamente apetecível - a NATO. Mas isso esbarra um pouco na baixíssimo investimento de Portugal na defesa e, convenhamos, na pouca adequação e baixo desenvolvimento tecnológico da produção militar brasileira (com excepção do KC). O ST não conta, mais ninguém será otário como Portugal foi e o Gripen (que, cheira-me, será a próxima tentativa zuca de enfiar o pé na porta portuguesa) , para além de ser um produto sueco, logo de um parceiro NATO, não é a escolha nacional nem de todos os outros concursos em que entrou (excepção feita ao Brasil, claro).

Mas os brasileiros sáo persistentes e Marcelo um fraco, por isso há que aguardar pelas cenas do próximos capítulos. A ver vamos, como dizia o ceguinho....

PS: apesar de não serem aparelhos militares, pode ser que tentem também a substituição dos Falcon. Mas isso cheira-me que é mais a ideia de Macron....
« Última modificação: Fevereiro 11, 2025, 07:24:47 pm por sivispacem »
Cumprimentos,
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1803 em: Fevereiro 11, 2025, 07:30:48 pm »
É disto que eu gosto.

- Lula: 16 a 20 de Fevereiro
- Macron em Lisboa e no Porto 27 e 28 de Fevereiro
- Delegação portuguesa na Turquia - algures entre estas duas datas.

Esta gente toda, na sua ingenuidade, pensam que temos dinheiro para gastar.

                                                                 ;D

Mas vai sair um White Paper for Defense e até pode ser que nos caia dinheiro do ceu.
                                                Vivemos tempos estranhos.

                                               
« Última modificação: Fevereiro 11, 2025, 07:32:00 pm por saabGripen »
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1804 em: Fevereiro 12, 2025, 06:07:12 pm »
Lula convidou e Marcelo aceitou. Presidente visita o Brasil entre 16 e 20 de fevereiro
https://cnnportugal.iol.pt/marcelo-rebelo-de-sousa/lula-da-silva/marcelo-visita-o-brasil-entre-16-e-20-de-fevereiro/20250210/67aa282bd34ef72ee4421356

Secalhar...
Brasil quer aproveitar contexto global para aumentar exportações de defesa para Portugal

https://www.correiodamanhacanada.com/brasil-quer-aproveitar-contexto-global-para-aumentar-exportacoes-de-defesa-para-portugal/

É claro que o Brasil quer aumentar as ecportações de defesa para Portugal!

Por uma questão interna do Brasil  (parece ser óbvio que há uma aposta nesse sector) mas a América do Sul não parece ser o parceiro ideal para tal - falta de dinheiro, outros parceiros privilegiados, desadequação dos artigos de defesa brasileiros, etc)

Donde Portugal ser encarado como porta de entrada para um mercado extremamente apetecível - a NATO. Mas isso esbarra um pouco na baixíssimo investimento de Portugal na defesa e, convenhamos, na pouca adequação e baixo desenvolvimento tecnológico da produção militar brasileira (com excepção do KC). O ST não conta, mais ninguém será otário como Portugal foi e o Gripen (que, cheira-me, será a próxima tentativa zuca de enfiar o pé na porta portuguesa) , para além de ser um produto sueco, logo de um parceiro NATO, não é a escolha nacional nem de todos os outros concursos em que entrou (excepção feita ao Brasil, claro).

Mas os brasileiros sáo persistentes e Marcelo um fraco, por isso há que aguardar pelas cenas do próximos capítulos. A ver vamos, como dizia o ceguinho....

PS: apesar de não serem aparelhos militares, pode ser que tentem também a substituição dos Falcon. Mas isso cheira-me que é mais a ideia de Macron....

Além de que não devem existir muitos países otários que preferem pagar 1.5 pelo que na verdade custa 1.0  :mrgreen:

Pode ser que queira vender cachaça 😀
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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sivispacem

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1805 em: Fevereiro 12, 2025, 07:24:29 pm »


Além de que não devem existir muitos países otários que preferem pagar 1.5 pelo que na verdade custa 1.0  :mrgreen:

Pode ser que queira vender cachaça 😀
[/quote]

Antes tivessem comprado umas pipas valente em vez das avionetas.....  :D
Cumprimentos,
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1806 em: Fevereiro 13, 2025, 10:00:49 am »
Começa a aparecer maneira dos F35 e derivados não servirem para nada (como aliás seria de esperar):

China cria tecnologia capaz de rastrear caças furtivos dos EUA a quase 2.000 km de distância (Foto: Berend Verheijen/Unsplash)
China cria tecnologia capaz de rastrear caças furtivos dos EUA a quase 2.000 km de distância (Foto: Berend Verheijen/Unsplash)
De acordo com uma reportagem do site South China Morning Post, cientistas chineses criaram um sistema capaz de detectar caças furtivos dos Estados Unidos a uma distância de quase 2.000 km.

Na reportagem divulgada na última terça-feira (11), o site revelou que o sistema, desenvolvido por pesquisadores do Changchun Institute of Optics, Fine Mechanics and Physics (CIOMP), foi testado em simulações de combates sobre Taiwan.

A solução inovadora, que deve ser acoplada a drones do tipo dirigível, analisa assinaturas infravermelhas de jatos de combate como o modelo de última geração da Força Aérea americana, o caça F-35.

A pesquisa, publicada em maio no periódico chinês Aerospace Technology, mostra que, enquanto o revestimento de absorção de radar e o exterior do jato resfriaram a uma média de 7,85°C, o que ajuda a evitar a detecção tradicional, a pluma de exaustão do motor atingiu quase 726°C e emitiu radiação infravermelha de onda média três ordens de magnitude mais forte do que sua fuselagem.

Ao focar na faixa de comprimento de onda de 2,8 a 4,3 micrômetros, onde a interferência atmosférica é mínima, e implantar detectores de mercúrio-cádmio-telureto e telescópios com abertura de 300 mm, o dirigível não tripulado poderia detectar a assinatura térmica traseira de um F-35 a mais de 1.800 km de distância quando a aeronave fosse vista de lado ou por trás.

No entanto, a inovação traz algumas falhas. Por exemplo, a detecção pela frente permaneceu limitada a apenas 350 km devido ao perfil de calor frontal reduzido do jato furtivo. Os autores do estudo ressaltaram que constelações de dirigíveis, ou seja, frotas maiores de drones em rede, poderiam superar pontos cegos e aumentar seu alcance de detecção coletiva.

https://www.msn.com/pt-pt/noticias/other/china-cria-tecnologia-capaz-de-rastrear-ca%C3%A7as-furtivos-dos-eua-a-quase-2-000-km-de-dist%C3%A2ncia/ar-AA1yW2Rz?ocid=entnewsntp&pc=U531&cvid=97f637e96b9f44b2979be2ac06b6b9fc&ei=45
 

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papatango

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1807 em: Fevereiro 13, 2025, 08:15:54 pm »
Citar
Começa a aparecer maneira dos F35 e derivados não servirem para nada (como aliás seria de esperar):

A descoberta de sistemas que tornam o F-35 e o F-22 em armas inuteis é algo que é esgrimido há anos e anos sempre que é necessário gastar dinheiro em armamento.

O presidente Ellon Musk nunca escondeu que é a favor de cancelar o projecto do F-35 e optar por drones guiados por inteligência artificial.
Logo, é apenas normal que comecem a aparecer argumentos para esgrimir contra os gastos de defesa com o F-35...

Assim à primeira vista, fica-se com a impressão de que seria apenas necessário detetar os drones radares de grandes dimensões a pairar no ar.
Logo teremos drones kamikaze anti-radar com grande alcance e capazes de identificar os alvos e destrui-los.
O problema de qualquer sistema de radares, é que podem ser destruidos.

O que de qualquer forma permite colocar a questão ... Se vamos destruir os radares primeiro, para quê caças Stealth.

Aqui a resposta vai sempre dar ao mesmo. A questão não é o fato de os F-35 não poderem ser identificados pelos radares, mas sim o fato de os radares dos mísseis enviados para os destruir, não o verem ...

É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
Contra a Estupidez, não temos defesa
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Drecas

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1808 em: Fevereiro 13, 2025, 08:50:07 pm »
A ideia que o F-35 tem um botão que os faz cair do céu é tão real como a idea que eu também tenho um botão para fazer parar os F-16 da FAP (mas só os da FAP atenção)
 

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MMaria

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1809 em: Fevereiro 13, 2025, 08:57:41 pm »
Por outro lado não me parece tão irreal, a tecnologia rastreio e bloqueio remoto de frotas existe a um bom tempo.
Talvez que não seja aplicável a aeronaves então.

 :mrgreen:
Duvidar faz-te pensar... acreditar sem duvidar faz-te um fanático.
 

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JohnM

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1810 em: Fevereiro 13, 2025, 09:02:47 pm »
A frota de dirigíveis com radar é bem mais vulnerável aos F-35 que os F-35 a frotas de dirigíveis com radar… e, como já se disse aqui muitas vezes, mas parece que as pessoas não querem ouvir, nenhum sistema de armas é invulnerável, nem precisa ser, só precisa ser menos vulnerável que o sistema inimigo que o quer destruir. Uma coisa é detetares um F-35, outra completamente diferente é completar a kill chain e conseguires uma solução de fogo no F-35 antes de o F-35 ter uma solução de fogo em ti… É como a velha piada de que não precisas ser mais veloz que o leão, apenas precisas ser mais veloz que o gajo a correr ao teu lado…
« Última modificação: Fevereiro 13, 2025, 09:12:16 pm por JohnM »
 
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Ghidra

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1811 em: Fevereiro 13, 2025, 09:07:32 pm »
A ideia que o F-35 tem um botão que os faz cair do céu é tão real como a idea que eu também tenho um botão para fazer parar os F-16 da FAP (mas só os da FAP atenção)
Não é um botão mas os sistemas do F-35 são proprietary software da Lockheed Martin... Podes usar o windows 10 sem actualizações? Podes mas tas por tua conta e risco.
« Última modificação: Fevereiro 13, 2025, 09:08:45 pm por Ghidra »
 
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papatango

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1812 em: Fevereiro 13, 2025, 09:17:18 pm »
Por outro lado não me parece tão irreal, a tecnologia rastreio e bloqueio remoto de frotas existe a um bom tempo.
Talvez que não seja aplicável a aeronaves então.

 :mrgreen:

Mal que pergunte, o que é que a tecnologia demonstrada e utilizada pela John Deere nas ceifeiras-debulhadoras e nos tratores pelo menos da série 7 e da série 8 e alguns da série 6R e que permite impedir o funcionamento de todo o sistema remotamente, tem a ver com ter ou não ter capacidade para atacar os F-35.

Há neste momento uma guerra entre os agricultores e a John Deere por causa disto e até o senhor Trump já meteu o bedelho na situação ...
A John Deere desenvolveu a capacidade de bloquear o funcionamento dos seus tratores, para impedir os agricultores de fazerem reparações sem autorização do fabricante.
https://doctorow.medium.com/about-those-kill-switched-ukrainian-tractors-bc93f471b9c8

A tecnologia foi utilizada para impedir os ladrões chechenos de utilizar os equipamentos, depois de terem sido roubados.
A John Deere nos Estados Unidos possui tecnologia capaz de parar tratores e implementos agricolas desde que estejam dependentes de sistemas digitais. Mas jamais passaria pela cabeça das empresas de defesa utilizar tal recurso  :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

O F-35 ou não tem sistemas digitais, ou então também pode ter o mesmo tipo de rotinas instaladas.

Tudo depende do que é comprado e de qual é o nível de acesso que as forças aéreas têm ao software que gere os equipamentos.
A complexidade de uma aeronave é tal, que um simples software pode desabilitar um sistema secundário e tornar a aeronave impossível de utilizar.

O problema do F-35 não é um problema técnico é um problema politico.
A Europa só poderia ter um caça Stealth pronto em 2040. E mesmo que os projetos atuais recebessem altíssima prioridade, e houvesse um acordo entre as industrias europeias,  no máximo poderiam reduzir para 2035 a primeira entrega de um caça operacional.
« Última modificação: Fevereiro 13, 2025, 09:20:22 pm por papatango »
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1813 em: Fevereiro 14, 2025, 06:39:14 am »
Como sempre o mundo inteiro está errado, apenas os tudólogos portugueses estão certos.
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1814 em: Fevereiro 14, 2025, 08:45:25 am »
Como sempre o mundo inteiro está errado, apenas os tudólogos portugueses estão certos.

Você está a falar nos dinamarqueses e dos problemas do F-35 na Dinamarca ?
É que não são apenas os dinamarqueses que estão a por as barbas de molho...

O que é que quer dizer com "o mundo inteiro está errado"  ? ? ? ?
Uma explicaçãozinha, só umazinha, pode ser ?


Entretanto, veja, o que os tudologistas dizem:
...
Trump’s Greenland push puts F-35 program at risk
https://defence-blog.com/trumps-greenland-push-puts-f-35-program-at-risk/



PS:
Independentemente desta questão, temos também que analisar os posicionamentos do camarada anti-woke - o sul africano Ellon Musk - sobre o F-35.
O homem que aparentemente manda na América, e quer poupar dinheiro, acha que o F-35 é algo de obsoleto, temendo-se que os chineses possam neste momento estar mais à frente no que respeita aos substitutos do F-35.

A recente divulgação do "DeepSeek" que está a ser visto por analistas militares nos EUA e na Europa como uma espécie de momento "Sputnik" vem reforçar esta ideia.

Quanto ao F-35 só os britânicos têm um acesso de primeiro nível aos sistemas do F-35. Ou seja, acesso ao software antes da compilação.

Holandeses dinamarqueses e italianos (falo de cabeça) estão num segundo nível e o resto está no terceiro nível de acesso à tecnologia. Isto quer dizer que nem controlam o software que controla o trem de aterragem do avião, que é compilado antes do fornecimento..



PPS
Importante aqui frisar que eu não coloco em causa a superioridade técnica do F-35 sobre qualquer outra aeronave da atualidade, excepto o F-22.

Estou de acordo que, o preço das versões mais modernas de aeronaves como o Rafale ou o Gripen é igualmente proibitivo. E ainda que possa haver (segundo os especialistas que eu li) alguma vantagem pontual em alguns dos sistemas destes dois aviões europeus, no computo geral o F-35 acabaria sempre por se superiorizar.

A questão, no fim acaba sempre por ser politica.
« Última modificação: Fevereiro 14, 2025, 09:51:35 am por papatango »
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