F-35A Lightning II na FAP

• 2891 Respostas
  • 354443 Visualizações
*

Charlie Jaguar

• Investigador
  • 6776
  • Recebeu: 7447 vez(es)
  • Enviou: 5065 vez(es)
  • +10184/-2924
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1755 em: Janeiro 29, 2025, 05:05:15 pm »
Eles que comprem mazé 5 dúzias de Tucanos N que é para ver com quantos paus se faz uma canoa.....  :(

Se com o Rafale duravam apenas 3 dias, com o Super Tucas era meia hora se tanto.  :mrgreen:
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44, LightningBolt

*

saabGripen

• Investigador
  • 1874
  • Recebeu: 267 vez(es)
  • Enviou: 103 vez(es)
  • +1083/-1900
« Responder #1756 em: Janeiro 29, 2025, 07:40:22 pm »
Eles que comprem mazé 5 dúzias de Tucanos N que é para ver com quantos paus se faz uma canoa.....  :(

Se com o Rafale duravam apenas 3 dias, com o Super Tucas era meia hora se tanto.  :mrgreen:

Dia 27/28 de Fev. está cá o Macron para discursar no Parlamento e assinar um tratado de amizade.
Não há maior símbolo de amizade que 27 Rafale F4.

*

JohnM

• Investigador
  • 1358
  • Recebeu: 892 vez(es)
  • Enviou: 424 vez(es)
  • +202/-46
« Responder #1757 em: Janeiro 29, 2025, 07:50:39 pm »

Dia 27/28 de Fev. está cá o Macron para discursar no Parlamento e assinar um tratado de amizade.
Não há maior símbolo de amizade que 27 Rafale F4.
Ah, os tais que os próprios pilotos Franceses dizem que não sobrevivem num cenário de alta intensidade. Estás a referir-te a esses? Ainda para mais com pilotos Portugueses que, segundo tu, não estão devidamente treinados. Grande receita para a sobrevivência…

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44, Charlie Jaguar, Pneucareca, LightningBolt

*

Charlie Jaguar

• Investigador
  • 6776
  • Recebeu: 7447 vez(es)
  • Enviou: 5065 vez(es)
  • +10184/-2924
« Responder #1758 em: Janeiro 29, 2025, 07:58:50 pm »
Ah, os tais que os próprios pilotos Franceses dizem que não sobrevivem num cenário de alta intensidade. Estás a referir-te a esses? Ainda para mais com pilotos Portugueses que, segundo tu, não estão devidamente treinados. Grande receita para a sobrevivência…

Deixa-o falar e continuar a divertir-nos com as chalupices e invenções da cabeça dele. Não vês que o delegado de vendas da Saab/Embraer está a ver a vida a andar para trás com o parco caderno de encomendas dos 2 aparelhos? É que nem os ucranianos os querem...
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44, Pneucareca

*

JohnM

• Investigador
  • 1358
  • +202/-46
« Responder #1759 em: Janeiro 29, 2025, 08:02:07 pm »

Deixa-o falar e continuar a divertir-nos com as chalupices e invenções da cabeça dele. Não vês que o delegado de vendas da Saab/Embraer está a ver a vida a andar para trás com o parco caderno de encomendas dos 2 aparelhos? É que nem os ucranianos os querem...
Eu sei, mas gosto de o provocar, pelo menos até osmoderadores eliminarem as mensagens 😊

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, Subsea7

*

sivispacem

• Investigador
  • 1428
  • Recebeu: 799 vez(es)
  • Enviou: 814 vez(es)
  • +438/-496
« Responder #1760 em: Janeiro 29, 2025, 08:04:50 pm »

Eu sei, mas gosto de o provocar, pelo menos até osmoderadores eliminarem as mensagens 😊

Eu cá sou mais adepto daquela velha frase, plena de sabedoria, que nos diz que "nunca se deve contrariar um maluco"....  ;D
Cumprimentos,

*

sivispacem

• Investigador
  • 1428
  • Recebeu: 799 vez(es)
  • Enviou: 814 vez(es)
  • +438/-496
« Responder #1761 em: Janeiro 29, 2025, 08:16:17 pm »
Cumprimentos,

*

legionario

• Investigador
  • 1723
  • Recebeu: 403 vez(es)
  • Enviou: 414 vez(es)
  • +403/-7220
« Responder #1762 em: Janeiro 29, 2025, 09:19:23 pm »
Já foi aqui explicado por A+B porque razão Portugal não deve comprar os F35 mas os delírios continuam, ...não faz mal, a realidade dos acontecimentos futuros vai chamar à razão os mais entusiastas.

Não minimizo o poder que têm os lobbys entre alguns dos nossos decisores nem os laços que os americanos souberam criar entre muitos dos nossos oficiais sobretudo aqueles que foram formados nos EUA e que se renderam completamente aos encantos da sereia americana mas , mais uma vez fica aqui registado para memória futura o que eu afirmo e sublinho : Portugal não vai comprar F35. Escolham outro  :)
"De joelhos diante de Deus, de pé diante dos homens"
António Ferreira Gomes, bispo

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: mayo

*

Subsea7

• Investigador
  • 2223
  • Recebeu: 2511 vez(es)
  • Enviou: 3242 vez(es)
  • +5626/-3381
« Responder #1763 em: Janeiro 29, 2025, 09:33:31 pm »
Já foi aqui explicado por A+B porque razão Portugal não deve comprar os F35 mas os delírios continuam, ...não faz mal, a realidade dos acontecimentos futuros vai chamar à razão os mais entusiastas.

Não minimizo o poder que têm os lobbys entre alguns dos nossos decisores nem os laços que os americanos souberam criar entre muitos dos nossos oficiais sobretudo aqueles que foram formados nos EUA e que se renderam completamente aos encantos da sereia americana mas , mais uma vez fica aqui registado para memória futura o que eu afirmo e sublinho : Portugal não vai comprar F35. Escolham outro  :)

Porque?

*

JohnM

• Investigador
  • 1358
  • +202/-46
« Responder #1764 em: Janeiro 29, 2025, 09:39:57 pm »

Porque?
Ele só lê os posts que tentam provar que o F-35 não presta… assim poupa o trabalho de ler os outros 95%😂😂
« Última modificação: Janeiro 29, 2025, 09:47:38 pm por JohnM »

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, Subsea7

*

Apone

• Membro
  • *
  • 225
  • Recebeu: 73 vez(es)
  • Enviou: 19 vez(es)
  • +2831/-537
  • A day in the Corps is like a day on the farm
« Responder #1765 em: Janeiro 29, 2025, 09:44:15 pm »
Esse o que quer sei eu....    :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

*

legionario

• Investigador
  • 1723
  • Recebeu: 403 vez(es)
  • Enviou: 414 vez(es)
  • +403/-7220
« Responder #1766 em: Janeiro 29, 2025, 09:56:19 pm »
O PT descreveu aqui quase na perfeição os principais argumentos contra. Falta um, o principal argumento na minha opinião : o F35 é de utilização condicionada, só trabalham se os EUA deixarem....se não fosse este pequeno detalhe eu até seria a favor tanto mais que os EUA já lá têm parte do pagamento (remember as 17 toneladas de ouro que nos roubaram aqui há uns anos ...existe um tópico sobre este roubo para os mais distraídos)  :)

Aparentemente a sobrevivência do próprio avião poderá estar em risco, já que há dentro do futuro governo americano, ou dos setores que apoiam Trump, duas visões muito diferentes sobre o futuro da aeronave.

Por um lado estão os estrategas da Heritage Foundation, que defendem que os E.U.A. devem continuar a possuir uma vantagem em termos de armamento convencional tradicional e confiavel, o que implica mais encomendas, nomeadamente à Lockeed Martin, continuando a encomendar de 60 a 80 F-35 todos os anos, juntamente com mais encomendas para os bombardeiros B-21 Raider.

Do outro lado está o Elon Musk que afirma que o F-35 é demasiado caro e ainda por cima coloca em risco uma vida humana, preferindo que se gaste dinheiro em drones e sistemas completamente autónomos, que além de serem muito mais baratos não colocam em risco vidas humanas.

- - - - - - - -

A guerra na Ucrânia não é uma guerra de segunda categoria, é o mais próximo de uma guerra a sério que se consegue imaginar. As forças aéreas ocidentais são mais eficazes que a russa, isso parece ser óbvio, mas o facto de não haver um controlo absoluto dos ares na guerra da Ucrânia não tem nada a ver com os combates de aeronaves, tem isso sim, a ver com os sistemas de mísseis.

Na primeira guerra do golfo, quando Saddam Hussein atacou Israel com mísseis Scud, ficou todo o mundo paralizado durante os minutos que os mísseis demoraram a chegar a Israel, porque não se sabia onde poderiam cair e se existiriam muitas vítimas, isto para evitar que Israel respondesse.
Na altura não havia qualquer sistema que pudesse atingir mísseis. A melhor arma era rezar para que não acertassem.

Hoje os sistemas anti-aéreos são vistos como sistemas anti-míssil, mas parece que esquecemos que, sistemas anti-aéreos com uma impressionante capacidade para atacar mísseis, vão ser muito mais eficazes a atacar aviões.

E a única coisa que poderia tornar o F-35 mais eficaz seria a sua capacidade Stealth.
O problema é que isto depende dos sistemas de radar e das suas capacidades e qualidade.

Tudo leva a crer que os israelitas conseguiram atacar eficazmente o Irão, e não perderam nenhuma aeronave.
Mas a Força Aérea de Israel utilizou mais de uma centena de aeronaves e só possui 40 caças F-35.
Mesmo que tivesse utilizado todos os F-35, mesmo assim haveria 60 aviões F-16 e F-15 a participar no ataque.

Se a principal diferença entre F-16 e F-35 é a capacidade Stealth, porque diacho não perderam nenhum F-16 ?

5.500 milhões de Euros são uma quantidade muito grande de dinheiro, para uma arma que equipará uma força aérea que nunca entrou em combate com uma força aérea inimiga, e que nunca esteve em guerra com um país que tivesse força aérea.

Eu até nem sou contra a aquisição deste tipo de aeronave, mas antes, gostaria de ver as cidades e as ilhas protegidas com sistemas de defesa aérea, que como vemos na Ucrânia, são o que efectivamente não permite a nenhum dos lados garantir a superioridade aérea.

E gostaria também de ver o que vai a Dinamarca fazer depois das ameaças do balofo alaranjado, e se dos 1500 milhões que vai gastar adicionalmente para defender a Gronelandia, alguns vão ser para comprar F-35, ao país que indiretamente ameaçou tomar território dinamarquês.

Se alguém se lembra de mostrar ao alaranjado o discurso de Roosevelt em Dezembro de 1940 :
https://youtu.be/LPwJIswbDk0?t=280

Então é que vamos mesmo precisar de pensar nos F-35...
Só que não nos nossos
...  :o :o :o

Perceberam ou não querem saber ? Os F35 estarão sempre ao serviço dos EUA, ou isso ou simplesmente nem levantam do solo.
« Última modificação: Janeiro 29, 2025, 10:06:32 pm por legionario »
"De joelhos diante de Deus, de pé diante dos homens"
António Ferreira Gomes, bispo

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: nelson38899

*

saabGripen

• Investigador
  • 1874
  • Recebeu: 267 vez(es)
  • Enviou: 103 vez(es)
  • +1083/-1900
« Responder #1767 em: Janeiro 29, 2025, 10:50:28 pm »

Olá aos três!
Dois aqui a botar faladura e o outro a botar "like".

Um diz que gosta de me provocar. És um brincalhão.
Depois deste tempo passado no FD, não há aqui ninguém que me provoque.

Os outros dois não são tanto de provocar, pelo menos não no mesmo sentido.
Mas já tiveram interacções comigo de um certo tipo que agora evitam, embora mantenham de mim uma imagem de alguém que "desempenha aqui um função" que só poderá ser de elevada responsabilidade e muito bem paga.
Um vendedor de EMBRAERs e SAABs...
E com isso dão mais importância a eles próprios - na figura de aqueles que me combatem - que aquela que merecem.

O saabGripen, no "octagon" do FD, não se importava de debater uma qualquer ideia com vocês os três ao mesmo tempo.
Sobre:
- A Marinha
- A FAP
- O EP
- O estado actual do mundo
- ect.
- ect.
- ect.

Eu cá vos espero.

*

LightningBolt

• Membro
  • *
  • 120
  • Recebeu: 59 vez(es)
  • Enviou: 491 vez(es)
  • +15/-50
« Responder #1768 em: Janeiro 30, 2025, 02:10:27 am »

Vamos lá ver é se não nos calha só a nós e no final das contas, ele até ter razão... a verdade é que não vejo anunciado ou qualquer tipo dd notícia mais "oficiosa", algo que nos dê garantias que, quando for a altura de encomendar será sem dúvida alguma o F35. Verdade que o CEMFA falou em concreto do F35 mas também não é menos verdade, que é o poder político que decide e burros e otários como os nossos governantes são... não sei não. Acabo por ficar inquieto confesso... digamos assim com a possibilidade de o F35 não se cumprir para Portugal!
Eu quero! :mrgreen: o F35

*

LightningBolt

• Membro
  • *
  • 120
  • Recebeu: 59 vez(es)
  • Enviou: 491 vez(es)
  • +15/-50
« Responder #1769 em: Janeiro 30, 2025, 02:13:24 am »

Não minimizo o poder que têm os lobbys entre alguns dos nossos decisores nem os laços que os americanos souberam criar entre muitos dos nossos oficiais sobretudo aqueles que foram formados nos EUA e que se renderam completamente aos encantos da sereia americana mas , mais uma vez fica aqui registado para memória futura o que eu afirmo e sublinho : Portugal não vai comprar F35. Escolham outro :)

É disto que tenho receio... que tenham razão e não se cumpra...