F-35A Lightning II na FAP

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JohnM

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1695 em: Dezembro 29, 2024, 09:52:34 pm »
Para ser honesto os israelitas não perderam qualquer F-16 nem F-15 porque os F-35 foram à frente e derreteram as defesas anti-aéreas. Se não dispararam sobre elas deram a solução de tiro para outros as derrotar.~

Mesmo assim custa-me mesmo, mesmo muito gastar tanto dinheiro no F-35. Os custos iniciais são grandes mas os custos futuros serão medonhos e vão secar tudo à sua volta. Tenho solução para o problema? Não. Por isso aceito quem defenda o F-35. Mas gostava que viessem o mínimo possível. E para ser sincero. Se fosse o governo adiava o assunto uns anitos.É que podemos estar no precipicio duma nova tecnologia e ficarmos entalados com um avião pouco útil e caríssimo.
Ora aqui está um post que entende o que se passou no Irão e porque não se perderam nenhums F-15 ou F-16…

Eu já disse aqui várias vezes que compraria um número mínimo de F-35, ai uns 15-16, e via o que esta história dos drones Loyal Wigmen vai dar… eventualmente comprar uns 16-20 aviões e uns 30-40 drones
 
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Subsea7

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1696 em: Dezembro 29, 2024, 09:56:24 pm »
Para ser honesto os israelitas não perderam qualquer F-16 nem F-15 porque os F-35 foram à frente e derreteram as defesas anti-aéreas. Se não dispararam sobre elas deram a solução de tiro para outros as derrotar.~

Mesmo assim custa-me mesmo, mesmo muito gastar tanto dinheiro no F-35. Os custos iniciais são grandes mas os custos futuros serão medonhos e vão secar tudo à sua volta. Tenho solução para o problema? Não. Por isso aceito quem defenda o F-35. Mas gostava que viessem o mínimo possível. E para ser sincero. Se fosse o governo adiava o assunto uns anitos.É que podemos estar no precipicio duma nova tecnologia e ficarmos entalados com um avião pouco útil e caríssimo.

Lamento, mas não é verdade, o custo estimado HV para 2025, na USAF será abaixo de 25000 USD/H.
Cps
 

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Visitante123

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1697 em: Dezembro 29, 2024, 10:14:25 pm »
Para ser honesto os israelitas não perderam qualquer F-16 nem F-15 porque os F-35 foram à frente e derreteram as defesas anti-aéreas. Se não dispararam sobre elas deram a solução de tiro para outros as derrotar.~

Mesmo assim custa-me mesmo, mesmo muito gastar tanto dinheiro no F-35. Os custos iniciais são grandes mas os custos futuros serão medonhos e vão secar tudo à sua volta. Tenho solução para o problema? Não. Por isso aceito quem defenda o F-35. Mas gostava que viessem o mínimo possível. E para ser sincero. Se fosse o governo adiava o assunto uns anitos.É que podemos estar no precipicio duma nova tecnologia e ficarmos entalados com um avião pouco útil e caríssimo.

Lamento, mas não é verdade, o custo estimado HV para 2025, na USAF será abaixo de 25000 USD/H.
Cps

Como já disse, não me acredito nesses números. Podem descordar, sem problemas. E depois há outra coisa. A maioria dos F-35 estavam apenas em condições para fazer treinos entre pares. Não estavam em condições de participar em operações de guerra. Obviamente operar os aviões nestas condições será muito mais barato porque não precisas de reparações extensas e principalmente não precisas de reparar o stealth coating que caso não saibam demora a uma equipa de 3 pessoas 24h por avião depois de cada sortida.

Só para terem uma ideia no UK os custos de manutenção de 21 F-35 são mais que todos os valores presentes na LPM para a Força Aérea (anualmente).
 

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saabGripen

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1698 em: Dezembro 29, 2024, 10:27:47 pm »

Eu gostava de saber como é que números de Custo/Hora de Voo para 2025 são verdadeiros quando, em 2024, os F-35 estiveram "a meio gás" enquanto a LM resolvia problemas de software, problemas esses que vão permitir o upgrade de mais Software e Hardware para chegar ao Block4, para o F-35 adquirir novas e fantásticas capacidades que não tinha até aqui.

Há aviões que não vão fazer esse upgrade por ser caro demais.

Então, esses valores de Custos/HV para 2025 são para quais aviões? Os Block4 ou os outros?
Portugal vai comprar Block4 ou Block5?
Este motor ou o futuro cíclo-misto?

É que com o aumento de capacidade e de complexidade, o Custo/HV não diminui.

E Portugal, ao adquirir o melhor que há, vai ter que adquirir o MELHOR do melhor que há, certo?
 

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legionario

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1699 em: Dezembro 29, 2024, 11:41:50 pm »
Certo, certo., o melhor ou nada  :)

Quando apareci por aqui estavam uns colegas a discutir sobre a as futuras instalações do F35...se calhar rompeu-se o fio à meada da conversa mas estejam à vontade para recomeçar...é na BA5 que os querem pôr , é isso ? 
"De joelhos diante de Deus, de pé diante dos homens"
António Ferreira Gomes, bispo
 

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LightningBolt

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1700 em: Dezembro 30, 2024, 05:45:00 am »
Vamos embora FAP! Tudo do bom e do melhor... eu quero! :arrow: :G-bigun: :snip: :mrgreen:
 

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goncalobmartins

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1701 em: Dezembro 30, 2024, 08:57:41 am »
Certo, certo., o melhor ou nada  :)

Quando apareci por aqui estavam uns colegas a discutir sobre a as futuras instalações do F35...se calhar rompeu-se o fio à meada da conversa mas estejam à vontade para recomeçar...é na BA5 que os querem pôr , é isso ?

Vamos lá então. Eu gostava de ver o futuro da aviação de caça desta forma:

BA5 (LPMR): 20 F-35A com a 201 Falcões
BA8 (LPOV): 19 F-16M ou F-16V- (PAI) com a 301 Jaguares

E são estes os meus 5 cêntimos sobre o tema.
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1702 em: Dezembro 30, 2024, 09:58:19 am »
Vamos lá então. Eu gostava de ver o futuro da aviação de caça desta forma:

BA5 (LPMR): 20 F-35A com a 201 Falcões
BA8 (LPOV): 19 F-16M ou F-16V- (PAI) com a 301 Jaguares

E são estes os meus 5 cêntimos sobre o tema.

Estudos preliminares apontam precisamente para o contrário, Gonçalo:

- Esquadra 201 "Falcões" na BA5 com F-16M/V (missão principal Luta Aérea Defensiva; missão secundária Luta Ar-Solo/Superfície em todo o espetro, exceto operações de luta antissubmarina);
- Esquadra 301 "Jaguares" na BA8 com F-35A (missão principal Luta Ar-Solo/Superfície em todo o espetro, exceto operações de luta antissubmarina, talvez incluindo também a Supressão de Defesas Aéreas Inimigas; missão secundária Luta Aérea Defensiva/Ofensiva);


E Portugal, ao adquirir o melhor que há, vai ter que adquirir o MELHOR do melhor que há, certo?

Certo, e que mesmo assim continuará a não ser o Saab Gripen E/F.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1703 em: Dezembro 30, 2024, 10:13:22 am »
Vamos lá então. Eu gostava de ver o futuro da aviação de caça desta forma:

BA5 (LPMR): 20 F-35A com a 201 Falcões
BA8 (LPOV): 19 F-16M ou F-16V- (PAI) com a 301 Jaguares

E são estes os meus 5 cêntimos sobre o tema.

Estudos preliminares apontam precisamente para o contrário, Gonçalo:

- Esquadra 201 "Falcões" na BA5 com F-16M/V (missão principal Luta Aérea Defensiva; missão secundária Luta Ar-Solo/Superfície em todo o espetro, exceto operações de luta antissubmarina);
- Esquadra 301 "Jaguares" na BA8 com F-35A (missão principal Luta Ar-Solo/Superfície em todo o espetro, exceto operações de luta antissubmarina, talvez incluindo também a Supressão de Defesas Aéreas Inimigas; missão secundária Luta Aérea Defensiva/Ofensiva);

Pois, eu estava precisamente com essa dúvida e apesar de ter consultado as páginas respetivas da EMFA tive uma interpretação diferente, e quis puxar a brasa à minha sardinha, de ter os F-35A lá na terrinha (BA5)  :P

EDIT: E, na minha opinião, e paralelamente com outras, acho que podemos ficar bem com 20 F-35A + 19 F-17M/V tal como acontece com outros países. Percebo perfeitamente as questões logísticas mas já estou habituado a trabalhar com pouco ou nada e ter de fazer muito  ::)
« Última modificação: Dezembro 30, 2024, 10:19:01 am por goncalobmartins »
 

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saabGripen

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1704 em: Dezembro 30, 2024, 11:04:18 am »
Bom dia!

Aqui uma criança mal-educada com retórica e capacidade cognitiva ao nível do 1º Ciclo do Ensino Básico.
Não é?
 
A minha capacidade cognitiva diz-me isto:

1 - Só há um novo caça quando estiverem verbas inscritas na LPM.
2 - A seguir há um ponto em que o Governo dá um kick-off ao processo.
3 - Só quando se chegar a esse ponto é que construtores vão preparar propostas.
4 - Propostas (a não ser as da LM, pelos vistos...) chegam por via diplomática/politica.
5 - Depois decidem-se critérios e monta-se um concurso.

Finalmente;

6 - KC-390, ST e LUS222 dizem-nos que acontece, ás vezes, que uma coisa é o que a FAP quer, outra coisa é o que recebe.


Eu fico satisfeito por o Charlie Jaguar nos levantar a ponta do véu sobre "estudos preliminares" que dizem que o F-35 vai ser para ataque ao solo.
Quem é que leva as bombas? B-21 americanos? Eurofighters espanhóis?
Ou, no futuro, vai ser á base de um míssil de cruzeiro de cada vez - por avião?

Falando nisso...

A termos F-35 dedicados a ataque de superfície, estacionados em Ovar, eu sugiro estarem dedicados a 90% a funções anti-navio. Já é missão suficiente para eles e pode garantir um nível de "proficiency" que os torne relevantes para a NATO. É que não vão fazer ataque ao solo á volta de Ovar.
Não sei se estará no plano preliminar.

Finalmente;
A termos F-35, parece estar abandonada a ideia de 27 por 5.5Bi.
Ao menos isso.
« Última modificação: Dezembro 30, 2024, 11:46:13 am por saabGripen »
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1705 em: Dezembro 30, 2024, 12:12:11 pm »
Os F-35 parecem-me uma inevitabilidade. Não há outras opcções no mercado.

Já se devia era ter avançado com uma modernização dos F-16
 

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saabGripen

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1706 em: Dezembro 30, 2024, 12:28:12 pm »

Só não há outras opções em termos de Stealth.

Tudo indica que, quanto a tudo o resto, inluíndo voo com loyal wingman, sensor fusion ect.,
haverá opções:
- Rafale F5
- Gripen E
- Eurofighter

Sem ser o Stealth, não vejo quais as tecnologias que os americanos tenham que a Europa não tenha também e que não venha a colocar em aparelhos europeus antes de nós podermos receber o primeiro F-35.
Tudo vai dar a quanta importância é dada ao stealth.

E para as primeiras penetrações contra defesas aéreas, já há F-35 suficientes.
Depois do domínio do ar, é necessário largar milhares de toneladas de bombas em cima de alvos e não vejo isso como missão do F-35.
 

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Drecas

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1707 em: Dezembro 30, 2024, 02:13:11 pm »
Verdade, é uma pena que os americanos ainda não tenham integrado bombas nos F-35  :'(
 
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saabGripen

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1708 em: Dezembro 30, 2024, 02:48:50 pm »
Verdade, é uma pena que os americanos ainda não tenham integrado bombas nos F-35  :'(

Deves saber do que estou a falar.
Mas se não sabes, não sou eu que te vou explicar.
 

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MATRA

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1709 em: Dezembro 30, 2024, 03:16:50 pm »

Só não há outras opções em termos de Stealth.

Tudo indica que, quanto a tudo o resto, inluíndo voo com loyal wingman, sensor fusion ect.,
haverá opções:
- Rafale F5
- Gripen E
- Eurofighter

Sem ser o Stealth, não vejo quais as tecnologias que os americanos tenham que a Europa não tenha também e que não venha a colocar em aparelhos europeus antes de nós podermos receber o primeiro F-35.
Tudo vai dar a quanta importância é dada ao stealth.

E para as primeiras penetrações contra defesas aéreas, já há F-35 suficientes.
Depois do domínio do ar, é necessário largar milhares de toneladas de bombas em cima de alvos e não vejo isso como missão do F-35.

A furtividade não é tudo, mas importa!
BVR, um piloto treinado de um F35, com muita probabilidade, entra em combate antes que qualquer GEN 4.0 ou 4.5, sequer se aperceba que ele lá está, isto não sou eu que digo são os pilotos, existem N relatos dos REDFLAG, até mesmo consultar opiniões de pilotos EF2000 europeus aqui:
Citar
The competition allowed both pilots to understand the advantages of their jets. Grant said the Eurofighter Typhoon had a "little bit more thrust," but he said if the dogfight were real, the F-35 would "probably kill me beyond visual range even before I knew he was there" considering the fifth-gen fighter's stealth capabilities.
https://www.businessinsider.com/nato-pilots-break-down-f-35-vs-eurofighter-training-dogfight-2024-10
O EF2000 eventualmente ganhou em "dogfight, mas mesmo assim, o F35 deu luta, a questão é quantas vezes estes encontros de proximidade se irão realizar, quase nunca é a resposta, e os BVR, 99% das vezes.

O F35 não é barato, bonito, ou mesmo sem falhas, mas quando entra em competição em países que levam a a defesa a sério (ou contas públicas) como a Finlândia ou mesmo a Suíça, contra o melhor que se faz na Europa, limpam tudo. Colocadas todas a opções em cima da mesa, ficam, de longe, a melhor opção para quem quer ter a breve prazo uma opção com 40 ou 50 anos de suporte garantido.
 
“Hard times create strong men. Strong men create good times. Good times create weak men. And, weak men create hard times.”
G. Michael Hopf, Those Who Remain
 
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