Só não há outras opções em termos de Stealth.
Tudo indica que, quanto a tudo o resto, inluíndo voo com loyal wingman, sensor fusion ect.,
haverá opções:
- Rafale F5
- Gripen E
- Eurofighter
Sem ser o Stealth, não vejo quais as tecnologias que os americanos tenham que a Europa não tenha também e que não venha a colocar em aparelhos europeus antes de nós podermos receber o primeiro F-35.
Tudo vai dar a quanta importância é dada ao stealth.
E para as primeiras penetrações contra defesas aéreas, já há F-35 suficientes.
Depois do domínio do ar, é necessário largar milhares de toneladas de bombas em cima de alvos e não vejo isso como missão do F-35.
A furtividade não é tudo, mas importa!
BVR, um piloto treinado de um F35, com muita probabilidade, entra em combate antes que qualquer GEN 4.0 ou 4.5, sequer se aperceba que ele lá está, isto não sou eu que digo são os pilotos, existem N relatos dos REDFLAG, até mesmo consultar opiniões de pilotos EF2000 europeus aqui:
The competition allowed both pilots to understand the advantages of their jets. Grant said the Eurofighter Typhoon had a "little bit more thrust," but he said if the dogfight were real, the F-35 would "probably kill me beyond visual range even before I knew he was there" considering the fifth-gen fighter's stealth capabilities.
https://www.businessinsider.com/nato-pilots-break-down-f-35-vs-eurofighter-training-dogfight-2024-10O EF2000 eventualmente ganhou em "dogfight, mas mesmo assim, o F35 deu luta, a questão é quantas vezes estes encontros de proximidade se irão realizar, quase nunca é a resposta, e os BVR, 99% das vezes.
O F35 não é barato, bonito, ou mesmo sem falhas, mas quando entra em competição em países que levam a a defesa a sério (ou contas públicas) como a Finlândia ou mesmo a Suíça, contra o melhor que se faz na Europa, limpam tudo. Colocadas todas a opções em cima da mesa, ficam, de longe, a melhor opção para quem quer ter a breve prazo uma opção com 40 ou 50 anos de suporte garantido.