F-35A Lightning II na FAP

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saabGripen

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1305 em: Setembro 17, 2024, 11:39:40 pm »

Seguindo este raciocínio, devemos fazer a pergunta:
Comprar F-35s beneficia mais Portugal ou a LM?

Se caças são necessários para assegurar a nossa soberania e participarmos na defesa colectiva da NATO, devemos ou não fazer um concurso internacional e escolher a proposta que mais nos convém economicamente?
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1306 em: Setembro 18, 2024, 12:13:20 am »

Seguindo este raciocínio, devemos fazer a pergunta:
Comprar F-35s beneficia mais Portugal ou a LM?

Se caças são necessários para assegurar a nossa soberania e participarmos na defesa colectiva da NATO, devemos ou não fazer um concurso internacional e escolher a proposta que mais nos convém economicamente?

Nenhuma empresa, exceto a LM, possui um caça de 5ª geração para venda.
Não vale a pena insistires pá.
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1307 em: Setembro 18, 2024, 12:23:14 am »

Seguindo este raciocínio, devemos fazer a pergunta:
Comprar F-35s beneficia mais Portugal ou a LM?

Se caças são necessários para assegurar a nossa soberania e participarmos na defesa colectiva da NATO, devemos ou não fazer um concurso internacional e escolher a proposta que mais nos convém economicamente?
Não… devemos fazer um concurso internacional e escolher a proposta que mais nos convém MILITARMENTE… oh wait, só há uma empresa que vende caças de 5a geração e que ainda hoje vendeu mais 25 para a Itália… e que ainda não perdeu nenhum concurso… vamos deixar esta história de que outro caça que não o F-35 serve , cair de uma vez por todas? Se queremos pertencer ao clube, não há outra opção… ponto final, parágrafo, next…
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1308 em: Setembro 18, 2024, 07:28:44 am »

Seguindo este raciocínio, devemos fazer a pergunta:
Comprar F-35s beneficia mais Portugal ou a LM?

Se caças são necessários para assegurar a nossa soberania e participarmos na defesa colectiva da NATO, devemos ou não fazer um concurso internacional e escolher a proposta que mais nos convém economicamente?

Nenhuma empresa, exceto a LM, possui um caça de 5ª geração para venda.
Não vale a pena insistires pá.

Eu li bem? Justifica-se um concurso internacional para o F35....mas para o ST já não????  :mrgreen:

« Última modificação: Setembro 18, 2024, 07:52:51 am por P44 »
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1309 em: Setembro 18, 2024, 12:04:13 pm »

Seguindo este raciocínio, devemos fazer a pergunta:
Comprar F-35s beneficia mais Portugal ou a LM?

Se caças são necessários para assegurar a nossa soberania e participarmos na defesa colectiva da NATO, devemos ou não fazer um concurso internacional e escolher a proposta que mais nos convém economicamente?
Não… devemos fazer um concurso internacional e escolher a proposta que mais nos convém MILITARMENTE… oh wait, só há uma empresa que vende caças de 5a geração e que ainda hoje vendeu mais 25 para a Itália… e que ainda não perdeu nenhum concurso… vamos deixar esta história de que outro caça que não o F-35 serve , cair de uma vez por todas? Se queremos pertencer ao clube, não há outra opção… ponto final, parágrafo, next…

É um argumento tão valido como a escolha do Merlin para Sar. Retirando os problemas de manutenção que levaram muito tempo a resolver, agora faltam tripulações. Era o que melhor servia os interesses de Portugal e só a empresa que os vendeu fazia uma maquina que tinha o alcance necessário face à nossa Zee. O meu receio é que o F35 se transforme no mesmo filme. E se de 12 voarem 6 (e parte dos 6 que não voam custará muito dinheiro a recuperar), e se faltam dinheiro, tripulações e afins, de nada serve pertencermos ao clube.  ;)

Saudações

P.S. Na minha opinião os Kc ou o 295 foram escolhidos e não serviam os melhores interesses de Portugal. Na altura o Kc nem voava e o 295 acabamos a fazer demonstrações por todo o Mundo, usando os nossos pioneiros. O Kc até tem voado bem, os 295 têm servido mas segundo consta voa metade da frota. Isto só para não falar em mais escolhas da Fap, passadas e presentes que têm que se lhe diga... ::)

P.S. 2 - No caso do F16 pertencemos ao clube faz uma serie de anos, sendo que só recentemente vislumbramos um sucessor e a Fap assume o interesse no F35. Antes, mesmo só com o F16 e sem sucessor visível, a aquisição de armas, equipamento e os próprios MLU eram (e são) feitos aos poucos, e com diferenças face ao "clube", caso dos Noruegueses. É agora com o F35 que vai ser diferente? Exista fé.

https://www.airforce-technology.com/wp-content/uploads/sites/6/2018/07/Joint-Strike-Missile_F-16_AF-3_edit.jpg
« Última modificação: Setembro 18, 2024, 12:21:12 pm por mafets »
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1310 em: Setembro 18, 2024, 12:23:49 pm »

Seguindo este raciocínio, devemos fazer a pergunta:
Comprar F-35s beneficia mais Portugal ou a LM?

Se caças são necessários para assegurar a nossa soberania e participarmos na defesa colectiva da NATO, devemos ou não fazer um concurso internacional e escolher a proposta que mais nos convém economicamente?
Não… devemos fazer um concurso internacional e escolher a proposta que mais nos convém MILITARMENTE… oh wait, só há uma empresa que vende caças de 5a geração e que ainda hoje vendeu mais 25 para a Itália… e que ainda não perdeu nenhum concurso… vamos deixar esta história de que outro caça que não o F-35 serve , cair de uma vez por todas? Se queremos pertencer ao clube, não há outra opção… ponto final, parágrafo, next…

É um argumento tão valido como a escolha do Merlin para Sar. Retirando os problemas de manutenção que levaram muito tempo a resolver, agora faltam tripulações. Era o que melhor servia os interesses de Portugal e só a empresa que os vendeu fazia uma maquina que tinha o alcance necessário face à nossa Zee. O meu receio é que o F35 se transforme no mesmo filme. E se de 12 voarem 6 (e parte dos 6 que não voam custará muito dinheiro a recuperar), e se faltam dinheiro, tripulações e afins, de nada serve pertencermos ao clube.  ;)

Saudações

P.S. Na minha opinião os Kc ou o 295 foram escolhidos e não serviam os melhores interesses de Portugal. Na altura o Kc nem voava e o 295 acabamos a fazer demonstrações por todo o Mundo, usando os nossos pioneiros. O Kc até tem voado bem, os 295 têm servido mas segundo consta voa metade da frota. Isto só para não falar em mais escolhas da Fap, passadas e presentes que têm que se lhe diga... ::)
Desculpa, mas esse argumento não cola… descurar manutenção não tem nada que ver com a plataforma, ou agora de repente se comprássemos Rafales já havia dinheiro para os manter a voar? A diferença de custo da hora de voo não é assim tão elevada. Para isso então compramos STs para tudo, porque são baratos de voar. O simples facto é que o F-35 é melhor que todos os outros, o único que te dá capacidade de combater no primeiro dia, e é o caça-padrão da NATO… Ainda não perdeu um concurso internacional e todos o querem… o resto são desculpas . Atam-se todos em nós para dizer mal do ST, que não serve as necessidades da FAP, mas quando a coisa toca ao único avião de combate a jato, as segunda ou terceiras categorias já servem? 
« Última modificação: Setembro 18, 2024, 12:44:24 pm por JohnM »
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1311 em: Setembro 18, 2024, 12:30:51 pm »

Seguindo este raciocínio, devemos fazer a pergunta:
Comprar F-35s beneficia mais Portugal ou a LM?

Se caças são necessários para assegurar a nossa soberania e participarmos na defesa colectiva da NATO, devemos ou não fazer um concurso internacional e escolher a proposta que mais nos convém economicamente?
Não… devemos fazer um concurso internacional e escolher a proposta que mais nos convém MILITARMENTE… oh wait, só há uma empresa que vende caças de 5a geração e que ainda hoje vendeu mais 25 para a Itália… e que ainda não perdeu nenhum concurso… vamos deixar esta história de que outro caça que não o F-35 serve , cair de uma vez por todas? Se queremos pertencer ao clube, não há outra opção… ponto final, parágrafo, next…

É um argumento tão valido como a escolha do Merlin para Sar. Retirando os problemas de manutenção que levaram muito tempo a resolver, agora faltam tripulações. Era o que melhor servia os interesses de Portugal e só a empresa que os vendeu fazia uma maquina que tinha o alcance necessário face à nossa Zee. O meu receio é que o F35 se transforme no mesmo filme. E se de 12 voarem 6 (e parte dos 6 que não voam custará muito dinheiro a recuperar), e se faltam dinheiro, tripulações e afins, de nada serve pertencermos ao clube.  ;)

Saudações

P.S. Na minha opinião os Kc ou o 295 foram escolhidos e não serviam os melhores interesses de Portugal. Na altura o Kc nem voava e o 295 acabamos a fazer demonstrações por todo o Mundo, usando os nossos pioneiros. O Kc até tem voado bem, os 295 têm servido mas segundo consta voa metade da frota. Isto só para não falar em mais escolhas da Fap, passadas e presentes que têm que se lhe diga... ::)

P.S. 2 - No caso do F16 pertencemos ao clube faz uma serie de anos, sendo que só recentemente vislumbramos um sucessor e a Fap assume o interesse no F35. Antes, mesmo só com o F16 e sem sucessor visível, a aquisição de armas, equipamento e os próprios MLU eram (e são) feitos aos poucos, e com diferenças face ao "clube", caso dos Noruegueses. É agora com o F35 que vai ser diferente? Exista fé.

https://www.airforce-technology.com/wp-content/uploads/sites/6/2018/07/Joint-Strike-Missile_F-16_AF-3_edit.jpg

A FAP queria o C-27J, após o abandono do A-400M, que seria complementado pelo C-130J, simplificando a logística e manutenção.
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1312 em: Setembro 18, 2024, 01:07:05 pm »

Seguindo este raciocínio, devemos fazer a pergunta:
Comprar F-35s beneficia mais Portugal ou a LM?

Se caças são necessários para assegurar a nossa soberania e participarmos na defesa colectiva da NATO, devemos ou não fazer um concurso internacional e escolher a proposta que mais nos convém economicamente?
Não… devemos fazer um concurso internacional e escolher a proposta que mais nos convém MILITARMENTE… oh wait, só há uma empresa que vende caças de 5a geração e que ainda hoje vendeu mais 25 para a Itália… e que ainda não perdeu nenhum concurso… vamos deixar esta história de que outro caça que não o F-35 serve , cair de uma vez por todas? Se queremos pertencer ao clube, não há outra opção… ponto final, parágrafo, next…

É um argumento tão valido como a escolha do Merlin para Sar. Retirando os problemas de manutenção que levaram muito tempo a resolver, agora faltam tripulações. Era o que melhor servia os interesses de Portugal e só a empresa que os vendeu fazia uma maquina que tinha o alcance necessário face à nossa Zee. O meu receio é que o F35 se transforme no mesmo filme. E se de 12 voarem 6 (e parte dos 6 que não voam custará muito dinheiro a recuperar), e se faltam dinheiro, tripulações e afins, de nada serve pertencermos ao clube.  ;)

Saudações

P.S. Na minha opinião os Kc ou o 295 foram escolhidos e não serviam os melhores interesses de Portugal. Na altura o Kc nem voava e o 295 acabamos a fazer demonstrações por todo o Mundo, usando os nossos pioneiros. O Kc até tem voado bem, os 295 têm servido mas segundo consta voa metade da frota. Isto só para não falar em mais escolhas da Fap, passadas e presentes que têm que se lhe diga... ::)
Desculpa, mas esse argumento não cola… descurar manutenção não tem nada que ver com a plataforma, ou agora de repente se comprássemos Rafales já havia dinheiro para os manter a voar? A diferença de custo da gira de voo não é assim tão elevada. Para isso então como esse STs para tudo, porque são baratos de voar. O simples faça to é que k F-35 é melhor que todos os outros, o único que te dá capacidade de combater no primeiro dia, e é o caça-padrão da NATO… Ainda não perdeu um concurso internacional e todos o querem… o resto são desculpas . Atam-se todos em nós para dizer mal do ST, que não serve as necessidades da FAP, mas quando a coisa toca ao único avião de combate a jato, as segunda ou terceiras categorias já servem?
Não devia colar, nisso tens razão, sobretudo para a FAP e poder político. Mas qual é a verdade? Sabes como eu como estão os Merlin armazenados no Montijo, ou até que data voaram todo um conjunto de aparelhos desde o T38 ao A7P, porque não existiu dinheiro para MLU, fora os A7 que caíram por problemas vários. E tens o caso dos F16, em que a manutenção até se faz, mas depois o MLU e a aquisição de armamento é o que é. E o F35 custa mais em tudo que o F16, achas que vai ser diferente?   ;)

Saudações

P.S. O Merlin também é o melhor na sua classe. A escolha foi boa o resto é só o resto. No inicio era os contratos de manutenção, mas as informações que chegavam da ainda Westland na altura era que os Tugas, eram sempre terceiros na cadeia logística de peças. Terá isso mudado com os novos contratos de manutenção ou o problema foi resolvido devido ao número de aparelhos que voam face ao número de tripulações disponíveis?

P.S. 2-
Citar
A FAP queria o C-27J, após o abandono do A-400M, que seria complementado pelo C-130J, simplificando a logística e manutenção.

Certo. E levou com o c295, segundo consta pelos interesses na altura Casa. agora Airbus. O J foi substituído pelo KC, por motivos da industria portuguesa e da sua participação. Mas por exemplo a Pilatus fabrica cá aparelhos e  será que lhe perguntaram se poderia fazer cá o Pc21?

P.S. 3 - E não sou apologista do F35, pelos custos e manutenção, mas é uma escolha válida da FAP, sempre o tenho dito (seja pela logística americana, seja por pertencer ao clube, como no F16). Da mesma forma que sempre tenho questionado, face aos problemas de operações de aeronaves anteriores, mais baratas e com manutenção mais fácil, se com o F35, os problemas que já tivemos e que temos, quanto a operações, armamento e MLU, não serão piores. Até porque, mesmo que a diferença não seja muita para o Rafale ou Typhoon, não deixa de existir.  É só e apenas isso. 
« Última modificação: Setembro 18, 2024, 04:51:58 pm por mafets »
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1313 em: Setembro 19, 2024, 04:58:23 pm »
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1314 em: Setembro 19, 2024, 06:57:44 pm »
https://thedefensepost.com/2024/09/18/italy-buy-f-35s/

20 nações já escolheram ou estão prestes a escolher o F-35… Portugal por ser o 21º. Com tanto país a escolher, começa a ser difícil não ser a escolha acertada com ou sem lobbies ou corrupção… não é que eu perceba muito disto  :P :P :P
 

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MMaria

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1315 em: Setembro 19, 2024, 09:02:44 pm »
Olha que bom negócio:

La Fuerza Aérea de EE.UU. planea dar de baja 25 F-35 en el año fiscal 26, según un informe.

https://galaxiamilitar.es/la-fuerza-aerea-de-ee-uu-planea-dar-de-baja-25-f-35-en-el-ano-fiscal-26-segun-un-informe/

Até a quantidade me parece justa.

Sds
Duvidar faz-te pensar... acreditar sem duvidar faz-te um fanático.
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1316 em: Setembro 19, 2024, 09:58:31 pm »
Olha que bom negócio:

La Fuerza Aérea de EE.UU. planea dar de baja 25 F-35 en el año fiscal 26, según un informe.

https://galaxiamilitar.es/la-fuerza-aerea-de-ee-uu-planea-dar-de-baja-25-f-35-en-el-ano-fiscal-26-segun-un-informe/

Até a quantidade me parece justa.

Sds

Deverão é muito provavelmente ser dos primeiros lotes de produção e, consequentemente, com grandes necessidades de actualizações, que nalguns casos até poderáo não ser possíveis (leia-se "economicamente interessantes")
Cumprimentos,
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1317 em: Setembro 19, 2024, 10:17:15 pm »
Olha que bom negócio:

La Fuerza Aérea de EE.UU. planea dar de baja 25 F-35 en el año fiscal 26, según un informe.

https://galaxiamilitar.es/la-fuerza-aerea-de-ee-uu-planea-dar-de-baja-25-f-35-en-el-ano-fiscal-26-segun-un-informe/

Até a quantidade me parece justa.

Sds

É engraçado, em círculos fechados fiz essa menção e há quem neste fórum o possa comprovar!
Não há dinheiro, não há palhaço!
Com alguns upgrades ou uma modernização " à tuga", são estes lotes iniciais, que os americanos vão pôr em cima da mesa, quando formos, e repito, formos, querer negociar à boca grande que vai ser um grande negócio para o país, usando a base das Lages!
Se assim não for, aqui estarei para me ofenderem!
 

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sivispacem

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1318 em: Setembro 19, 2024, 10:28:17 pm »
Olha que bom negócio:

La Fuerza Aérea de EE.UU. planea dar de baja 25 F-35 en el año fiscal 26, según un informe.

https://galaxiamilitar.es/la-fuerza-aerea-de-ee-uu-planea-dar-de-baja-25-f-35-en-el-ano-fiscal-26-segun-un-informe/

Até a quantidade me parece justa.

Sds

É engraçado, em círculos fechados fiz essa menção e há quem neste fórum o possa comprovar!
Não há dinheiro, não há palhaço!
Com alguns upgrades ou uma modernização " à tuga", são estes lotes iniciais, que os americanos vão pôr em cima da mesa, quando formos, e repito, formos, querer negociar à boca grande que vai ser um grande negócio para o país, usando a base das Lages!
Se assim não for, aqui estarei para me ofenderem!

Vai ser um negócio tipo "A-7 on steroids".....  :D
Cumprimentos,
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1319 em: Setembro 19, 2024, 10:43:21 pm »
Olha que bom negócio:

La Fuerza Aérea de EE.UU. planea dar de baja 25 F-35 en el año fiscal 26, según un informe.

https://galaxiamilitar.es/la-fuerza-aerea-de-ee-uu-planea-dar-de-baja-25-f-35-en-el-ano-fiscal-26-segun-un-informe/

Até a quantidade me parece justa.

Sds

O relatório em si não tem nada disso pelo que vi agora de uma forma rápida

Nenhum F-35A,B ou C está previsto ser retirado de serviço






Offtopic mas bem que jornalistas também podiam aprender a colocar links deste tipo de relatórios e fontes em geral

https://www.esd.whs.mil/Portals/54/Documents/FOID/Reading%20Room/Selected_Acquisition_Reports/FY_2023_SARS/(U)F-35_MSAR_Dec_2023.pdf

E até ao Doha (quem me mandou o pdf) postar algo também não acredito  :mrgreen:  :mrgreen:
https://x.com/Doha104p3
« Última modificação: Setembro 19, 2024, 10:45:19 pm por Drecas »