Ou seja: Um dos problemas que temos neste momento, é que as autoridades de Israel, aparentam não só não querer devolver nenhum dos territórios ocupados, como há muita gente que, dentro de ISrael, baseando-se nos principios religiosos que referi há uns posts atrás, pretende defender através dos livros sagrados o direito de ISrael a expulsar toda a gente da terra prometida.
Estes são os extremistas de um dos lados.
Do outro, temos árabes que desde o primeiro momento, juraram empurrar todos os judeus para o mar em 1948, paa acabar com o problema.
Os árabes não estavam bem informados e nunca perceberam a importância da cultura e da religião para os judeus.
Eles agarraram-se à terra, e essencialmente aos Kibutz que tinham sido transformados em fortalezas nas áreas à volta de Tel Aviv Jerusalem e também no norte.
Essa primeira vitória clara, foi vista como uma vitória de David contra Golias e transformou-se em justificação politica para ocupar os territorios dos que os tinham atacado, mas foi também para muitos judeus um sinal de Deus, de que estavam do lado certo, o que explicou a quase milagrosa vitória dos israelitas sobre os árabes.
Na realidade não ocorreu nada de milagroso, os israelitas aplicaram a tática dos ouriços, que consiste em manter pontos fortemente fortificados mas isolados, que mesmo que sejam cercados podem resistir durante muito tempo.
Os franceses tentaram implementar isso durante a fase final da invasão alemã em 1940, os russos implementaram a tática em Kursk e, muitos anos antes, aqui em Portugal, a tática foi implementada numa coisa que conhecemos como linhas de Torres Vedras.
Os territórios não foram devolvidos e essa é a razão principal do conflito neste momento.
Mas fazendo de advogado do Diabo, eu devo admitir que também me faço uma pegunta para a qual não tenho resposta ...
Se todos os territórios tivessem sido devolvidos a Israel, os palestinianos - que são mal vistos pelos restantes povos árabes, para muitos como se fossem uma espécie de ciganos - teriam ficado em Paz com Israel ?
É a ocupação israelita a razão do conflito, ou caso ela não existisse, os palestinianos continuariam a guerrear ISrael, utilizando outros argumentos ?Deixo a pergunta