Dou à instantes na SIC Notícias, uma reportagem do Henrique Symerman a entrevistar um General Israelita junto a uma bateria que faz parte do Iron Dome.
O Senhor General referiu vários aspectos que provavelmente muitos já conhecem, mas achei interessantes e que precisam de muito cálculo computacional para decidir automaticamente (parece que o sistema actua automaticamente):
- Cada míssil do Iron Dome custa 50.000$;
- A eficácia do sistema é de 90% (excepto se não for saturado..........
- O sistema calcula em segundos onde vai caír cada roquete/missil inimigo, e só dispara se houver vidas em perigo, caso contrário deixa-o passar. Aqui eu presumo que Israel não está preparado para enfrentar inimigos muito sofisticados ou é impressão minha? Por exemplo que tenha mísseis que.... mudem de trajetória!!!!!!???
O sistema Iron Dome é primariamente um sistema C-RAM (counter rocket, artillery and mortar), não sendo especializado para o abate de mísseis e aeronaves. Como sistema anti-míssil, eles usam outros sistemas AA. Lá está, uma defesa aérea eficaz, é composta por várias camadas.
Entretanto o parlamento da Argélia deu luz verde para apoiar militarmente o Hamas contra Israel.
Cps
Eu lembrei-me foi "a Argélia fica mais longe que o Irão?" 
https://www.timesofisrael.com/air-force-stages-major-drill-in-greece-practicing-potential-long-range-strike-on-iran/
Politicamente Israel já está com muitos problemas para ir fazer um ataque aéreo a outro país, mas pergunto apenas
Se têm essa capacidade com os seus caças e reabastecedores?
Que defesas tem a Argélia? Deve ser quase tudo material russo certo? Um bocado como a Siria?
Politicamente que apoios tem a Argélia? Principalmente, como é que estão vistos para os EUA (o único país que é capaz de dizer a Israel onde não pode atacar).
A tia Wikipedia pode ajudar-te a ver o que a Argélia tem.
Mas em termos resumidos, Israel é teoricamente superior. Mas a Argélia é bastante superior à Síria, possuindo aeronaves de reabastecimento, perto de 150 caças, uma Marinha minimamente bem equipada, etc.
A verdadeira questão é, como seria/será feito esse apoio? Não conseguem transportar nada para Gaza pelo ar nem por terra, terá de ser feito pelo mar, onde Israel terá certamente feito um bloqueio naval. Duvido que ataquem directamente, porque correm o risco dos EUA retaliar, ou de Marrocos aproveitar e iniciar um conflito contra a Argélia, países estes com grandes tensões.
As of March 2023, Algerian President Abdelmadjid Tebboune said that the relations between two countries have reached “the point of no return due to Morocco's continued provocation of Algeria. ”
Não me parece que a Argélia possa correr esse risco.
DC uma das razões para essa proposta da Cisjordânia passar para Israel não ser aceite é que os Palestinianos querem Jerusalém Oriental para capital.

Além de toda a parte religiosa para os muçulmanos que existe em Jerusalém.
Não sei se é o caso dessa versão da proposta, mas já houve propostas em que Israel estava disposto a ceder parte da cidade de Jerusalém, incluindo a partilha lá do montezinho.
Sim, e pelo que tenho visto, várias vezes houve propostas para que se sucedesse à partilha de Jerusalém. No entanto, os palestinos recusavam todo o tipo propostas.
Quando falo em uma reorganização de fronteiras, que favoreça os dois países/povos, Jerusalém podia ser uma área "neutra", policiada pela ONU.