Votação

Que aeronave de Apoio Aéreo Próximo para a FAP? Para missões em ambiente não contestado.

AH-1Z
7 (14.9%)
A-29N
13 (27.7%)
UH-60 DAP
20 (42.6%)
AC-295
2 (4.3%)
A-10C ex-USAF
2 (4.3%)
MH-6 Little Bird
1 (2.1%)
OH58D ex-US Army
0 (0%)
H-145 H-Force
2 (4.3%)

Votos totais: 47

Votação encerrada: Junho 02, 2023, 10:29:01 pm

CAS

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Re: CAS
« Responder #1380 em: Julho 03, 2024, 01:50:59 pm »
Ontem li que em testes os Stinger e os Igla tiveram algumas dificuldades em adquirir o ST como alvo, porque emite pouco calor, mas que os Mistral já não tiveram esse problema.

Não sei quanto à veracidade ou condições dos testes (altura, velocidade, versão dos Manpads).
 

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JohnM

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Re: CAS
« Responder #1381 em: Julho 03, 2024, 01:54:45 pm »
 

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saabGripen

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Re: CAS
« Responder #1382 em: Julho 03, 2024, 06:18:49 pm »
Ontem li que em testes os Stinger e os Igla tiveram algumas dificuldades em adquirir o ST como alvo, porque emite pouco calor, mas que os Mistral já não tiveram esse problema.

Não sei quanto à veracidade ou condições dos testes (altura, velocidade, versão dos Manpads).


Stinger e Igla são:                     Infra-Red Seeking
O Mistral NG é:          Imaging Infra-Red Seeking

Todos fixam-se no sinal IR.

Mas o Mistral, adicionalmente, capta uma imagem "vídeo" e consegue comparar a imagem com as de uma base de dados.
Assim, na presença de flares, o Mistral consegue distinguir as "bolas luminosas" da "coisa quente que parece ter asas".
« Última modificação: Julho 03, 2024, 06:20:22 pm por saabGripen »
 

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Visitante123

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Re: CAS
« Responder #1383 em: Julho 03, 2024, 06:36:42 pm »
Ontem li que em testes os Stinger e os Igla tiveram algumas dificuldades em adquirir o ST como alvo, porque emite pouco calor, mas que os Mistral já não tiveram esse problema.

Não sei quanto à veracidade ou condições dos testes (altura, velocidade, versão dos Manpads).


Stinger e Igla são:                     Infra-Red Seeking
O Mistral NG é:          Imaging Infra-Red Seeking

Todos fixam-se no sinal IR.

Mas o Mistral, adicionalmente, capta uma imagem "vídeo" e consegue comparar a imagem com as de uma base de dados.
Assim, na presença de flares, o Mistral consegue distinguir as "bolas luminosas" da "coisa quente que parece ter asas".

Como não sei as versões nem comentei, só partilhei. Porque supostamente os Manpads mais recentes têm uma função de busca ultra-violeta para fugir aos flares. Mas como tabot o Stinger e o Igla têm um limite de 11000 pés e o ST vai até 10600 a altura também é importante porque está no limite do uso dos Manpads e aí é certo que a probabilidade de atingir o alvo diminui.
 

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Pescador

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Re: CAS
« Responder #1384 em: Julho 03, 2024, 06:42:21 pm »
Os ST são belos alvos, melhores alvos que helicópteros que podem contornar o terreno voando baixo, quando equipados para isso.
Afinal qualquer coisa engendrada na segunda guerra derruba os ST como derrubava semelhantes na altura. E se meterem uns canhões quádruplos ou duplos mesmo de 20mm ou com o EO é tiro ao pato.
A Polônia monta umas duplas em camiões para derrubar drones e chega para  avionetas dessas
 
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LM

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Re: CAS
« Responder #1385 em: Julho 03, 2024, 06:59:38 pm »
Os ST, na função CAS, são para conflitos assimétricos em ambientes permissivos; nada mais - esperando não haver uns "manpads" e/ou 14.mm sequer.

São comprados devido a "relações comerciais" das OGMA. Mesmo assim não se explica uma esquadra para CAS com este sistema, até porque a hipótese de serem empenhados é próximo de nula... eu até entendo que um país sem capacidade de transportar uma companhia de helicóptero (ou ter capacidade CSAR) não sonhe em ter helicópteros de ataque; no máximo uns UH-60 armados qb. 
« Última modificação: Julho 03, 2024, 07:01:22 pm por LM »
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

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mafets

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Re: CAS
« Responder #1386 em: Julho 03, 2024, 11:25:58 pm »
De leitura obrigatória.  ;)

http://sistemasdearmas.com.br/ca/casvietna.html

Citar
Em 1961 a USAF começou  a investir em cenários de baixa intensidade, ou COIN (contra insurgência). A USAF não tinha jatos para operar no Vietnã em missões de COIN. Queria modificar o treinador T-37 para operar pela Força Aérea do Vietnã do Sul, mas era proibido por tratados. A USAF escolheu duas aeronaves a hélice disponíveis, o T-28 e o B-26 para operar na região. A força inicial chamada de Farm Gate estava equipada com oito aeronaves de cada tipo mais 16 C-47. A força usava o apelido de Air Commandos devido a tropa semelhante da Segunda Guerra Mundial. Logo estavam fazendo Apoio Cerrado apoiando tropas do Vietnã do Sul. Com a atividade aérea crescendo tiveram que criar um centro de comando CRC (Control and Report Center) onde o TACC operava.

E como comparação:

http://sistemasdearmas.com.br/

Citar
Apoio Cerrado no Vietnã

Apoio Cerrado na Operação Enduring Freedom
Apoio Cerrado na Operação Anaconda

Apoio Cerrado na Operação Iraq Freedom
Apoio Cerrado na Operação Iraq Freedom - Frente do US Army
Apoio Cerrado na Operação Iraq Freedom - Frente do USMC e SOF

Saudações

P.S. Na RCA, o Black Hawk dava conta do recado, até porque podem ser bem armados e movimentar tropas.



"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 
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Re: CAS
« Responder #1387 em: Julho 04, 2024, 10:38:56 am »
(...)

P.S. Na RCA, o Black Hawk dava conta do recado, até porque podem ser bem armados e movimentar tropas.



Essa é a eterna luta entre Helis de ataque ou meios de asa fixa, onde normalmente os Exercitos (ramos) prefere os helis e as "Forças Aéreas" (ramo) preferem aviões de asa fixa. Havendo pró e contra para ambos os meios dependendo da caracterização (morfologia, ameaças, dimensão, capacidade logistica,...) do meio onde vão ser empenhados.
 

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Re: CAS
« Responder #1388 em: Julho 04, 2024, 11:27:11 am »
De leitura obrigatória.  ;)

http://sistemasdearmas.com.br/ca/casvietna.html

Citar
Em 1961 a USAF começou  a investir em cenários de baixa intensidade, ou COIN (contra insurgência). A USAF não tinha jatos para operar no Vietnã em missões de COIN. Queria modificar o treinador T-37 para operar pela Força Aérea do Vietnã do Sul, mas era proibido por tratados. A USAF escolheu duas aeronaves a hélice disponíveis, o T-28 e o B-26 para operar na região. A força inicial chamada de Farm Gate estava equipada com oito aeronaves de cada tipo mais 16 C-47. A força usava o apelido de Air Commandos devido a tropa semelhante da Segunda Guerra Mundial. Logo estavam fazendo Apoio Cerrado apoiando tropas do Vietnã do Sul. Com a atividade aérea crescendo tiveram que criar um centro de comando CRC (Control and Report Center) onde o TACC operava.

E como comparação:

http://sistemasdearmas.com.br/

Citar
Apoio Cerrado no Vietnã

Apoio Cerrado na Operação Enduring Freedom
Apoio Cerrado na Operação Anaconda

Apoio Cerrado na Operação Iraq Freedom
Apoio Cerrado na Operação Iraq Freedom - Frente do US Army
Apoio Cerrado na Operação Iraq Freedom - Frente do USMC e SOF

Saudações

P.S. Na RCA, o Black Hawk dava conta do recado, até porque podem ser bem armados e movimentar tropas.



A pergunta que faço é: Se não estiver e causa encher bolsos e agradar a alguns com a compra do tucano, compravam outro modelo de avião ou iam para os helicópteros?
É pergunta de retórica, claro. Sabemos bem que não, não está outro modelo em questão, só este e por ser da Embraer.

E façam outra pergunta, o que é mais necessário e o que pode ajudar mais quem está no terreno. o mesmo meio que faça resgate, transporte táctico e apoio de fogos próximo, ou o avião lá no alto a atirar umas bombas e ir embora?
« Última modificação: Julho 04, 2024, 11:30:35 am por Pescador »
 
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Re: CAS
« Responder #1389 em: Julho 04, 2024, 12:25:20 pm »
O português é da rassa mais forte não precisa de resgates para nada. Resgates é pra meninas 💪
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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Re: CAS
« Responder #1390 em: Julho 04, 2024, 02:37:14 pm »
O português é da rassa mais forte não precisa de resgates para nada. Resgates é pra meninas 💪

Só se for um trambolho da politica que fique com o cu preso por lá
 

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HOTM

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Re: CAS
« Responder #1391 em: Julho 04, 2024, 08:58:05 pm »
como é possivel só

"Conforme relatado por Santiago Rivas do site Pucara Defense em 1º de julho de 2024, o governo peruano está em negociações com a Coreia do Sul e a Korea Aerospace Industries (KAI) para adquirir entre 20 e 24 aeronaves leves de combate KAI FA-50 Golden Eagle. Uma carta de intenções é esperada nas próximas semanas, com um contrato provavelmente finalizado antes do final do ano, no valor de aproximadamente US$ 780 milhões"
https://www.cavok.com.br/jatos-kf-21-e-fa-50-para-a-forca-aerea-peruana
 

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Re: CAS
« Responder #1392 em: Julho 04, 2024, 09:28:52 pm »
como é possivel só

"Conforme relatado por Santiago Rivas do site Pucara Defense em 1º de julho de 2024, o governo peruano está em negociações com a Coreia do Sul e a Korea Aerospace Industries (KAI) para adquirir entre 20 e 24 aeronaves leves de combate KAI FA-50 Golden Eagle. Uma carta de intenções é esperada nas próximas semanas, com um contrato provavelmente finalizado antes do final do ano, no valor de aproximadamente US$ 780 milhões"
https://www.cavok.com.br/jatos-kf-21-e-fa-50-para-a-forca-aerea-peruana

Por esse preço dava para comprar uns 50 F-16 MLU.
 

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saabGripen

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Re: CAS
« Responder #1393 em: Julho 04, 2024, 09:50:08 pm »

Força Aérea: Governo prepara compra de Super Tucanos da Embraer

O Governo de Luís Montenegro prepara-se para adquirir mais aviões militares à brasileira Embraer, dando seguimento, dessa forma, a um acordo que começou a ser tratado entre o anterior Governo socialista de António Costa e o Presidente do Brasil, José Inácio Lula da Silva. Trata-se da aeronave A-29 Super Tucano, que poderá preencher o vazio deixado pelos antigos Alpha Jet da Força Aérea Portuguesa, adquiridos pelo Governo de Cavaco Silva no início dos anos 90 e que deixaram de voar em 2018.

Esta quinta-feira, o Conselho de Ministros aprovou uma resolução que "autoriza o início das discussões técnicas e negociais tendo em vista a eventual aquisição, pelo Estado português, de aeronaves A-29 Super Tucano e a concepção e desenvolvimento da sua configuração NATO".


 

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nelson38899

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"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva