Votação

Que aeronave de Apoio Aéreo Próximo para a FAP? Para missões em ambiente não contestado.

AH-1Z
7 (14.9%)
A-29N
13 (27.7%)
UH-60 DAP
20 (42.6%)
AC-295
2 (4.3%)
A-10C ex-USAF
2 (4.3%)
MH-6 Little Bird
1 (2.1%)
OH58D ex-US Army
0 (0%)
H-145 H-Force
2 (4.3%)

Votos totais: 47

Votação encerrada: Junho 02, 2023, 10:29:01 pm

CAS

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dc

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Re: CAS
« Responder #240 em: Abril 27, 2023, 03:41:10 pm »
Até ver, ninguém na NATO/UE anda à procura de aeronaves COIN. Andam sim a dar prioridade a capacidades de combate de primeira linha. Se por acaso algum destes países, quiser uma aeronave de treino avançado com capacidade de combate, optam por um dos modelos a jacto disponíveis no mercado, como o T-50/FA-50. Países de Leste então, ganhavam muito mais, já que ganhariam uma capacidade de combate decente, a um preço relativamente baixo.
 

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luis simoes

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Re: CAS
« Responder #241 em: Abril 27, 2023, 03:53:56 pm »
Boa tarde para o fórum
Como tenho agora aqui um pouco de tempo pois estou em Formação vou só expor aqui o que acho:
a assinatura deste memorando entre a Embraer, Ogma,  Ceiia etc...só vem a capacitar Portugal para o mundo Aeronáutico, acho que com estas participações aprofunda se mais  os conhecimentos Técnicos, onde também nossa Engenharia ganha mais notoriedade para o exterior, com esta parceria penso que todos ficam a ganhar.
É verdade não vamos construir o Super Tucano, assim como não construímos os F-16  os C-130, mas Portugal participa noutras áreas, a nível de estruturas, a nível de upgrades, na manutenção de determinadas aeronaves, acho pessoalmente positivo.
Quanto a este não tema nada que a Ogma já não faça a outros aparelhos,  este é só mais um, mais criação de postos de trabalho, mais formação Profissional que obrigatoriamente terá de haver, ou seja mais conhecimento mais valias para o que aqui nós Portugal produzimos, e claro as mais valias receitas que daí virão....
Parabéns que este seja um pequeno grande passo para a industria aérea Portuguesa.
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 
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Icterio

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Re: CAS
« Responder #242 em: Abril 27, 2023, 03:58:46 pm »
Boa tarde para o fórum
Como tenho agora aqui um pouco de tempo pois estou em Formação vou só expor aqui o que acho:
a assinatura deste memorando entre a Embraer, Ogma,  Ceiia etc...só vem a capacitar Portugal para o mundo Aeronáutico, acho que com estas participações aprofunda se mais  os conhecimentos Técnicos, onde também nossa Engenharia ganha mais notoriedade para o exterior, com esta parceria penso que todos ficam a ganhar.
É verdade não vamos construir o Super Tucano, assim como não construímos os F-16  os C-130, mas Portugal participa noutras áreas, a nível de estruturas, a nível de upgrades, na manutenção de determinadas aeronaves, acho pessoalmente positivo.
Quanto a este não tema nada que a Ogma já não faça a outros aparelhos,  este é só mais um, mais criação de postos de trabalho, mais formação Profissional que obrigatoriamente terá de haver, ou seja mais conhecimento mais valias para o que aqui nós Portugal produzimos, e claro as mais valias receitas que daí virão....
Parabéns que este seja um pequeno grande passo para a industria aérea Portuguesa.

Devias enveredar por uma carreira política, tens um bom discurso.
 
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asalves

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Re: CAS
« Responder #243 em: Abril 27, 2023, 04:59:25 pm »
Estão a pensar sem pensar. Existem alguns países, como a Holanda, Bélgica, Dinamarca, etc, que poderiam adquirir o ST, mas primeiro tinham de ganhar um concurso perante concorrentes de peso (ao contrário do que se vai passar aqui).

Resta saber se o sonho da Embraer, passa por vender os ST enquanto aeronave de treino, ou aeronave de combate COIN.

Certo é que se houver algum tipo de intenção dos países europeus em uniformizar as frotas de aeronaves de treino, o ST já foi.

A ideia não é combater o PC-21, mas sim o AT-6. Com a compra da USAF do AT-6 vai abrir um mercado para este tipo de aeronaves.
A vinda para Portugal não é inocente, agora não sei é se Portugal tem a força dentro da NATO que a Embraer pensa que Portugal tem.



Existe um claro investimento por parte da Embraer na componente de treino. Mesmo que o ST venha a substituir os Socata, vamos comprar no total no máximo 25(10+15). Falta muito para os 200 previstos. ;D

Pessoalmente até acho que a deslocação da "construção" das ultimas etapas cá, é mais uma questão legal/diplomática/financeira do que outra coisa.

Já se fala da UE cancelar o acordo que estava a negociar com o Brasil por causa das declarações do Lula, e sendo o Brasil um País "neutro" pode haver complicações/sansões/preferencias no momento de comprar equipamento ao Brasil. Ao "tornar" os ST A29N "Portugueses" algumas destas barreiras podem deixar de existir.

Também pode ter a ver com o facto do Brasil ao não pertencer à NATO não poder (haver dificuldades/barreiras) comprar/utilizar (manutenção, desenvolvimento, pesquisa) alguns dos equipamentos (DATA-LINKs,...) a instalar nos ST A29N.
 

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PTWolf

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Re: CAS
« Responder #244 em: Abril 27, 2023, 06:11:22 pm »
a assinatura deste memorando entre a Embraer, Ogma,  Ceiia etc...só vem a capacitar Portugal para o mundo Aeronáutico, acho que com estas participações aprofunda se mais  os conhecimentos Técnicos, onde também nossa Engenharia ganha mais notoriedade para o exterior, com esta parceria penso que todos ficam a ganhar.

O que isso significa em termos de capacidades para o futuro e como se traduz isso em euros? Vamos passar a construir aviões? Temos empresas em Portugal com essa capacidade, que ganhem uma mais valia?

 
Citar
e claro as mais valias receitas que daí virão....

Que mais valias são essas?
 

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Re: CAS
« Responder #245 em: Abril 27, 2023, 06:15:00 pm »
Os brasileiros (irónico) tem um termo para esse tipo de discurso: panfletagem
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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dc

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Re: CAS
« Responder #246 em: Abril 27, 2023, 07:05:51 pm »
Pessoalmente até acho que a deslocação da "construção" das ultimas etapas cá, é mais uma questão legal/diplomática/financeira do que outra coisa.

Já se fala da UE cancelar o acordo que estava a negociar com o Brasil por causa das declarações do Lula, e sendo o Brasil um País "neutro" pode haver complicações/sansões/preferencias no momento de comprar equipamento ao Brasil. Ao "tornar" os ST A29N "Portugueses" algumas destas barreiras podem deixar de existir.

Também pode ter a ver com o facto do Brasil ao não pertencer à NATO não poder (haver dificuldades/barreiras) comprar/utilizar (manutenção, desenvolvimento, pesquisa) alguns dos equipamentos (DATA-LINKs,...) a instalar nos ST A29N.

Eu acho que é um pouco isso, mais uma enorme fé de que na Europa toda a gente quer comprar o avião.
 

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Re: CAS
« Responder #247 em: Abril 27, 2023, 07:57:53 pm »
O papel das OGMA no desembrulhar dos caixotes e montagem cá, será mais relevante se esse posto Pickup de encomendas puder receber alguma linha do PRR ou de Fundos Comunitários, que obviamente não teria acesso se o mesmo fosse feito integralmente no Brasil!!!!!
 
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Re: CAS
« Responder #248 em: Abril 27, 2023, 08:09:32 pm »
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O que isso significa em termos de capacidades para o futuro e como se traduz isso em euros? Vamos passar a construir aviões? Temos empresas em Portugal com essa capacidade, que ganhem uma mais valia?

Sim. Em Ponte de Sor. E micro satélites tbem. A aeronáutica, defesa e espaço representam 1,4% do PIB.
 

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Re: CAS
« Responder #249 em: Abril 27, 2023, 08:25:17 pm »
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O que isso significa em termos de capacidades para o futuro e como se traduz isso em euros? Vamos passar a construir aviões? Temos empresas em Portugal com essa capacidade, que ganhem uma mais valia?

Sim. Em Ponte de Sor. E micro satélites tbem. A aeronáutica, defesa e espaço representam 1,4% do PIB.

Em que é que as empresas sediadas em Ponte de Sôr seriam beneficiadas?
https://www.cm-pontedesor.pt/wp-content/uploads/lpso-apresentao-p.pdf
 

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Re: CAS
« Responder #250 em: Abril 27, 2023, 08:47:25 pm »
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O que isso significa em termos de capacidades para o futuro e como se traduz isso em euros? Vamos passar a construir aviões? Temos empresas em Portugal com essa capacidade, que ganhem uma mais valia?

Sim. Em Ponte de Sor. E micro satélites tbem. A aeronáutica, defesa e espaço representam 1,4% do PIB.

Em que é que as empresas sediadas em Ponte de Sôr seriam beneficiadas?
https://www.cm-pontedesor.pt/wp-content/uploads/lpso-apresentao-p.pdf

A empresa em Ponte de Sor construir o Lus222 já é uma derivação do trabalho feito em aeronáutica. Outros trabalhos...outras derivações.

Se querem exemplos específicos não posso ajudar que não sou adivinho. Mas ter empresas portuguesas a desenvolver software de aviação com utilização de realidade aumentada  e virtual e outros parâmetros é algo que é facilmente escalável no futuro. Ou querem indicar o contrário? Vai prejudicar o tecido empresarial português?
 

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Re: CAS
« Responder #251 em: Abril 27, 2023, 09:42:12 pm »
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O que isso significa em termos de capacidades para o futuro e como se traduz isso em euros? Vamos passar a construir aviões? Temos empresas em Portugal com essa capacidade, que ganhem uma mais valia?

Sim. Em Ponte de Sor. E micro satélites tbem. A aeronáutica, defesa e espaço representam 1,4% do PIB.

Em que é que as empresas sediadas em Ponte de Sôr seriam beneficiadas?
https://www.cm-pontedesor.pt/wp-content/uploads/lpso-apresentao-p.pdf

A empresa em Ponte de Sor construir o Lus222 já é uma derivação do trabalho feito em aeronáutica. Outros trabalhos...outras derivações.

Se querem exemplos específicos não posso ajudar que não sou adivinho. Mas ter empresas portuguesas a desenvolver software de aviação com utilização de realidade aumentada  e virtual e outros parâmetros é algo que é facilmente escalável no futuro. Ou querem indicar o contrário? Vai prejudicar o tecido empresarial português?

A Airbus tem muito maior presença no território nacional do que a Embraer.
A capacidade industrial do país está no norte e no centro e no sector aeronautico não é diferente.

Confirme lá onde estão as mais de 100 empresas e para quem trabalham!!!!!

https://www.aedportugal.pt/
 
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Re: CAS
« Responder #252 em: Abril 27, 2023, 10:17:12 pm »
No entanto, A-400M, NH-90,EC-635 ficaram para trás...
Não deve interessar....$$$$
 
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joaopeniche

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Re: CAS
« Responder #253 em: Abril 27, 2023, 11:57:08 pm »
Droga: avionetas de traficantes voam baixinho, fogem a radares, cruzam o Mediterrâneo e aterram em descampados portugueses

Os traficantes de droga estão a utilizar novos métodos para introduzir haxixe em Portugal. São em tudo semelhantes aos que vimos na série “Narcos” e a PJ está preocupada

A Polícia Judiciária (PJ) está preocupada com um esquema usado pelas grandes redes de tráfico de droga, que se servem de avionetas de pequenas dimensões para introduzir haxixe em Portugal.

https://expresso.pt/sociedade/2023-04-27-Droga-avionetas-de-traficantes-voam-baixinho-fogem-a-radares-cruzam-o-Mediterraneo-e-aterram-em-descampados-portugueses-32e34742
 

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Re: CAS
« Responder #254 em: Abril 28, 2023, 12:05:27 am »
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O que isso significa em termos de capacidades para o futuro e como se traduz isso em euros? Vamos passar a construir aviões? Temos empresas em Portugal com essa capacidade, que ganhem uma mais valia?

Sim. Em Ponte de Sor. E micro satélites tbem. A aeronáutica, defesa e espaço representam 1,4% do PIB.

Em que é que as empresas sediadas em Ponte de Sôr seriam beneficiadas?
https://www.cm-pontedesor.pt/wp-content/uploads/lpso-apresentao-p.pdf

A empresa em Ponte de Sor construir o Lus222 já é uma derivação do trabalho feito em aeronáutica. Outros trabalhos...outras derivações.

Se querem exemplos específicos não posso ajudar que não sou adivinho. Mas ter empresas portuguesas a desenvolver software de aviação com utilização de realidade aumentada  e virtual e outros parâmetros é algo que é facilmente escalável no futuro. Ou querem indicar o contrário? Vai prejudicar o tecido empresarial português?

A Airbus tem muito maior presença no território nacional do que a Embraer.
A capacidade industrial do país está no norte e no centro e no sector aeronautico não é diferente.

Confirme lá onde estão as mais de 100 empresas e para quem trabalham!!!!!

https://www.aedportugal.pt/

Isso não é relevante para o ponto que estava a discutir. A pergunta era se a indústria portuguesa podia beneficiar e se havia alguém a produzir aviões.

Não se a indústria portuguesa podia beneficiar mais com X, Y ou Z. Ou onde havia  mais empresas aeronáuticas.

Isso eram outras perguntas e eventualmente poderiam ter outras resposta.