Votação

Que aeronave de Apoio Aéreo Próximo para a FAP? Para missões em ambiente não contestado.

AH-1Z
7 (14.9%)
A-29N
13 (27.7%)
UH-60 DAP
20 (42.6%)
AC-295
2 (4.3%)
A-10C ex-USAF
2 (4.3%)
MH-6 Little Bird
1 (2.1%)
OH58D ex-US Army
0 (0%)
H-145 H-Force
2 (4.3%)

Votos totais: 47

Votação encerrada: Junho 02, 2023, 10:29:01 pm

CAS

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Lampuka

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Re: CAS
« Responder #135 em: Abril 24, 2023, 10:53:11 am »
Mandem os papai tucano ir buscar os portugueses ao Sudão

Cabem quantos em cada asa?

Os mesmos que num F16 ou 5a geração 😉

Se formos por aí...
João Pereira
 

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Lampuka

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Re: CAS
« Responder #136 em: Abril 24, 2023, 10:56:02 am »
Pergunta simples,  quanto custa a hora de voo de um e outro e quantas horas se mantêm no ar cada um deles?
Com o mesmo orçamento não se conseguiria muito mais disponibilidade com o ST?
Aliás,  bem vistas as coisas,  o patrulhamento até já deveria ser feito por UAV's...
Quanto à legislações europeias,  aí sim deveriamos falar de soberania.  Que eu saiba não têm faltado exemplos de países a contrariar unilateralmente alguma legislação. 
Até nós,  quando ao Estado convém...



O C295 na versão adequada, ou melhor tendo-os nas versões necessárias, adequadas e operacionais, não faria na mesma a vigilância à distancia da avioneta e, até a até a abateria se fosse o caso? Por exemplo terrorismo.
Até com um dos sidewinder dos mais antigos. Se não nessa altura podia entrar em cena o F16. Porque não precisa de acompanhar nada se houver um C295 equipado para isso.

Mas o que seria mais certo, era abordar a avioneta depois com um helicóptero( se estivessem operacionais disponíveis).
Isso sim é estranho, de 12, estarem 4 Merlin operacionais

Se o pretexto é as questões como essas por cá, perde logo todo o significado. Nos EUA com aquela fronteira agitada com os carteis bem armados, nos Países da América do Sul e de África com as suas guerrilhas. Agora na Europa???
E ter uns quantos com todos os encargos e logística para eventualmente ter um par deles na RCA, é um bocado exagero, num País que nem equipa Patrulhas ou moderniza aviões que tem

E estão tão interessados na defesa e soberania do território que nem Marinha quase existe e, a que existe, à excepção dos submarinos, é uma comédia de meios e equipamentos.

A questão é mais um projecto de interesse e utilidade duvidosos, bem como duvidosos envolvidos, que pode e parece mais um buraco como aquele que destruiu  uma das maiores empresas de telecomunicações da Europa, quando se se foi meter com brasileiros.

Se ninguém quiser os tucanos é mais um elefante branco.

E contudo tínhamos potencial para outras opções e deveríamos seguir opções mais versáteis no tipo de uso e nos teatros onde se envolvam.


Hora de voo? e os milhões envolvidos e ...perdidos
E os meios existentes e ignorados num canto? A rico

Mais uma frota para ter uns a dar peças para outros. Há alguma caso em que isso não aconteça por cá?
Não parece haver frota alguma seja do que for, que não tenham meios a ser pilhados e meios inop anos a fio por falta de manutenção.
E relativamente ao meios em si, quase sempre mal aproveitados de versões e equipamentos disponíveis com que pudessem ser equipados.

É esta gente que quer um par de tucas em África?
Bem visto
Negócios, influencias, mais nada.


Já agora voltando ao terrorismo. Estas associações criminosas de traficantes de grau mais elevado, tem muitas ligações a grupos terroristas, seja no negócio de armas como de droga. Era bom as mentes "brilhantes" perceberem isso em vez de fantasias.
Então mas o treino já não conta?
Só têm essa possibilidade de emprego?
Não há mais valências ou utilidades para o ST?
Se juntarmos tudo não é útil e necessário?
João Pereira
 

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Re: CAS
« Responder #137 em: Abril 24, 2023, 10:56:53 am »
Mandem os papai tucano ir buscar os portugueses ao Sudão

Cabem quantos em cada asa?

Os mesmos que num F16 ou 5a geração 😉

O problema é que ninguém anda a fazer negócios duvidosos com aviões de 5º geração, mas sim com TUCANOS !

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Re: CAS
« Responder #138 em: Abril 24, 2023, 11:12:48 am »
Temos a valência FAC para os Tucanos. Fast Fac também fazem os F16 B mas temos poucos.  :mrgreen:

http://sistemasdearmas.com.br/ca/fac12fab.html


Citar
Os Esquadrões Escorpião, Flecha, e Grifo utilizaram os Embraer T-27 Tucano em sua versão de ataque ao solo A-27, anteriormente designado AT-27, mas essas aeronaves foram substituídas em fins de 2007 pelos Embraer A-29A e A-29B Super Tucano com maior capacidade e alcance.


Citar
Imagem do FLIR Star Saffire do Super Tucano mostrando a assinatura infravermelha do Super Tucano. A foto deixa claro que o Super Tucano precisa de um sistema de supressão de assinatura dos motores. Em manobras entre os F-16 da USAF e os treinadores PC-9M da eslováquia os caças americanos tinha dificuldade de adquirir os pequenos turboélices por trás a baixa altitude com o míssil AIM-9M a não ser a menos de mil metros de distância. Em engajamentos posteriores os pilotos americanos usaram um F-16 voando alto que usava o radar para passar o alvo para outro caça que voava mais baixo.

Saudações  :mrgreen:
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

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Lampuka

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Re: CAS
« Responder #139 em: Abril 24, 2023, 11:13:42 am »
As situações da canibalização para peças, subaproveitamento das capacidades e outras que infelizmente são transversais às nossas Forças Armadas (e não só) não devem ser factor de decisão.
Um exemplo disto mesmo, só por curiosidade.  Quando agora se fala da alta velocidade ferroviária faz-me recordar a chegada dos Alfa Pendulares a Portugal, com o seu potencial de viajar a mais de 200km/h que encurtaria em muito o tempo das viagens.  Ficamos a meio ou nem sequer isso, porque na realidade nunca terminaram as obras necessárias ao aproveitamento dessa capacidade e, tirando as zonas de Alverca e Ovar e pouco mais, mantivemos as velocidades do antigo Foguete, se bem que com maior conforto e segurança. Também mais caro...
Ou seja, o interesse é o negócio e o folclore inicial,  depois...
EH101, C295, NPO... são só outros exemplos..
É o país que temos e que, aparentemente, a maioria aprova.
João Pereira
 
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Re: CAS
« Responder #140 em: Abril 24, 2023, 11:15:46 am »
Mandem os papai tucano ir buscar os portugueses ao Sudão

Cabem quantos em cada asa?

Os mesmos que num F16 ou 5a geração 😉

O problema é que ninguém anda a fazer negócios duvidosos com aviões de 5º geração, mas sim com TUCANOS !

Se formos por aí...
Em Portugal,  infelizmente,  só há negócios duvidosos.  Espera por essa altura e vais ver...
João Pereira
 

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Re: CAS
« Responder #141 em: Abril 24, 2023, 01:17:01 pm »
Afinal não é o Super Tucano que vai ser comprado, segundo o jornalista da RTP1 em direto será o Super Tutano
 
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Re: CAS
« Responder #142 em: Abril 24, 2023, 03:11:14 pm »
https://fb.watch/k6hLyVoaZt/


Para tudo.
Encontrei a maneira do governo comprar Helicópteros  :)

Oiçam
 

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Re: CAS
« Responder #143 em: Abril 24, 2023, 03:14:43 pm »
Afinal não é o Super Tucano que vai ser comprado, segundo o jornalista da RTP1 em direto será o Super Tutano

Até ao tutano queriam eles
 
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Re: CAS
« Responder #144 em: Abril 24, 2023, 03:53:04 pm »
 

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Re: CAS
« Responder #145 em: Abril 24, 2023, 04:28:12 pm »
Pergunta simples,  quanto custa a hora de voo de um e outro e quantas horas se mantêm no ar cada um deles?
Com o mesmo orçamento não se conseguiria muito mais disponibilidade com o ST?
Aliás,  bem vistas as coisas,  o patrulhamento até já deveria ser feito por UAV's...
Quanto à legislações europeias,  aí sim deveriamos falar de soberania.  Que eu saiba não têm faltado exemplos de países a contrariar unilateralmente alguma legislação. 
Até nós,  quando ao Estado convém...

As contas não é assim que se fazem. É contabilizar o número de ocorrências por ano vs o custo de ter que manter em QRA 24h por dia uma parelha de Super Tucanos. A diferença aqui, é que o F-16 fica em QRA o ano todo, 24/7, para todas as ameaças que surjam. O ST seria para um leque muito limitado de ameaças. Em vez de se ter 2 QRAs com aeronaves diferentes, mais valia criar mais um ou dois QRAs de F-16 para os arquipélagos.
 
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Re: CAS
« Responder #146 em: Abril 24, 2023, 04:42:27 pm »
Lampuka, saiu-me cá um vendedor da Embraer, muito bom !
 
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Re: CAS
« Responder #147 em: Abril 24, 2023, 04:54:40 pm »
Porr@, agora já sou vendedor???
No outro tópico era não sei quê russo e recebia em Rublos. Até deixei de lá ir...
Queres ver que agora vão ser Reais?
Eu que até sou de direita 😅
João Pereira
 
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Re: CAS
« Responder #148 em: Abril 24, 2023, 05:03:43 pm »
Pergunta simples,  quanto custa a hora de voo de um e outro e quantas horas se mantêm no ar cada um deles?
Com o mesmo orçamento não se conseguiria muito mais disponibilidade com o ST?
Aliás,  bem vistas as coisas,  o patrulhamento até já deveria ser feito por UAV's...
Quanto à legislações europeias,  aí sim deveriamos falar de soberania.  Que eu saiba não têm faltado exemplos de países a contrariar unilateralmente alguma legislação. 
Até nós,  quando ao Estado convém...

As contas não é assim que se fazem. É contabilizar o número de ocorrências por ano vs o custo de ter que manter em QRA 24h por dia uma parelha de Super Tucanos. A diferença aqui, é que o F-16 fica em QRA o ano todo, 24/7, para todas as ameaças que surjam. O ST seria para um leque muito limitado de ameaças. Em vez de se ter 2 QRAs com aeronaves diferentes, mais valia criar mais um ou dois QRAs de F-16 para os arquipélagos.
Partindo do princípio de que  o miserável controlo do nosso território é para continuar assim como está.  Assim sendo, realmente uma parelha de F16 chegam sobram. Faz de conta que controlamos...
Ando a tentar arranjar forma de ocupar/justificar os ST, que são um dado adquirido,  e vocês não colaboram. 😂
Até parece que a fartura é tanta em meios que podemos estar aqui a lamentarmo-nos de que era melhor este ou aquele.
Saibam aproveitá-los...
João Pereira
 

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Re: CAS
« Responder #149 em: Abril 24, 2023, 05:20:09 pm »
Pergunta simples,  quanto custa a hora de voo de um e outro e quantas horas se mantêm no ar cada um deles?
Com o mesmo orçamento não se conseguiria muito mais disponibilidade com o ST?
Aliás,  bem vistas as coisas,  o patrulhamento até já deveria ser feito por UAV's...
Quanto à legislações europeias,  aí sim deveriamos falar de soberania.  Que eu saiba não têm faltado exemplos de países a contrariar unilateralmente alguma legislação. 
Até nós,  quando ao Estado convém...

As contas não é assim que se fazem. É contabilizar o número de ocorrências por ano vs o custo de ter que manter em QRA 24h por dia uma parelha de Super Tucanos. A diferença aqui, é que o F-16 fica em QRA o ano todo, 24/7, para todas as ameaças que surjam. O ST seria para um leque muito limitado de ameaças. Em vez de se ter 2 QRAs com aeronaves diferentes, mais valia criar mais um ou dois QRAs de F-16 para os arquipélagos.
Partindo do princípio de que  o miserável controlo do nosso território é para continuar assim como está.  Assim sendo, realmente uma parelha de F16 chegam sobram. Faz de conta que controlamos...
Ando a tentar arranjar forma de ocupar/justificar os ST, que são um dado adquirido,  e vocês não colaboram. 😂
Até parece que a fartura é tanta em meios que podemos estar aqui a lamentarmo-nos de que era melhor este ou aquele.
Saibam aproveitá-los...

A fartura não ser muita não significa que não se pode preferir x a y

Diria que é exatamente por isso que se tem de fazer o melhor para escolher os meios mais versáteis possíveis e que melhor se encaixam com as necessidades nacionais
 
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