A Ucrânia é a única que deseja um cessar-fogo. A Rússia não pode suportar um cessar-fogo, nem politicamente, nem geopoliticamente e, principalmente, nem economicamente.
A Rússia está desesperada porque a sua transição para uma economia de guerra está a acelerar e há sinais de fissuras na fachada. Querem que todas as sanções económicas sejam levantadas e que sejam reintegrados na comunidade global, de preferência com o apoio económico da UE e dos EUA, para evitar um grande colapso económico, uma vez que a sua economia de guerra precisa de regressar a uma economia civil.
O facto de a Rússia estar a agir como a Coreia do Norte, ameaçando com uma guerra umas impressionantes 17 vezes nas últimas 72 horas, é um grande sinal de desespero, de que estão "presos" à economia de guerra e não conseguem escapar sem ajuda externa.
Isto é extremamente perigoso porque significa que a Rússia está agora numa posição em que não tem mais nada a perder. Presumo que o regime de Putin cairá como o regime nazi alemão, lutando e morrendo sabendo que a guerra está perdida.