O The Guardian dá como certo que o plano foi de paz foi feito pela rússia e em russo e depois traduzido para inglês!!!!!
https://www.theguardian.com/world/2025/nov/23/trump-ukraine-zero-gratitude-peace-plan-international-talks
Claramente os EUA estão a favorecer apenas a rússia (O Patton deve estar a dar voltas no túmulo. Por vontade dele a rússia devia ser varrida do mapa assim como foi a Alemanha nazi, já que até foram aliados até 1941.....)
Mas quem tem mais trunfos que podem fazer imenso dano à rússia é a UE (parece que há foristas que pensam que a UE tem algum exército 
Que armas são essas contra a rússia:
- Corte total de combustíveis;
- Dar os 300 mil milhões de euros apreendidos da rússia à Ucrãnia, numa espécie de programa PRR para reconstruír a Ucrãnia (assim que algo parecido com a paz seja atingida);
- Continuar a negar o acesso dos russos ao sistema Swift;
E de vagarinho, deixar os EUA entrarem em conflito com a China..... e a rússia! É só necessário esperar, quanto o SAFE e outros programas de rearmamento europeu avançam pela calada!!!!!
Ao longo da História já houve diversos períodos em que se provou estável a coexistência de duas superpotências. Podemos recuar séculos e ampliar ou reduzir a dimensão da área de influência, e continuam a existir exemplos.
O que não é muito viável é a partilha a três do poder geostrategico no mundo actual. E quem tem poder actual não é a Europa, e muito menos a Rússia ou a Ucrânia. Imperam os mesmos 2 blocos há 30 anos.
E das 3 maiores potências onde obviamente se inclui a Europa, vejo uma que será a mais fácil de subjugar, economicamente e não só, pelos outros 2.
A China e a América vão preferir lutar entre si, ou irão seguir pela via fácil de recolher os despojos do velho continente?
A Europa não consegue falar a uma só voz, é esse o seu maior problema.
Economicamente falando a Europa não perde para os americanos, nem mesmo com estas tarifas que aliás ainda estão a agravar mais o déficite americano!!!!
Militarmente a Europa só é mais fraca porque não consegue falar a 1 só voz! Mas mesmo assim, considerar o UK, França, Polónia, Itália, Espanha, Suécia, Noruega, Alemanha..................................... são fracos militarmente? Mesmo 1 para 1 perdem para os EUA, China e...... a rússia só ganha em armamento nuclear! Mas aí estamos a considerar apenas os países europeus 1 a 1!
Só entendo a tentativa de apaziguamento dos EUA de Trump para com a rússia, pelo facto de a querer separar da China (duvido imenso que seja bem sucedida) e também está à espera do suborno russo! Os russos prometeram investir nos EUA 100 mil milhões dos 300 mil milhões que a UE congelou à rússia!
Para Trump isto é apenas um negócio!
Quais sobras da Europa? Os americanos continuam ainda a perder mais face à Europa? Mesmo depois das tarifas!
Os EUA vão arriscar perder o seu maior aliado natural, toda a Europa? A sério?