Os EUA têm pouco peso nas sanções contra a Rússia, a Europa é que têm, como o sistema Swift.
https://pt.euronews.com/my-europe/2025/03/26/pedido-da-russia-de-alivio-das-sancoes-leva-a-ue-a-entrar-nas-conversacoes-com-escolhas-diEu não quero saber da Rússia ser comunista ou capitalista, eles têm um comportamento imperialista para com os vizinhos (como os EUA estão a divergir para esse comportamento com a Gronelândia e o Canadá).
Eu não tenho de gostar desse tipo de comportamento em que o mundo organizado pela lei, volta a ser um mundo organizado pela força, e apoio a Europa não aceitar esse comportamento, países pequenos como Portugal devem incentivar um mundo de lei, pois num mundo de lei todos os países são iguais e tem os mesmos direitos, num de força somos fracos.
Mas acho que os ucranianos, os europeus, e outros, foram ingénuos ao achar que o Putin não iria recorrer à guerra para manter a Crimeia ou influencia sobre a Ucrânia, a Rússia quando fica sem opções vai sempre recorrer à força, não iria aceitar ficar sem esses territórios pacificamente, apesar de pela lei ser território ucraniano.
A Europa agora tem de se adaptar ao novo mundo, tornar-se uma potência pelo menos forte o suficiente para não ser dominada pelos outros lobos que aí andam, Rússia, China, EUA.
Em relação à guerra da Ucrânia tentar perceber o que é que a Rússia quer para parar.
Manter o controle sobre a Crimeia, manter o controle sobre os territórios ucranianos ocupados (apenas de facto, não de jure, e a promessa da Ucrânia que não tenta recuperar esses territórios pela força), a não entrada da Ucrania na NATO, as outras coisas a Ucrânia não aceita, a Ucrânia no mínimo quer manter independência política sem influência russa, podendo entrar na UE ou estando fora da UE mas ter um bom acordo com a UE, a Ucrânia também não aceitara ficar sem forças armadas, pois estando fora da NATO nenhum país virá em seu socorro numa futura guerra.
Se existir um acordo entre Rússia e Ucrânia acho que a Europa levantará todas as sanções, mas como é a única forma de pressão que a Europa possui, não a irá largar até à paz acordada.
E na Europa temos de estar atentos aos países onde a URSS "plantou" comunidades russas, já sabemos como é que a Rússia age, por isso é planear tendo isso em mente para evitar que isto se repita, tem de ser mexido "com pinças".