Eu vejo a atitude inglesa muito semelhante ao que fez com a França de Napoleão - nenhum poder continental pode ser demasiado poderoso, tem de existir um equilibrio.
Apenas uns detalhes ...
Não foi a Inglaterra que decretou o bloqueio continental, foi a França.
Desde a revolução francesa, todas as monarquias europeias de uma forma ou de outra se opunham à França, por causa do fim violento da monarquia francesa e o medo da República.
Os ingleses eram a mais poderosa e mais rica monarquia europeia e por isso mesmo também se lhe opunham com mais eficácia.
Napoleão tentou acabar os receios e medos quando se auto-proclamou "imperador" em 1804, mas a oposição à expansão das ideias revolucionárias continuou em toda a Europa.
Alguém aqui conhece um império que se tenha expandido sem oposição ?O império francês teve oposição ao tentar ocupar toda a Europa, como teve o III Reich alemão.
Quem é que mais conspirou por exemplo contra a Espanha no século XVII ? por acaso foram os ingleses ?
A quem é que Portugal primeiro pediu ajuda depois de 1640?, por acaso foi à inglaterra ?
Corremos os risco de cair na tradicional mentira dos russos, ao dizerem que os países livres querem cercar a Russia...
Um país expande-se até se tornar no mais extenso do planeta, ocupando e controlando terras dos outros, mas a culpa não é do expansionismo, a culpa parece ser dos que não querem ser ocupados.
Parece que a culpa pela violência, afinal não é de quem ataca, a culpa é de quem se defende.São as palavras do avisado filósofo, Lula da Silva...