Invasão da Ucrânia

  • 6603 Respostas
  • 369606 Visualizações
*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 21457
  • Recebeu: 2615 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1169/-1495
Re: Invasão da Ucrânia
« Responder #270 em: Outubro 09, 2022, 08:08:12 pm »
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8778
  • Recebeu: 4092 vez(es)
  • Enviou: 741 vez(es)
  • +5028/-810
Re: Invasão da Ucrânia
« Responder #271 em: Outubro 09, 2022, 10:20:02 pm »
Quanto ao camião, os russos já o tinham confirmado de manhã, compreendo que hoje é Domingo e há coisas mais interessante para fazer, portanto pode ter-lhe escapado.

Ah sim, os russos, essa fonte totalmente fidedigna, os mesmos que dizem que a invasão não passa de uma "operação especial", e que cada vez que um alvo de alguma importância é destruído, dizem que não passou de um acidente. Os russos já diziam desde sábado que era o camião, para terem agora tanta certeza, a investigação foi bastante rápida.

Quanto à comparação com os ataques no 11 de Setembro, é estar a comparar um episódio de um país que não estava em guerra, onde nos aeroportos a segurança era muitos mais leve do que agora, procedimentos de segurança que foram totalmente alterados após os ataques, com um episódio que aconteceu num país em guerra, pós-11 de Setembro, num ponto estratégico que era um alvo mais que óbvio de ser atacado mais tarde ou mais cedo. É realmente comparável.

Em qualquer dos casos, a se confirmar o camião ter sido a causa, é mais um sinal da incompetência russa.

Quanto a acusar quem quer que seja de ser teóricos da conspiração, nem por isso, as acusações adaptam-se a cada caso, desde incultos, a desinformados, a corruptos, a conspiracionistas. Teóricos da conspiração são aqueles que vêm dizer que os russos têm tudo planeado, inclusive todos os seus desaires. Pior mesmo, é ver sempre as mesmas pessoas a ter aquela postura de "todos os que não concordam com a minha verdade, são burros".

Mas uma coisa me apercebi, com a abertura deste tópico, existe um grande movimento para tentar estancar o apoio popular aos ucranianos. Muitos membros não têm interesse em que haja uma discussão séria, nem em partilhar acontecimentos relevantes do conflito, nem lições que possam ser usadas por cá em matéria de Defesa, mas sim tentar manchar a opinião pública sobre os ucranianos, com base em episódios específicos menos positivos.
Infelizmente, a intenção disto, não é a partilha de informação, é apenas de denegrir a imagem de um dos lados, à semelhança do que já tinham tentado fazer no início, postando fotos de um ucraniano Nazi, e tentando convencer as pessoas de que todos os ucranianos também o são.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Luso, LM, Duarte, Lightning, Viajante

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18599
  • Recebeu: 5671 vez(es)
  • Enviou: 6163 vez(es)
  • +7246/-9660
Re: Invasão da Ucrânia
« Responder #272 em: Outubro 10, 2022, 06:46:01 am »
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: nelson38899

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7539
  • Recebeu: 992 vez(es)
  • +4653/-878
Re: Invasão da Ucrânia
« Responder #273 em: Outubro 10, 2022, 09:00:50 am »
Entretanto, os russos começaram a atacar Kiev. o que leva a várias conclusões ...

A necessidade de escalar o conflito por parte de Putin e ao mesmo tempo não criar problemas com os chineses e os indianos.



A questão da explosão e a tese de um trabalho interno por parte dos russos, para justificar um aumento na mobilização russa é interessante de analisar ...

Não há como saber com absoluta certeza se foi um camião ou não, ainda que, uma explosão na parte inferior do tabuleiro não seja consistente com as fotografias já aqui colocadas e que não mostram nenhum dano colateral na parte inferior do tabuleiro que não foi aparentemente afetado.

A primeira questão que vem à tona é o facto de, a ser um camião com explosivos, ele vir do lado russo.
É facil dizer que os dois lados são russos (é uma questão política) mas na realidade nem isso é realmente verdade, já que as administrações são diferentes.
Nem o mesmo governo têm.

A administração militar também não é unificada, por isso há realmente diferenças entre as duas margens do estreito de Kerch.

Se os ucranianos conseguem fazer passar toneladas de explosivos, num golpe de mão destinado a destruir um objetivo militar legitimo - uma construção inimiga construida no próprio território - então o que é que os russos podem fazer para impedir os ucranianos de rebentar com outras instalações, mesmo dentro da Russia ?

O mais estranho nisto tudo

Mas, sinceramente, o que me leva a colocar em causa que tenham sido os ucranianos, não é este facto. Já que a corrupção e a incompetência grassam no exército russo (e esse é o fator a ter mais em conta)...

Fui verificar, e a explosão deu-se às seis horas locais. As informações e videos na internet, vieram inicialmente de sites indianos, porque no ocidente estava tudo a dormir. As primeiras imagens começaram a aparecer na Internet, com uma rapidez incrível.

Mas não foram só as imagens das câmaras que registaram a explosão, foram as imagens da ponte semi-destruida, gravadas logo durante a manhã na Rússia e colocadas de imediato na Internet para o mundo ver.

Na Russa de Putin, é estritamente proibida a publicação de qualquer informação que possa por em causa os militares russos. As pessoas são presas, torturadas, alistadas compulsivamente, ou mesmo mortas por violar este conjunto de leis,. Como resultado, não há imagens sobre vitórias ucranianas ou operações que correram mal aos russos.
Em praticamente nenhum caso...


No entanto, quando na ponte de Kerch há uma explosão, que é uma humilhação para o próprio Putin.,..
O mundo, e a Russia são informados em questão de minutos...



Eu não acredito em bruxas, mas que as há, Há !
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, Lightning

*

Malagueta

  • Analista
  • ***
  • 666
  • Recebeu: 180 vez(es)
  • Enviou: 232 vez(es)
  • +143/-108
Re: Invasão da Ucrânia
« Responder #274 em: Outubro 10, 2022, 10:24:55 am »
Bom dia,

Eu não tendo certeza de nada e por enquadnto todas as hipoteses são plausiveis, acrescento aqui uma analise publicada na BBC sobre explosão

https://www.bbc.com/news/world-europe-63192757

What do we know about what caused Saturday's dramatic explosion on the Kerch Bridge?

There are plenty of theories, not all of them very credible.

Russia was quick to suggest this was a truck (lorry) bomb, but didn't say who orchestrated it.

Russian President Vladimir Putin accused Ukraine of attacking the bridge in an "act of terrorism".

Security camera footage released on social media showed a truck - allegedly from the Russian city of Krasnodar, an hour's drive from the crossing - moving west across the bridge at the time of the explosion.

Russian officials named a 25-year old Krasnodar man, Samir Yusubov, as the owner of the truck, and said an older relative, Makhir Yusubov, was the driver.

But close examination of the footage seems to show that the truck had nothing to do with the explosion.

Short presentational grey line
The footage shows a huge fireball erupting just behind - and to one side - of the truck as it begins to climb an elevated section of the bridge.

The speed with which the truck bomb theory started to spread in Russian circles was suspicious. It suggested the Kremlin preferred an act of terrorism to a more alarming possibility: that this was an audacious act of sabotage carried out by Ukraine.

"I've seen plenty of large vehicle-borne IEDs [improvised explosive devices] in my time," a former British army explosives expert told me. "This does not look like one."

A more plausible explanation, he said, is a massive explosion below the bridge - probably delivered using some kind of clandestine maritime drone.

"Bridges are generally designed to resist downwards loads on the deck and a certain amount of side loading from the wind," he said. "They are not generally engineered to resist upward loads. I think this fact was exploited in the Ukrainian attack."

Some observers have noted that in one of the other security camera videos, something that looks like the bow wave of a small boat appears next to one of the bridge supports, a split second before the explosion.

What kind of vessel could it be?


On 21 September, images circulated on Russian social media channels showing a mysterious unmanned boat that washed ashore near Russia's naval base in the Crimean city of Sevastopol.

It resembled a large black covered kayak, complete with bow-mounted sensors and a white, periscope-like device on top

According to local reports, the vessel was towed out to sea and blown up.

"A part of an unmanned vehicle was discovered," the governor of Russian-controlled Sevastopol is quoted as saying.

"After the survey was completed, this apparatus was destroyed at sea by an explosion. No-one was hurt."

This is not the first time reports have circulated suggesting that Ukraine has access to such clandestine equipment.

"There are well-founded reports which suggest that the Ukrainians have both surveillance and strike maritime remote controlled vehicles in service," the British explosives expert told me.

"This operational concept has been developed over years, not months."

If this is how Ukraine managed to attack the Kerch Bridge, hundreds of miles from Ukrainian-controlled territory, then it's one of Kyiv's most ambitious operations so far.

But apart from a few whispers in the capital, no-one is confirming the theory.

In fact, in a statement last night, the head of President Zelensky's office, Mykhailo Podolyak, seemed to endorse Moscow's truck bomb theory.

"The answers should be sought in Russia," he said in a statement.

The explosion, he said, was the result of infighting between different parts of Russia's security establishment.

"This is a concrete manifestation of the conflict between the FSB [Russia's internal intelligence service] / PMC [private military contractors, like the Wagner Group] on the one hand, and the Ministry of Defence / general staff of the Russian Federation on the other hand," he said.

Did Mr Podolyak know something everyone else didn't? Or was he, perhaps, trolling Moscow, playing on extremely raw nerves exposed by Russia's recent setbacks on the battlefield in Ukraine?

The truth is, we don't know.

Just like previous episodes - including the sinking of the flagship of Russia's Black Sea Fleet, the Moskva, and the mysterious attack in August which devastated a Russian airbase in Crimea - Kyiv is very happy to keep everyone guessing.

It's all part of a highly successful information campaign which Ukraine has waged, along with its military effort, ever since Russia's full-scale invasion in February.

For now, it seems to be working
 

*

FoxTroop

  • Investigador
  • *****
  • 1847
  • Recebeu: 669 vez(es)
  • Enviou: 389 vez(es)
  • +338/-6336
Re: Invasão da Ucrânia
« Responder #275 em: Outubro 10, 2022, 11:13:58 am »
Mostrou o quê?! Que as plataformas que lançam os misseis de cruzeiro para pontos de concentração de forças entre outros alvos, por algum motivo desconhecido não conseguem disparar os mesmos contra pontes, centrais elétricas, centrais de transformação, nós rodoviários, etc, etc? É isso que está a dizer?!!

Está a dizer que essas salvas diárias de misseis não estão a ser dirigidas à infraestrutura critica da Ucrânia porque os "russos não conseguem"? Esse argumento faz de um protozoário um Einstein.

Das duas uma; ou o FoxTroop está numa espiral negacionista (e para essas conversas não conte comigo) ou é profundamente ignorante em assuntos militares.
Os sistemas de misseis de cruzeiro russos tem demonstrado que não tem precisão para atingir esse tipo de alvos.  Talvez por questões tecnológicas, incompetência dos operadores, insuficiencias nos sistemas de reconhecimento e "targeting" e, não esquecer, talvez a rede de defesa aérea ucraniana está a fazer um bom trabalho.

O famoso cruzador Moskva também estava equipado com fenomenais sistemas antiaéreos e antimissil e.... acabou no fundo do mar, atingido muito provavelmente por misseis subsónicos.
A tecnologia russa tem demonstrado muitas fragilidades.

E depois ainda existe outro lado desse argumento.  Vamos imaginar que tem razão, e os russos, apesar de terem toda a capacidade para o fazer, "recusam-se" a atacar as pontes, centrais elétricas, centrais de transformação, nós rodoviários,etc.    Mas porquê, são burros?  Estupidos?  Masoquistas?

.........
« Última modificação: Outubro 10, 2022, 11:25:24 am por FoxTroop »
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20458
  • Recebeu: 3060 vez(es)
  • Enviou: 2283 vez(es)
  • +1423/-3477
Re: Invasão da Ucrânia
« Responder #276 em: Outubro 10, 2022, 11:48:54 am »
O consulado alemão em Kiev também é um “alvo militar “?

Isto está bonito!!! :bang:

Ainda bem que os políticos Alemães são por norma uns choninhas, porque senão era um artigo 5º em cima e depois queria ver as consequências...ou melhor não queria, não quero e espero não ir ver!
« Última modificação: Outubro 10, 2022, 11:54:25 am por Cabeça de Martelo »
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

FoxTroop

  • Investigador
  • *****
  • 1847
  • Recebeu: 669 vez(es)
  • Enviou: 389 vez(es)
  • +338/-6336
Re: Invasão da Ucrânia
« Responder #277 em: Outubro 10, 2022, 12:00:47 pm »
O consulado alemão em Kiev também é um “alvo militar “?

Isto está bonito!!! :bang:


Não, mas o que estava do outro lado da rua era. Agora parece que já não é. Dano colateral e uma mensagem pelo meio.
Também o missil que "falhou" e acertou ao lado do edificio onde está a EUAM. A mensagem foi dada, agora se ainda acreditam, tal como o personagem que citei na mensagem antes, que os russos não destroem a infraestrutura da Ucrania porque não conseguem ou a AD ucraniana  é "very good stronk", é bom que acordem para a vida e para o que está em jogo aqui.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Hammerhead, embaixada

*

PTWolf

  • Analista
  • ***
  • 800
  • Recebeu: 357 vez(es)
  • Enviou: 1741 vez(es)
  • +1019/-192
Re: Invasão da Ucrânia
« Responder #278 em: Outubro 10, 2022, 12:51:46 pm »
O consulado alemão em Kiev também é um “alvo militar “?

Isto está bonito!!! :bang:


Não, mas o que estava do outro lado da rua era.

E o que estava do outro lado da rua?

Entretanto surgem vários vídeos de avenidas e pontes pedonais a serem bombardeadas, possivelmente teriam alto valor militar ::)

"Terrorismo de Estado consiste num regime de violência instaurado e mantido por um governo, em que o grupo político que detém o poder se utiliza do terror como instrumento de governabilidade"



Entretanto parece tambem que alguns misseis foram lançados do mar negro e passaram por cima do espaço aéreo moldavo:
https://twitter.com/nicupopescu/status/1579392919785857026
Citar
Three cruise missiles launched on Ukraine this morning from Russian ships in the Black Sea crossed Moldova's airspace.

I instructed that Russia's ambassador be summoned to provide an explanation.



A Russia parece querer uma nova frente e arrastar a Bielorrússia para o conflito:
https://twitter.com/hoje_no/status/1579404906058121216
Citar
Em uma reunião hj c/o seu Estado-Maior o ditador bielorrusso Lukashenko acusou a Ucrânia de estar se preparando p/atacar o seu país e anunciou a criação de grupos mistos de combate c/a Rússia. Td leva a crer que um ataque bielorrusso contra a Ucrânia irá se materializar em breve.



(No meio disto tudo há boas noticias para Portugal, já não precisamos de sistemas anti-aereos, os Manpad resolvem  :mrgreen:
https://twitter.com/hoje_no/status/1579435024109436930
Citar
De acordo c/o ministério ucraniano da defesa, mais da metade dos mísseis de cruzeiro lançados hj de manhã pela Rússia contra alvos civis na Ucrânia foram interceptados. Aqui vemos um míssil russo sendo interceptado por uma defesa antiaérea ucraniana portátil (MANPAD).
)
 

*

LuisPolis

  • Especialista
  • ****
  • 1129
  • Recebeu: 393 vez(es)
  • Enviou: 567 vez(es)
  • +182/-2245
Re: Invasão da Ucrânia
« Responder #279 em: Outubro 10, 2022, 12:53:32 pm »
O consulado alemão em Kiev também é um “alvo militar “?

Isto está bonito!!! :bang:

Ainda bem que os políticos Alemães são por norma uns choninhas, porque senão era um artigo 5º em cima e depois queria ver as consequências...ou melhor não queria, não quero e espero não ir ver!
Na Sérvia, os EUA bombardearam a embaixada Chinesa. Parece que apesar da operação ser NATO a decisão foi exclusiva do comando dos EUA.

Pelos alvos escolhidos, siderurgia Krivorozhstal (grupo Arcelor Mittal) e que produz aço especial para as centrais nucleares Francesas e Shimanovskoye (Black Iron do Canadá), acho que foi enviada uma mensagem. Parece que a Russia já não está a falar para a Ucrania.
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18599
  • Recebeu: 5671 vez(es)
  • Enviou: 6163 vez(es)
  • +7246/-9660
Re: Invasão da Ucrânia
« Responder #280 em: Outubro 10, 2022, 01:06:16 pm »
O consulado alemão em Kiev também é um “alvo militar “?

Isto está bonito!!! :bang:

Ainda bem que os políticos Alemães são por norma uns choninhas, porque senão era um artigo 5º em cima e depois queria ver as consequências...ou melhor não queria, não quero e espero não ir ver!

Calma que a esta hora a Alemanha já pediu desculpas por ter danificado o míssil com o Consulado.

A Alemanha está completamente minada pelo FSB, de políticos a empresas

Se nós nos queixamos de meia dúzia de generais traidores, eles têm tudo na mão, até a estúpida da Merkel continua a pedir contenção e paninhos quentes....saudades quiçá dos tempos da RDA...
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

LuisPolis

  • Especialista
  • ****
  • 1129
  • Recebeu: 393 vez(es)
  • Enviou: 567 vez(es)
  • +182/-2245
Re: Invasão da Ucrânia
« Responder #281 em: Outubro 10, 2022, 01:25:45 pm »

Calma que a esta hora a Alemanha já pediu desculpas por ter danificado o míssil com o Consulado.

A Alemanha está completamente minada pelo FSB, de políticos a empresas

Se nós nos queixamos de meia dúzia de generais traidores, eles têm tudo na mão, até a estúpida da Merkel continua a pedir contenção e paninhos quentes....saudades quiçá dos tempos da RDA...
Ou então medo da fome. A geração actual acha que não comer é uma escolha a que chamam de fazer dieta.

Com toda a imigração que ela meteu no país, se vier uma crise não há como integrar (outro verbo bonito da geração actual) a malta. Pelo exemplo da Ucrania, os primeiros a fugir foram exactamente os integrados e quem ficou a mamar a bucha são os nacionais (aqueles a quem muitas vezes se chamam de fascistas, racistas e outros adjectivos). Não há dinheiro para os sonhos ...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Subsea7

*

Malagueta

  • Analista
  • ***
  • 666
  • Recebeu: 180 vez(es)
  • Enviou: 232 vez(es)
  • +143/-108
Re: Invasão da Ucrânia
« Responder #282 em: Outubro 10, 2022, 01:59:41 pm »
Boa tarde,

Pensei que a resposta dos Russos fosse diferente.

O que esta acontecer é o que aconteceu no 1 e 2 Mês de guerra, mas do mesmo.

A diferença entre ataques um foi a hora de menor trafego o outro é a hora que as pessoas se deslocam para o trabalho de forma a provocar mais baixas entre os civis.

Gente miserável, existindo aqui ainda algum que ache isso aceitável.

Se ao menos empregassem essa capacidade para atacar as forças ucranianas, talvez a operação especial corre-se melhor.
 

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4331
  • Recebeu: 2455 vez(es)
  • Enviou: 1423 vez(es)
  • +7425/-4486
Re: Invasão da Ucrânia
« Responder #283 em: Outubro 10, 2022, 02:24:40 pm »
 

*

Icterio

  • Especialista
  • ****
  • 1131
  • Recebeu: 492 vez(es)
  • Enviou: 115 vez(es)
  • +2282/-1255
  • Mais vale ser sortudo do que ser bom
Re: Invasão da Ucrânia
« Responder #284 em: Outubro 10, 2022, 02:36:37 pm »
Os russos estão mesmo desesperados.  Nenhum dos ataques de misséis de hoje teve como objectivo alvos militares. 

Faz lembrar os ataques aéreos alemães na fase final da batalha de Inglaterra em 1940.  Enquanto a Luftwaffe ocupava os bombardeiros em alvos civis (para causar terror) a RAF sofria poucos ataques directos nos seus aeródromos e infrastrutura. Em pouco tempo a Luftwaffe foi derrotada.