Estava aqui a rever as notícias da manhã depois da entrevista do Zelensky e já se percebem alguma tendências de opinião.
A proposta de adesão à NATO acaba por ser a única forma de manter o regime actual e defender os interesses dos americanos na região.
Enquanto europeu observador, parece-me uma boa opção de compromisso e corresponde àquilo que se poderia designar por empate técnico.
Nos canais dos trolls ucranianos nota-se algum desconforto legítimo. Sejamos pragmaticos e objectivos. Entregar e ceder território ( mesmo com a fantasiosa esperança de recuperação borla via diplomática) é um mega plot twist ao nível de heresia para a maioria dos incondicionais fanáticos do Zelenskismos. Lembremos que era até ontem, algo de impensável para o próprio.
Nos canais dos trolls russos é mais do estilo "nem pensar". Querem levar o processo de "liberação" da Ucrânia até ao fim e não querem mais NATO à porta.
Eu penso que se entrar Odessa e Karkiv no acordo, talvez o Putin aceite um deal com os americanos.
Não me interessa minimamente andar aqui a debater se ganhou ou perdeu x ou y. O que interessa é que acabe a guerra e as populações dos dois lados possam ter uma vida normal.